É unânime: se você sonha em ser um grande violoncelista, é provável que já tenha se sentido confuso e indeciso perante tantos tipos de violoncelo (é ou não é verdade?).
Também chamado de cello, trata-se de um instrumento de quatro cordas tocado na posição vertical entre os joelhos do instrumentista, normalmente com o auxílio de um espigão (base de apoio) e um arco de cerdas.
Já o seu sucesso na orquestra não poderia ser mais justificável:
Com um apelo emocional de tirar o fôlego, o violoncelo consegue cobrir toda a extensão de vozes masculinas e boa parte das femininas, revelando uma incrível proximidade com a voz humana. Não é mesmo incrível?
Então se você está pensando em aprender ou colocar o seu filho num curso de violoncelo, é importante conhecer os melhores tipos de violoncelo de modo a optar pela melhor escolha.
Quais são os tipos de violoncelo e qual escolher?
Conhecer as melhores marcas é o primeiro passo na hora de entender os tipos de violoncelo, tendo em vista que algumas são mais acessíveis e outras um pouco mais caras.
Dito isso, a Blaver e alguns modelos da Mavis costumam ser as de menor custo e, com valores mais acima, temos a Eagle e a Rolim.
Já os instrumentos produzidos por Luthiers possuem valor bem superior, pois são produzidos à mão e apresentam maior qualidade.
A escolha do melhor tipo de violoncelo vai depender, no entanto, da relação custo/benefício: nem sempre o modelo mais caro é o mais indicado para um iniciante, e é nesse sentido que o acompanhamento do professor se torna fundamental, sabe por quê?
Porque muitas vezes o vendedor pode não ter conhecimento aprofundado sobre todos os instrumentos disponíveis na loja, podendo não fazer a indicação mais adequada para sua necessidade no momento.
Por outro lado, a marca não é o único fator que diferencia os tipos de violoncelo, já que existem os modelos acústicos e elétricos:
- Violoncelo acústico: feito de madeira e ideal para orquestras, produz um som mais grave e profundo a partir da caixa de ressonância. Compreende os tipos de violoncelo mais tradicionais.
- Violoncelo elétrico: a falta da caixa de ressonância o torna dependente do amplificador, mas ideal para estúdios e shows com outros instrumentos amplificados
Tipos de violoncelo para crianças
Ao escolher o melhor tipo de violoncelo para o seu filho, as dimensões devem ser consideradas para uma boa postura e um bom desempenho, considerando que a porção superior do corpo do violoncelo deve repousar na altura do peito do instrumentista.
Dito isso, existem 5 tamanhos, cada qual com uma indicação aproximada de faixa etária:
- 1/8 para 4 ou 5 anos
- ¼ para 5 a 7 anos
- ½ para 7 a 12 anos
- ¾ para 12 a 15 anos
- 4/4 a partir dos 15 anos.
Mas atenção: crianças de uma mesma faixa etária podem ter alturas e biotipos bem distintos, então (mais uma vez!) vale à pena contar com a indicação do tamanho ideal por um bom professor.
Mantenha o violoncelo em perfeito estado
Agora que você conhece os tipos de violoncelo, vejamos algumas orientações para fazer a manutenção do instrumento e garantir a durabilidade:
- Após o uso, limpe o violoncelo com uma flanela e guarde na caixa original (mas caso ele não seja muito resistente, adquira uma melhor: preferencialmente com tampo de plástico ABS)
- Adquira um afinador e sempre afine as cordas antes de tocar (não esqueça também de lubrificar as cerdas!)
- Mantenha o instrumento longe do calor e da umidade, pois a madeira é um material sensível e pode deformar facilmente
- Guarde um jogo “extra” de cordas para substituição após desgaste das que estão em uso.
E aí vai uma dica para quem pensa em adquirir um violoncelo de fábrica: após a compra, é provável que pequenos (mas importantes!) ajustes precisem ser feitos pelo Luthier, como lixar o cavalete e cravelhas, trocar a alma ou baixar as pestanas.
Além disso, alguns ajustes mais complexos também podem ser necessários, como lixar o tampo inferior ou superior (quando a madeira vem muito espessa), corrigir o ângulo ou altura do espelho (quando ele vem baixo demais) e/ou recolocação ou substituição da barra harmônica (quando a qualidade não é boa).
Gostou de conhecer os diferentes tipos de violoncelo?
Então não deixe de conferir o nosso blog para mais dicas sobre instrumentos e musicalização infantil!