Setembro Amarelo: vamos falar sobre saúde mental na infância?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, a saúde mental é um estado de bem-estar que envolve nossa capacidade de lidar com as emoções, estresse e desafios da vida. No Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, é essencial abordar esse tema.

O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio realizada no Brasil. Ela visa conscientizar a população sobre esse grave problema e formas de evitá-lo. A iniciativa foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Durante este mês, são promovidas campanhas, palestras e atividades para divulgar a importância dos cuidados com a saúde mental e oferecer apoio a quem está passando por momentos difíceis. A cor amarela simboliza esperança e solidariedade, indicando que há ajuda disponível para quem precisa.

Como participar do Setembro Amarelo

Busque aprender mais sobre saúde mental, sinais de alerta e como apoiar alguém que está sofrendo. Nas redes sociais, compartilhe mensagens de apoio e conscientização usando a hashtag #SetembroAmarelo. Converse com amigos, familiares e colegas sobre a importância de cuidar da mente e estar atento aos outros.

A saúde mental de nossos pequenos

Nossas crianças também podem enfrentar questões de saúde mental. Elas podem ser afetadas por problemas emocionais, estresse, ansiedade, depressão e outros transtornos. Além disso, o ambiente familiar desempenha um papel importante. Se um membro da família está passando por dificuldades emocionais, isso pode impactar as crianças.

É importante estar atento aos sinais e buscar apoio profissional quando necessário. Conversar abertamente com as crianças sobre seus sentimentos e oferecer um ambiente seguro e acolhedor é fundamental para promover a saúde mental delas.

Atenção aos sinais de alerta

A saúde mental das crianças é uma responsabilidade de todos nós, e cada criança é única à sua maneira. Portanto, identificar os sinais de alerta e agir a tempo pode fazer toda a diferença na vida delas, independentemente de suas diferenças. Aqui estão alguns sinais que podem indicar problemas de saúde mental em crianças pequenas:

• Mudanças drásticas de comportamento: Se uma criança que sempre foi extrovertida e adorava brincar com os amigos de repente se isola, evitando o contato social e expressando tristeza constante, isso pode ser um sinal claro de que algo não está bem.
  • Problemas de sono: Se uma criança que costumava ser uma ótima aluna começa a relatar constantemente dores de cabeça ou estômago e se recusa a ir à escola, esses problemas de sono podem estar relacionados ao estresse ou à ansiedade que ela está enfrentando.
  • Expressão de emoções incomuns ou extremas: Quando uma criança que nunca demonstrou medo antes começa a dizer que tem medo de tudo, isso pode ser um sinal de alerta. A expressão de emoções fora do comum pode indicar que algo está perturbando a criança.
  • Declínio no desempenho escolar: Em algumas crianças, um declínio no desempenho escolar pode ser um sinal de que estão enfrentando dificuldades emocionais. Isso pode ser particularmente desafiador de identificar em crianças com ritmos de aprendizado diferentes.
  • Comentários preocupantes: Crianças, independentemente de suas diferenças, podem fazer comentários preocupantes, como desejar desaparecer, se machucar ou machucar os outros. Esses comentários devem ser levados a sério e não devem ser ignorados.

O que fazer?

Converse com a criança, abrindo um espaço seguro para que ela possa falar sobre seus sentimentos. Escute com empatia e sem julgamento. Se você está preocupado com a saúde mental de seu filho, não hesite em procurar um profissional adequado que compreenda suas necessidades únicas.

Além de buscar ajuda profissional quando necessário, alguns cuidados são fundamentais:

• Hábitos saudáveis: Alimentação adequada, sono regular e atividade física contribuem para a saúde mental.
  • Conversas abertas: Incentive crianças e adolescentes a expressarem seus sentimentos e preocupações.
  • Rede de apoio: Fortaleça os laços familiares e sociais.

Lembremos que a saúde mental é parte intrínseca de nossa jornada. Cuidar de nós mesmos e dos outros é uma atitude valiosa que pode salvar vidas. Fique ligado em nosso blog, pois logo traremos mais dicas de como fortalecer a saúde mental dos pequenos!