Saber como fazer o filho dormir no quarto pode ser um desafio e tanto: o bebê chega e passa a dormir num berço estrategicamente posicionado no quarto do casal, onde os pais poderão cuidar do pequeno nas primeiras semanas de vida.
… mais tarde, a criança é incentivada a dormir no próprio quarto, mas não é raro ela insistir em migrar para a cama dos pais no meio da noite, dificultando essa transição e deixando dúvidas quanto ao que pode ser feito nesse caso.
Dito isso, abordaremos nesse post como fazer o filho dormir no quarto e quais erros precisamos evitar para que as noites de sono do pequeno não dependam da presença de um adulto.
Como fazer o filho dormir no quarto e por que isso é importante?
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, não faltam motivos para aprender como fazer o filho dormir no quarto, já que (pasme!) além de prejudicar a intimidade do casal, a cama compartilhada também aumenta o risco de sufocamento acidental.
Isso sem falar no senso de independência que a criança desenvolve ao dormir sozinha, prevenindo episódios desagradáveis ao ser convidada para dormir na casa de coleguinhas ou de parentes!
5 erros que impedem o seu filho de dormir no quarto
Muitos não sabem, mas algumas atitudes corriqueiras dos pais acabam por dificultar a transição de quartos, tornando essa adaptação mais dolorosa tanto para os pequenos, quanto para eles mesmos.
Veja a seguir os 5 ERROS mais comuns:
- Não seguir uma rotina e não ter consistência
Os simples ato de colocar o pijama, escovar os dentes ou fazer umaleitura infantil, se cumprido diariamente, ajuda a diminuir a agitação e prepara o pequeno para a hora do sono, induzindo-o a dormir no próprio quarto.
Também é importante haver consistência por parte dos pais: caso a criança apareça na cama do casal no meio da noite, deve ser redirecionada para sua cama de forma cuidadosa, mas sem muita interação.
- Não tomar cuidado com as lâmpadas e telas
A qualidade e a rotina do sono são diretamente afetadas pela exposição às telas de TV, celulares e tablets, que devem ser removidos do quarto ao menos uma hora antes de dormir, visando favorecer o descanso.
Lâmpadas muito fortes também atrapalham o sono, mas caso a criança tenha medo de dormir no escuro, a dica é acender apenas uma luminária com luz suave (luzes amarelas são mais recomendadas, pois estimulam a produção do hormônio do sono).
- Não incentivar a atividade física durante o dia
A regulação do sono é um benefício da prática de exercícios e a sua ausência, mesmo na infância, é responsável pela insônia e pela inquietação noturna.
Além de equilibrar a fisiologia hormonal responsável pelo sono, fazer atividade física também aumenta o desempenho escolar e a socialização infantil, contribuindo para uma infância mais feliz e um desenvolvimento saudável.
- Não estimular a superação dos medos O medo infantil não só é comum, como também marca presença sobretudo antes de dormir!
Sendo assim, é importante que os pais ajudem a criança na superação dos próprios medos, seja fechando as cortinas, fazendo uma vistoria embaixo da cama ou deixando um bichinho de pelúcia para que ela se sinta mais segura.
- Esperar que a criança adormeça para sair de cena
É importante que os pais saiam do quarto não depois, mas antes de a criança pegar no sono: isso evitará, com o tempo, que ela só adormeça com alguém ao lado.
Dentro da rotina, você pode – por exemplo – contar uma história e dar boa noite antes de se retirar (evite deitar-se ao lado da criança, pois isso aumentará o sofrimento depois que você sair).
Feito isso, é possível que a criança chame e peça que você volte: caso isso aconteça, espere em torno de 10 minutos para ver se ela adormeceu e vá aumentando esse intervalo, até que não seja mais necessário voltar.
E então, já sabe como fazer o filho dormir no quarto? Então conta pra gente: quais das dicas acima você pretende colocar em prática? Alguma vez você se identificou com um dos erros acima?
Se gostou desse post, compartilhe e fique ligado nas nossas próximas publicações para mais novidades. Até logo!