Você já observou pessoas que não têm familiaridade, por exemplo, com uma bola? Alguém que tenta arremessar uma bola e pode-se perceber que não tem nenhuma intimidade com a bola? Na realidade, não sabe nem mesmo que músculos e articulações acionar?
Todos os seres humanos são formados biologicamente por alguns sistemas. O sistema respiratório, digestivo, nervoso… E também o músculo-esquelético!
Desde a Antiguidade, o homem aprendeu a caçar e nosso corpo está adaptado para essa habilidade. Fomos feitos para andar, correr, agarrar.
Por isso, é muito comum os pediatras recomendarem atividades físicas para as crianças, sugerindo desde natação até futebol, o que inclui esportes individuais ou coletivos.
Um instrumento musical também traz ao ser um humano um desenvolvimento músculo-esquelético incrível.
Você sabia, por exemplo, que para tocar violino, a flexibilidade dos joelhos é fundamental? Se os joelhos ficarem tensos, o som sai tenso, mas se estiverem relaxados, o som sai mais bonito e maior?
Você sabia que um pianista não pode se preocupar apenas com seus dedos, mas com a mão, com o braço, com a escápula, com os quadris, pés, cabeça… enfirm, com a utilização de seu corpo por inteiro?
Você sabia que as notas musicais possuem muitas variações de tempo e que o sistema músculo-esquelético precisa estar pronto para responder, desde a coordenação motora grossa até a mais fina?
Imagine agora uma orquestra inteirinha tocando perfeitamente entrosada. É uma magia de coordenação músculo-esquelética com concentração e atenção coletiva sem tamanho. Não pode haver atrasos nem mesmo de décimos de segundos: as entradas precisam ser precisamente no mesmo tempo. Pois é, o sistema músculo-esquelético precisa estar completamente “online”, em prontidão, coordenados pelo incrível cérebro.
Essas ideias você pode encontrar no e-Book Música e Esportes: o que é melhor para meu filho? E para mim?
Como você estimula o desenvolvimento do sistema músculo-esquelético de seu filho ou filha? E em você? Compartilhe aqui!
Você já tem o e-Book? Baixe agora clicando aqui.
Abraços!
Marcos