O passo a passo completo para bebês e crianças!
À medida que aumentam as evidências de que um sono de qualidade é indispensável, a pergunta que não quer calar entre os papais e as mamães é: como mudar a rotina do sono do meu filho??
E essa dúvida não é à toa, já que enquanto as crianças de 6 a 12 anos precisam de 9 a 12 horas de sono por dia, as de 3 a 5 precisam de 10 a 13 horas e as de 1 a 2 precisam de 11 a 14 horas.
Já em se tratando dos bebês com menos de 1 ano de idade, a recomendação é ainda maior: de 16 a 20 horas, média essa que tende a diminuir gradativamente ao longo de um ano após o nascimento.
Dito isso, é de olho nos impactos da falta desse descanso no desenvolvimento físico, psicológico e comportamental que nos aprofundaremos nas melhores dicas para mudar a rotina do sono do seu filho.
Como mudar a rotina do sono do bebê
Mudar a rotina de sono de um bebê é um trabalho que demanda paciência, já que até os 3 anos é normal ele acordar no meio da noite à procura de aconchego ou alimento.
Isso posto, a boa notícia é que há muito a se fazer para mudar a rotina do sono partindo dos 6 meses de idade, a começar pelo estímulo ao descanso no anoitecer.
Nesse momento, é importante evitar o excesso de barulho e atividades muito intensas, já que o bebê precisará se acalmar para que seja possível dormir antes das 21h, horário em que ele atinge o pico do sono.
Além de dar o banho, colocar um pijama, contar uma historinha e tocar músicas relaxantes, os pais precisam ter o cuidado de garantir as sonecas se quiserem mudar a rotina do sono, sabe por quê?
Porque por mais contra intuitivo que pareça, até os 4 anos a criança tende a resistir ao descanso se estiver muito cansada, daí a importância de ela cochilar um pouco durante o dia e, de preferência, dar o último cochilo até as 16:00.
Como mudar a rotina do sono de uma criança
A partir de uma certa idade, já é possível mudar a rotina do sono do seu filho para um padrão mais fixo, ou seja, com hora de dormir e hora de acordar!
Nesse caso, vale à pena limitar a exposição aos celulares, computadores e iPads, já que a “luz azul” emitida por suas telas pode reduzir a produção de neurotransmissores responsáveis pelo sono, especialmente quando usados após o anoitecer.
A dica dos especialistas é cortar de vez essa exposição no mínimo duas horas antes de ir para a cama, horário esse que deve oscilar, de preferência, em torno das 21h.
Por outro lado, certifique-se de que a criança está se expondo à luz do sol e praticando atividades físicas pela manhã ou à tarde, já que isso não só é fundamental para a regulação dos hormônios do sono, como também evita aquela famosa inquietação durante a noite.
Com isso em mente, mudar a rotina do sono também exige uma regularidade na alimentação, com um horário para o café da manhã, outro para o almoço e outro para o jantar, sem deixar de incluir os lanches da manhã e da tarde.
Isso porque o funcionamento do aparelho digestivo tem grande influência sobre o nosso ciclo circadiano, interferindo diretamente nos momentos em que sentiremos disposição e sono!
E aí, gostou de entender como mudar a rotina do sono do seu filho?
Sem dúvidas, manter essa regularidade é uma excelente maneira de permitir que a criança se desenvolva de maneira saudável, o que envolve fatores que vão desde o crescimento físico e a resistência imunológica até o amadurecimento do intelecto e das emoções.
Então o que está esperando para pôr em prática as dicas acima e finalmente mudar a rotina do sono de seu pequeno??