Se você busca uma atividade que exercite a capacidade de expressão, o intelecto e a habilidade musical do seu filho, a aula de canto para crianças pode ser exatamente o que você está procurando, sabe por quê?
Ao contrário do que diz o senso comum, o talento para o canto não precisa de um dom excepcional para se desenvolver, e verdade seja dita: todo mundo pode cantar bem, basta ter um bom acompanhamento e, é claro, perseverar.
Dito isso, chegou a hora de aprofundar essa discussão ao longo do texto e tirar todas as suas dúvidas sobre a aula de canto para crianças. Vamos nessa??!
Aula de canto para crianças e por que cantar se aprende…
Quando o assunto são as aulas de canto para crianças, é comum surgir aquela clássica dúvida: seria possível ensinar nossos filhos a cantar bem ou só as crianças naturalmente dotadas conseguem?
E para responder a essa pergunta, te convido a fechar os olhos e lembrar da sua própria infância, quando você e seus coleguinhas ainda estavam aprendendo a ler…
Provavelmente você vai se lembrar de algumas crianças que aprenderam mais facilmente, enquanto outras precisaram de mais tempo e esforço, mas acabaram ainda assim alcançando o mesmo resultado.
Bem… o mesmo vale para qualquer tipo de atividade, seja ela musical, escolar ou esportiva:
Uns naturalmente terão mais facilidade que outros, mas isso não significa que apenas os “superdotados” aprenderão a ler, jogar futebol, tocar um instrumento ou, no nosso caso, soltar a voz para cantar uma bela canção!
Quer ver um exemplo?
Dá só uma olhada no trecho dessa entrevista, onde o cantor e compositor britânico Ed Sheeran mostra uma de suas gravações do início da sua carreira e admite ter tido alguns problemas de afinação antes de se tornar um dos vocalistas mais respeitados da cultura pop:
Aqui entra, portanto, o papel da aula de canto para crianças como uma forma de desenvolver, desde cedo, habilidades que o seu filho levará para toda a vida:
- Desenvolvimento de uma boa emissão e projeção da voz
- Autoconhecimento e capacidade de explorar a própria potência vocal, alcançando notas graves e agudas, emitindo texturas e criando diferentes efeitos sonoros
- Aprimoramento da articulação, da dicção e da afinação através de exercícios vocais
- Capacidade de controlar a respiração e a saída de ar
- Aperfeiçoamento do ritmo e do timbre
- Treinamento do “ouvido musical”, de modo a aumentar as noções de melodia e ritmo
Mas se você ficou surpreso com tantas maneiras de desenvolver o talento soltar a voz, saiba que os aprendizados das aulas de canto para crianças não se limitam à arte de usar a própria voz, sabe por quê?
Porque quando o seu filho desenvolve por mérito e esforço próprio um talento tão admirável, ela constrói um senso de confiança e força de caráter essencial na hora de fazer novos amigos, vencer a timidez e, é claro, correr atrás dos seus próprios sonhos e objetivos!
Aula de canto para crianças: por que começar tão cedo?
Quanto mais cedo o seu filho começar as aulas de canto para crianças, mais sólida será a sua base técnica para evoluir mais rapidamente, não apresentando enormes dificuldades em aprender a técnica vocal.
É o caso, por exemplo, da nossa Escola de Música Suzuki de São Paulo, que há mais de três décadas aplica a metodologia do violinista Shinichi Suzuki (1898-1998), defensor da ideia de que a educação musical deve começar ainda na primeira infância.
E no que diz respeito ao canto, nossas aulas a partir dos 3 anos de idade são importantíssimas na hora de prevenir a formação dos hábitos pouco funcionais e treinar o aparelho fonador ainda em desenvolvimento.
Além da formação de uma estrutura e memória muscular compatíveis com o canto, a construção das noções de ritmo, melodia e coordenação também é muito importante nessa fase da vida, na medida em que facilita toda a jornada de aprendizado ao longo da vida.
Nesse artigo, explicamos os objetivos de uma aula de canto para crianças e como essa pode ser uma super oportunidade para o desenvolvimento do seu filho, seja artisticamente ou no âmbito da própria personalidade e valores.
Gostou desse artigo? Então não deixe de compartilhar com sua família e amigos. Um abraço e até logo!!