O Método Suzuki é mundialmente conhecido por seu foco no desenvolvimento do talento musical por meio da imersão, repetição e prática em um ambiente positivo e amoroso. Embora o método seja mais associado ao aprendizado da performance instrumental, a composição musical também desempenha um papel importante dentro dessa filosofia, principalmente à medida que os alunos avançam em seu estudo.
Aqui está como a composição se integra ao Método Suzuki e como ela contribui para o desenvolvimento completo do aluno.
1. O Ouvido como Base para a Composição
No Método Suzuki, o aprendizado musical começa pela escuta. Antes de ler partituras, as crianças são incentivadas a ouvir música repetidamente e a reproduzir o que ouvem. Essa prática desenvolve a audição musical de forma profunda, permitindo que os alunos identifiquem nuances de melodias, harmonias e ritmos.
Essa habilidade auditiva se torna fundamental na composição, pois os alunos aprendem a “ouvir” internamente suas próprias ideias musicais e a transformá-las em composições. O fato de começarem tocando de ouvido também dá a eles a confiança para experimentar sons e ideias musicais de forma intuitiva.
2. A Composição como Ferramenta Criativa
À medida que os alunos avançam no Método Suzuki, a composição começa a ser introduzida como uma extensão natural do aprendizado musical. A abordagem do método visa desenvolver não apenas a habilidade técnica, mas também a criatividade. Assim, os professores incentivam os alunos a criar suas próprias melodias ou variações de músicas que já aprenderam.
Essa prática permite que as crianças expressem suas emoções e ideias através da música, promovendo o pensamento criativo e o entendimento mais profundo da estrutura musical.
3. Composição em Conjunto com a Performance
No Método Suzuki, a composição não é vista como algo separado da performance, mas como uma continuação do processo de aprendizado. Muitos professores Suzuki incentivam os alunos a compor pequenas peças e, depois, executá-las para os colegas e familiares. Isso não só fortalece o entendimento teórico da música, como também cria uma conexão mais profunda com o instrumento e o ato de criar.
Os alunos que desenvolvem interesse pela composição podem continuar explorando essa área ao lado de seu estudo de performance, tornando-se músicos mais completos.
4. O Papel dos Pais na Composição
Assim como em outras etapas do aprendizado Suzuki, os pais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da composição. Eles são incentivados a apoiar a criatividade de seus filhos, elogiando suas criações e promovendo um ambiente seguro para a experimentação musical. Ao tocar com seus filhos ou simplesmente ouvir suas composições, os pais ajudam a reforçar o processo criativo e a confiança dos pequenos compositores.
5. Benefícios da Composição no Método Suzuki
Desenvolvimento da Criatividade: A composição permite que as crianças explorem novas ideias musicais e criem algo único, o que estimula sua capacidade criativa.
Entendimento Profundo da Música: Ao compor, os alunos precisam entender a estrutura musical, como melodias, harmonias e ritmos funcionam, o que aprofunda seu conhecimento teórico.
Expressão Pessoal: A composição oferece às crianças uma maneira de expressar suas emoções e pensamentos de forma artística, ajudando no desenvolvimento emocional.
Confiança e Autonomia: Criar e tocar sua própria música promove um senso de realização e autonomia, fortalecendo a autoconfiança.
Conclusão
No Método Suzuki, a composição musical é uma extensão natural do aprendizado instrumental. Embora o foco inicial seja na reprodução musical por meio da escuta e da prática, a composição aparece como uma forma de os alunos desenvolverem sua criatividade e expressarem suas emoções através da música. Encorajada em um ambiente positivo e de apoio, a composição ajuda a formar músicos completos, que não apenas executam peças, mas também criam suas próprias obras.
A composição no Método Suzuki, portanto, não é apenas uma habilidade adicional, mas uma parte essencial do desenvolvimento musical e pessoal das crianças.