Professores
“Se um músico deseja ser um bom artista, precisa torna-se, primeiro, uma pessoa melhor” – Shinichi Suzuki
Cada um de nós
Carol Scheffelmeier
Piano
Carol Scheffelmeier
Piano
Natural de São Paulo, Carolina Scheffelmeier é professora de piano, cursa Bacharelado em Piano Erudito na USP-Universidade de São Paulo, onde também é pianista colaboradora da classe de violino de Eliane Tokeshi.
Iniciou seus estudos musicais em 2006 na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP, onde concluiu, em 2017, o 3º ciclo de Piano erudito sob orientação de Horácio Gouveia, com quem prossegue seus estudos de piano atualmente.
Possui intensa atividade artística, de recitalista à pianista colaboradora, participando como bolsista do VI Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba (2019), Festival de Música de Santa Catarina FEMUSC (2020), Festival de Inverno de Campos de Jordão (2021), Festival de Verão de Campos de Jordão (2022), I Festival de Piano da Escola Saramenha de Artes e Ofícios de Ouro Preto (2022), e como musicista convidada da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Banda Jovem do Estado de São Paulo e do Percorso Ensemble.
Cristiana Rodrigues
Canto e Musicalização
Cristiana Rodrigues
Canto e Musicalização
Cristiana Rodrigues é professora de canto, pelo método Suzuki Voice. Graduou-se em canto e arte lírica pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Cantou no Coral Jovem do Estado de São Paulo por quatro anos, com os maestros Nibaldo Araneda e Naomi Munakata, participou de festivais de música e recitais.
Realiza também formação na Escola do Desvendar da Voz , pela “Raphael School of Singing and Singing Therapy” , curso reconhecido pelo “Goetheanum” na Suíça.
Acredita que o método Suzuki é maravilhoso para a música, pois através da música laços como amor e amizade podem se desenvolver trazendo muitos bons frutos! E principalmente: “Toda criança é capaz!”.
Dário Oliveira
Violino
Dário Oliveira
Violino
Dario Oliveira iniciou seus estudos de violino aos 11 anos, no ano seguinte ingressou no projeto de música da Universidade Federal da Paraíba.
Aos 18 anos ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo onde teve orientação dos professores Alexey Chashnikov e Márcia Fukuda. Em 2011 graduou-se em violino na Escola de Música do Estado de São Paulo, orientado pelos violinistas Yury Rakevich e Ênio Antunes.
Dário é integrante da Orquestra de Câmara da USP, Orquestra da Catedral da Sé e Quarteto Cromos.Realizou master classes com grandes violinistas como: Emmanuele Baldini Carmelo de Los Santos, Peter Zazovisky, Cláudio Cruz, Linus Roth, Lindom Taylor, Betina Stegmann e Elisa Fukuda.
Dário é formado em violino pela Universidade de São Paulo e durante a graduação, pesquisou metodologias de ensino de música para crianças e realizou cursos de estratégias de ensino ‘Paul Roland’ e Metodologia Suzuki.
Realizou as capacitações Suzuki com Shinobu Saito, Edward Kreitman e Eduardo Ludueña.Dário é professor de violino da Escola de Música Suzuki de São Paulo e Escola Waldorf - Micael.
Ester Yoshimoto
Piano
Ester Yoshimoto
Piano
Ester Yoshimoto aprendeu a tocar piano ainda criança e graças a participação dos pais, criou um grande amor pelo instrumento.
Com 16 anos decidiu se tornar professora, pra que mais pessoas pudessem ter a alegria de tocar!
É professora da Escola de Música Suzuki de São Paulo desde 2019.
Ester é graduanda em música com habilitação em piano pela Universidade de São Paulo (USP), onde também é monitora da classe de piano da Luciana Sayure.
Ester vê a música como uma linda forma de falar direto ao coração, apontando para a beleza por trás deste mundo e desenvolvendo um coração nobre e bons valores, que são importantes para toda a vida.
