Saber como trabalhar o desenvolvimento da cidadania na educação infantil é uma dúvida comum entre pais e professores. E é por isso que o projeto Criança, Música e Direito da Escola de Música Suzuki de São Paulo promete ser um divisor de águas na formação humana.
Afinal, muitos não sabem, mas conhecer a aplicabilidade de conceitos jurídicos básicos é um grande avanço para que exerçamos desde cedo o nosso papel como cidadãos, reconhecendo os direitos e exercendo os deveres em prol do bem comum.
Mais que isso: desenvolver um senso de responsabilidade, empatia e cuidado com o coletivo são a base para a formação de adultos comprometidos em atuar na sociedade de maneira produtiva.
Quer saber mais? Descubra a seguir o que o projeto Criança, Música e Direito tem a ensinar sobre como estimular o desenvolvimento da cidadania na infância.
O que o projeto Criança, Música e Direito nos ensina sobre o desenvolvimento da cidadania na educação infantil?
De olho na importância do desenvolvimento da cidadania na educação infantil, a Escola de Música Suzuki lança, em 2023, o projeto Criança, Música e Direito, visando a construção da cidadania através de aprendizados como:
- O que é Direito e qual a importância das leis
- A diferença entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
- Quais são os deveres e direitos inalienáveis
- Como se organizam os territórios
- A função do advogado e do Ministério Público
- Quais são os sistemas de governo
- E muito mais!
Mais que uma mera apresentação, crianças, adolescentes e pais poderão experimentar na prática os princípios e regras mais importantes na vida em sociedade, simulando a construção de um novo país do zero: desde a Constituição até a elaboração de contratos.
É isso mesmo: ao definir a organização, a escolha dos representantes, o nome do país, a moeda e o idioma oficial, os participantes vivenciarão – na prática! – a importância do Direito como conjunto de regras que regem a vida em sociedade.
Como estimular o desenvolvimento da cidadania desde a infância?
O projeto Criança, Música e Direito nos ensina que o desenvolvimento da cidadania começa, na prática, quando os pequenos compreendem a importância de definir limites, sabe por quê?
Porque não há dúvidas:
As portas da cidadania se abrem quando cada um reconhece que o seu próprio direito existe e termina onde começa o direito do outro: é essa mentalidade que permite ao indivíduo cumprir seus deveres e reivindicar seus direitos.
Isso vale principalmente no dia a dia: por exemplo, não seria a educação um elemento de grande importância em nossas vidas?
Se sim (claro que é!) além do direito à educação, a criança tem o dever de frequentar a escola, e é no entendimento dessa via de mão dupla entre direitos e deveres que a cidadania é construída.
Dito isso, as dicas a seguir te ajudarão a estimular desde cedo a preocupação com o bem comum e o autorreconhecimento da criança enquanto cidadão:
- Não tenha medo de estabelecer limites – tanto em casa quanto na escola, procure mostrar a importância das regras de convivência para o bem-estar geral da família, amigos e colegas, incentivando a criança a garantir o cumprimento dessas normas
- O diálogo é a base de tudo – seja na escola ou no relacionamento entre pais e filhos, os conflitos devem ser resolvidos através do diálogo: se a criança reivindica um desejo que não pode ser atendido, é preciso que não se dê apenas a negativa, mas também os motivos para isso (acolhendo, claro, o grau de percepção e abstração da criança!)
- Incentive a tolerância – aproveite toda oportunidade de lembrar o seu filho que, independentemente de cor, religião, sexualidade e grupo social, todos merecem ser tratados de forma digna, empática e respeitosa: esse é um cuidado fundamental na criação de seres humanos livres de preconceitos e discriminação
- Estimule a participação ativa na comunidade – doar brinquedos, evitar o desperdício de água, ajudar pessoas necessitadas e colaborar nos trabalhos domésticos são exemplos de atitudes simples, mas que farão o seu filho se sentir uma parte engajada do coletivo, desenvolvendo valores humanos fundamentais para a vida harmônica em sociedade
Agora que você já sabe como trabalhar o desenvolvimento da cidadania na educação infantil, o programa Criança, Música e Direito da Escola de Música Suzuki promete ser um verdadeiro marco no desenvolvimento de crianças, adolescentes e pais.
O evento contará também com a presença do diretor Marcos Osaki, que além de professor de violino é também bacharel, doutor e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, além professor de pós-graduação e autor do livro “Substituição Tributária na Seguridade Social: a Retenção de 11%”.
E então? O que está esperando??
Clique no link para se inscrever no projeto Criança, Música, Direito. Contamos com a sua presença!