Blog

Onde aprender a tocar piano? O guia completo para escolher o melhor modelo (para adultos e crianças!)

Onde aprender a tocar piano? Quais as melhores opções para adultos e crianças? Como optar pelo melhor custo-benefício?

Se você deseja praticar, no conforto da sua casa, o instrumento popularizado por nomes como Franz Liszt, Beethoven e Schubert, é provável que essas dúvidas já tenham passado pela sua cabeça, não é verdade?

E nada mais justificável, já que se trata de um dos investimentos mais significativos para quem sonha em atingir a excelência musical ou, é claro, transformar o seu filho num pianista de primeiríssima qualidade!

Então se você deseja descobrir quais as melhores marcas, tipos, modelos e onde aprender a tocar piano, acompanhe nosso guia completo para acertar na sua compra sem passar por arrependimentos. Pronto para continuar a leitura??

Onde aprender a tocar piano, de fato?

Num dos nossos posts mais recentes, abordamos os melhores tipos de violão para iniciantes. Mas e quanto aos futuros pianistas? Onde aprender a tocar piano de modo a conseguir bons resultados? Qual a melhor escolha para quem sonha em arrasar nos palcos e impressionar plateias?

Começaremos então pelas marcas mais renomadas, entre as quais se destacam a Steinway & Sons (EUA), Yamaha (Japão), Fazioli (Itália), Julius Blüthner e Bosendorfer (Alemanha), além das brasileiras Fritz Dobbert, Zimmermann, Schwartzmann e Essenfelder.

Já no que se refere às variações e estilos disponíveis, as opções variam entre:

  • Piano acústico – ocupando o topo da lista de modelos onde aprender a tocar piano, o pioneiro e mais tradicional é conhecido por produzir o som a partir do momento em que, acionadas pelas teclas, as cordas são percutidas por pequenos martelos.

Então lembre-se dessa informação na próxima vez que ouvir falar sobre a capacidade de evocar emoções com o piano acústico, sabe por quê?

Porque esse efeito se deve à variedade de tons obtidos a depender do toque, capazes de criar uma dinâmica sonora que acompanha o sentimentalismo da obra. Incrível, não acha??

E se só essa informação já nos surpreende, imagina que fantástico não deve ser testemunhar toda essa sensibilidade e imponência no esplendor de uma sinfonia ou espetáculo?

Isso, sem dúvidas, é o que justifica a respeitabilidade desse instrumento para uso profissional em grandes apresentações, sendo o mais sofisticado, caro e duradouro!

  • Piano digital – conhecida pela sua portabilidade, leveza e facilidade no manuseio, a segunda opção de onde aprender a tocar piano emite os sons a partir não das cordas percutidas, mas dos geradores de tom acionados pelas teclas.

E apesar de reduzir o sentimentalismo típico modelo acústico, a característica mais “sintética” de sua sonoridade, resultante das gravações que simulam os sons originais, está longe de anular os diversos benefícios do piano digital:

  • Mecanismos de regulação do volume sonoro
  • Conexão com amplificadores e fones de ouvido
  • Capacidade de utilização em estúdios
  • Preços mais acessíveis se comparado ao piano tradicional
  • Não exige grandes conhecimentos em afinação

Resumindo: para quem busca uma opção para uso amador em eventos de menor escala, o piano digital conta com diversas aptidões que reforçam o custo-benefício e prometem um instrumento de fácil manuseio!

  • Teclado – ao invés das 88 teclas dos modelos acústico e digital, possui em média 64 teclas cuja característica mais “leve” acabam se diferenciando da sonoridade tradicional (não sendo, assim, a escolha mais indicada para quem busca aprender, especificamente, o piano).

Além disso, é interessante notar que até mesmo as variações mais simples do teclado esbanjam recursos como o acompanhamento rítmico e variações de timbre que simulam instrumentos diversos.

Onde aprender a tocar piano (para crianças!)

Passado algum tempo de prática, um piano em casa é uma ótima opção para complementar as aulas de música infantil, mas é preciso tomar cuidado para não escolher modelos infantis que mais se assemelham a brinquedos que, propriamente, a instrumentos musicais.

Além disso, tenha em mente a importância de pedir ajuda ao professor durante a escolha, visto que a sua experiência no trabalho com crianças e o conhecimento da própria metodologia de ensino podem fazer toda a diferença!

Chegamos ao final do post e esperamos que agora você saiba onde aprender a tocar piano e como atingir a expertise musical seja na infância, seja na idade adulta. Siga a escola Suzuki no Instagram para mais dicas!

Ative seu desconto! Preencha abaixo para entrar em contato e receber seu desconto da Black Friday!

    Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

      Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

        Ir para o WhasApp
        Escola de Música Suzuki
        Ficamos felizes que esteja aqui!
        Como podemos ajudar?