Para nós que somos pais, saber como identificar a ansiedade infantil é mais que fundamental, sabe por quê?
Porque por mais que medos, apreensões e angústias sejam comuns na infância, um possível quadro patológico pode afetar seriamente a qualidade de vida dos pequenos.
E a importância desse tema é tanta que preparamos este guia para você aprender como identificar a ansiedade infantil e de que forma a música pode ajudar na superação da problemática.
Siga em frente e boa leitura!
O que é e como identificar a ansiedade infantil?
Quando o objetivo é entender como identificar a ansiedade infantil, alguns dos sinais abaixo podem ser apresentar com mais ou menos intensidade dependendo do caso:
- Mudanças no padrão alimentar, seja por inapetência ou fome excessiva
- Choro sem motivo aparente ou explicação
- Sintomas de irritabilidade infantil, imprevisibilidade e/ou impulsividade
- Medo em excesso
- Desmotivação e queda no rendimento escolar
- Retraimento social e dificuldade de interagir com outras crianças
- Interrupção do sono
- Excesso de apego a um adulto em particular, podendo ser até mesmo um dos pais
- Frequente dor abdominal, dor de cabeça, tontura e/ou coração disparado
Dito isso, se você vem percebendo alguns dos sinais acima com certa constância, a indicação é sempre procurar um médico que te ajude a avaliar a melhor intervenção.
Em geral, a psicoterapia e os medicamentos são o combo recomendado para aliviar os sintomas e prevenir um possível transtorno depressivo, de modo a evitar futuras complicações.
Qual deve ser a postura dos pais diante da ansiedade infantil?
Agora que você já sabe como identificar a ansiedade infantil, o segundo passo é procurar ajuda profissional e, é claro, ajudar a criança na superação da ansiedade no dia a dia!
Isso inclui, por exemplo:
- Estar aberto ao diálogo, de modo que o pequeno consiga não só expressar seus sentimentos, mas também se sentir abraçado, acolhido e seguro.
- Ajudar a criança a identificar padrões de pensamento direta ou indiretamente ligados à ansiedade, permitindo que ela saiba quais abstrações não devem ser alimentadas.
- Caso o seu filho se preocupe demais com o futuro, uma dica é propor brincadeiras e atividades que o tragam de volta para o momento presente.
Aliás, se você tem vontade de fazer algo do tipo e precisa de inspiração, confira o artigo Atividades para aproximar pais e filhos: 25 ideias que são diversão garantida!!
- O exercício físico semanal também é considerado indispensável para a saúde psicológica e a prevenção da ansiedade.
Isso porque um dos seus efeitos é justamente a liberação de adrenalina e hormônios do bem-estar, e não é à toa que a prática de atividade física é tão indicada!
- Sempre que possível, aproveite para trazer os pequenos a um parque, praia, reserva natural ou qualquer outro espaço para brincar ao ar livre.
Isso porque essa é uma maneira comprovada de acalmar os ânimos e controlar a ansiedade, sem falar que vocês terão todo o espaço para se divertirem à beça!
Ansiedade infantil: qual a importância da música?
Além de ser um hobby admirável, aprender a cantar ou tocar um instrumento também é uma prática muito indicada quando o intuito é auxiliar no controle da ansiedade infantil.
Afinal, se por um lado a música pode tocar as emoções e acalmar o coração, estudos já apontam para a diminuição dos níveis de cortisol quando se pratica e estuda música clássica.
E como se não bastasse a liberação de hormônios que estimulam a sensação de bem-estar, desenvolver a inteligência musical ajuda a ativar as áreas cerebrais responsáveis pela atenção plena.
Graças a essas áreas, crianças que estudam música costumam ter facilidade em trazer a consciência para o aqui e o agora, prática considerada fundamental ao lidar com pensamentos ansiosos.