Gabriel Honorato
Violino
Gabriel Honorato
Violino
Gabriel Honorato é professor Suzuki na Escola de Música Suzuki desde 2015. Graduou-se em violino pela Faculdade Cantareira sob a orientação da professora Betina Stegmann, logo após iniciou aulas particulares ministradas pela professora Elisa Fukuda.
Participou de diversos festivais de música, entre eles: 30º Festival de Música de Londrina; 12º e 13º Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas; II e V Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba e do II Festival Internacional de São Carlos.
Fez parte da Orquestra Infanto Juvenil da Escola Municipal de Música de São Paulo; Orquestra Filarmônica de Caieiras; Orquestra Jovem Tom Jobim; Camerata SoArte; Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos; Orquestra Jovem da Escola Municipal de Música; e Orquestra de Música de Câmara da USP (OCAM).
Para Gabriel, a música é uma arte que educa, disciplina e transforma o ser humano.
Glaucia Marques
Violoncelo
Glaucia Marques
Violoncelo
Gláucia Marques é professora de violoncelo e iniciou seus estudos em 2010. Em Ribeirão Preto, participou da orquestra avançada e Ensemble de Violoncelos da Academia Livre de Música e Artes, onde foi aluna de Ladson Bruno Mendes (2014 - 2015).
Bacharel em Violoncelo pela Universidade de São Paulo (USP), Campus de Ribeirão Preto, sob orientação de André Luís Giovanini Micheletti.
Além de integrante desde a fundação do Fratres Cello Ensemble, participou como músico convidado na Orquestra Filarmônica de São José do Rio Preto, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e orquestras dos festivais que participou.
Educadora licenciada na Metodologia Suzuki, com o curso de Filosofia Suzuki em abril de 2019, com a Prof. Renata Pereira, e cursos de livros 1 e 2 de Violoncelo, em janeiro de 2020, e Livro 3 e Estratégias de Ensino, em julho de 2021, com a Prof. Patricia Pasmanter. É professora na Escola de Música Suzuki de São Paulo desde junho de 2021.
Henrique Diaz
Piano
Henrique Diaz
Piano
Henrique Diaz é formado em piano erudito pela Escola Municipal de Música de São Paulo, onde estudou com a pianista Scheilla Glaser,
Henrique é bacharel em composição musical pela Universidade de São Paulo (USP), onde estudou com Ronaldo Miranda e Silvio Ferraz, foi bolsista no Instituto Fukuda, onde teve aulas com o pianista Lucas Gonçalves.
Atualmente faz bacharel em piano erudito, também pela USP, sob orientação da pianista Luciana Sayure.
Professor Suzuki desde 2021, acredita que a música pode fazer parte da vida de todos e que além e através dela, podemos ser seres melhores.
Isabella de Carvalho
Piano e Musicalização
Isabella de Carvalho
Piano e Musicalização
Isabella é professora de piano, órgão e teclado, e leciona para crianças e adultos.
Ela acredita que nunca é tarde ou cedo demais para dar os primeiros passos e desfrutar do maravilhoso universo musical.
Isabella participou de importantes eventos voltados para o aperfeiçoamento em instrumentos de teclado, e concluiu cursos na área de pedagogia e de técnica e performance pianística e organística, em instituições como UNIRIO, UFSJ e USP.
Tem formação em Órgão de Tubos pela Universidade de São Paulo e em Piano pela Escola Municipal de Música de São Paulo. Também estudou piano popular, música improvisada e canto.
Leandro Motta
Piano
Luciane Monteiro
Violino
Luciane Monteiro
Violino
Luciane Monteiro é formada em violino e viola no Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos de Tatuí-SP, tem bacharelado e licenciatura pela Faculdade Mozarte um de São Paulo, Pós-Graduação em Educação Musical pela Faculdade Claretiano e atualmente cursa Pedagogia.
Membro da Associação Suzuki das Américas, possui diversos cursos de ensino de violino e viola, assim como de Musicalização Infantil.
Musicista da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos e convidada da Orquestra Sinfônica de Santo André e da Fundação das Artes de São Caetano, tocou na Ocam-USP- SP, Orquestra Sinfônica de Botucatu e Orquestra Sinfônica de Tatuí-SP ao qual foi convidada para um intercâmbio de Orquestras Jovens em Watwill na Suíça.
