Neste post, vamos explorar os diferentes tipos de choro do bebê, ajudando os pais a compreender as necessidades por trás de cada lágrima. Desvendaremos desde a fome até as cólicas, apresentando os 5 tipos de choro do recém-nascido. Boa leitura!
Tipos de choro do bebê: saiba diferenciar os 5 tipos
Entender os tipos de choro do bebê oferece insights sobre as necessidades da criança, permitindo não só uma parentalidade mais informada, mas também a aproximação entre pais e filhos nos primeiros meses de vida, satisfazendo as demandas do bebê e contribuindo para o seu desenvolvimento.
Dito isso, agora vamos aprender a diferenciar os 5 tipos de choro do bebê:
1. Tipos de choro do bebê – choro por fome ou sede
O choro por fome ou sede é um dos mais comuns entre os tipos de choro do bebê: nos primeiros dias, identificá-lo pode ser um desafio, uma vez que a amamentação é uma experiência nova não só para o recém-nascido, mas também para os pais de primeira viagem.
O choro prolongado com reflexos de sucção, mãos na boca e movimentos simulados são sinais de fome. Portanto, observar atentamente e manter uma rotina de alimentação a cada duas ou três horas pode ajudar a evitar esse tipo de choro.
2. Tipos de choro do bebê – choro por sono
Quando o bebê fica acordado por muito tempo, a irritabilidade aumenta, acompanhada por movimentos constantes de pernas e braços, bochechas avermelhadas e respiração acelerada.
Nos períodos de maior sonolência, o choro torna-se mais “tímido” e “consolável”. Observar sinais como bocejos, fechar de olhos e movimentos bruscos ajuda a diferenciar o choro devido ao sono.
3. Tipos de choro do bebê: choro por cólica
O choro por cólica no bebê é comum nos primeiros meses de vida, sendo forte, constante e difícil de acalmar. Geralmente, se manifesta no final da tarde ou à noite. Os bebês com cólica costumam apresentar expressões de desconforto, enrugando a testa, movendo o abdômen e agitando braços e pernas.
Quando esse for o caso, experimente realizar massagens na barriga, esticar e encolher as pernas do bebê ou segurá-lo apoiado no braço dobrado. Essas são algumas dicas para aliviar os sintomas momentaneamente, mas é válido sempre procurar ajuda profissional!
4. Choro pelo nascimento dos dentes
O período de nascimento dos dentes pode ser particularmente desconfortável para os bebês: o choro durante esse período é agudo, muitas vezes acompanhando expressões de irritação.
Nesse caso, é comum os bebês tentarem aliviar a dor colocando objetos na boca: para aliviar esse desconforto, você pode fazer uso de mordedores, massagem na gengiva ou compressas frias (identificar sinais de dentição iminente, como gengivas inchadas e vermelhas, também ajuda a distinguir esse tipo de choro).
5. Choro por necessidade de atenção
Nossos filhos expressam sua necessidade por atenção através de um choro característico, comum ao acordar ou quando o bebê se sente distante da mãe: oferecer colo, brincar com o bebê e proporcionar contato físico ajuda a acalmá-lo – este tipo de choro é facilmente consolado, transmitindo segurança e carinho.
Em suma, compreender os diferentes tipos de choro do bebê é essencial para os pais atenderem às necessidades dos seus filhos: a observação atenta dos sinais, como movimentos, expressões faciais e sons distintos, auxilia na identificação do motivo por trás do choro, permitindo uma resposta mais eficaz e acolhedora.
Você gostou desse artigo? Então não deixe de compartilhá-los com seus amigos e nas redes sociais. Até logo!