Para Luciane a música é algo maravilhoso e acessível para todas as idades.
Marcos Osaki
Diretor, Violino e Musicalização
Marcos Osaki
Diretor, Violino e Musicalização
Marcos Osaki é professor de violino e diretor da Escola de Música Suzuki de São Paulo desde 1987.
Possui capacitação nos volumes 1 a 10 do Método Suzuki conferida pela Suzuki Association of the Americas – SAA com os professores Shinobu Saito, Edward Kreitman e Eduardo Ludueña desde 2003.
É aluno de Eliane Tokeshi, no bacharelado em violino da USP, onde ingressou em janeiro de 2020.
Graduou-se, em 1989, no Conservatório Paulistano e foi aluno de Takeshi Nishi, Cecília Guida e Alberto Jaffé. Foi membro da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e Orquestra Filarmônica Jovem de São Paulo entre 1987 e 1989.
Silvio Alaúne
Violão
Silvio Alaúne
Violão
Silvio Alaune é professor de violão na Escola de Música Suzuki de São Paulo desde 2015.
Descobriu o Método Suzuki quando sua filha desejou tocar violino antes dos cinco anos.
De pai Suzuki tornou-se professor Suzuki quando a Teacher-Trainer Mary Lou Roberts (USA) veio ao Brasil formar professores. Mas foi em 1974 que começou a estudar violão clássico e mais tarde guitarra, chegando a fundar uma banda de Punk Rock no final de 1981.
Hoje, dedica-se exclusivamente ao ensino do violão “tocado com a ponta dos dedos” e utiliza esse lindo instrumento como uma poderosa ferramenta para extrair habilidades incrivelmente valiosas dos seus alunos.
Thiago Nascimento
Flauta Doce
Thiago Nascimento
Flauta Doce
Thiago Nascimento é professor de Flauta Doce. É membro da SAA (Suzuki Association of the Americas) e da AMSBrasil (Associação Musical Suzuki do Brasil).
Trabalha com Educação Musical Multidimensional desde 2009, dando aulas para crianças, adolescentes e treinando Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio para Trabalhar com Música na Sala de Aula.
Em 2019 fundou a Complexus Educação Musical, instituição de Ensino que atua contribuindo com a formação e capacitação docente de Arte-Educadores na perspectiva da Complexidade e Educação Popular.
Marina Moura
Canto
Marina Moura
Canto
MARINA MOURA é formada em canto lírico pelo Conservatório Musical Beethoven, estuda música desde os nove anos de idade, no qual iniciou a iniciação musical pelo Laboratório de Musicalização (LEM) na ECA-USP, ministrado por Pedro Paulo Salles. Sua carreira é dividida entre o ensino de música e a prática. Seus trabalhos musicais se dividem entre o erudito e o popular, foi coralista e também solista no Coral da USP do Grupo Todo Canto, sob Regência da Paula Christina Monteiro. Na música popular, além de seu trabalho solo, fez parceria com a violonista Dione Soares.
Compositora e cantora do duo MarDi Brasilis junto a Violonista Dione Soares.
Anna íris
Violino e Musicalização
Anna íris
Violino e Musicalização
Anna Íris é professora de violino e musicalização para gestantes e bebês. Está cursando Licenciatura em música pela ECA-USP e cursou Violino na Escola Municipal de Música de São Paulo sob a orientação de Marcia Fukuda e atualmente estuda Violino na USP sob a orientação de Eliane Tokeshi.
Foi violinista nas orquestras jovens de Poá, Mogi das Cruzes, Guarulhos, atuou nas orquestras filarmônicas de Paraisópolis e Santo Amaro (OFISA) sendo solista em um dos concertos da temporada da orquestra em 2015. Tocou na Orquestra Acadêmica do Mozarteum Brasileiro dentre outros grupos na grande São Paulo.
Cursou a formação SECE I (Suzuki Early Childhood Education) em 2023.