Blog

Uso de telas na infância: onde está o perigo e como evitar complicações?

Sabemos que o uso de telas na infância é uma realidade nos dias de hoje, mas como saber que o seu filho está ultrapassando os limites?

É sobre isso que falaremos a seguir, tendo em vista a importância de aproveitar as tecnologias sem colocar a saúde e a segurança dos pequenos em risco.

Ao final dessa leitura, vamos te deixar por dentro de algumas regras que você pode adotar em casa para prevenir os riscos do excesso de uso de telas na infância.

Vamos nessa?!

Uso de telas na infância: como saber se o meu filho está ultrapassando os limites?

O uso de telas na infância é uma realidade incontestável: de acordo com o Panorama Móbile Time/Opinion Box de 2019, 85% das crianças de 4 a 6 anos possuem acesso a um smartphone próprio ou emprestado pelos pais.

Ainda segundo essa pesquisa, 59% dos pais acreditam que os seus filhos passam tempo demais no celular.

E quando o intuito é identificar o excesso de exposição às telas, alguns sinais podem te ajudar a saber se o seu filho está viciado em eletrônicos:

  • Desmotivação ao sair do celular – um dos mais importantes sinais do excesso de uso de telas na infância, ocorre quando a produção de dopamina é condicionada ao uso desses aparelhos.

Já as consequências disso incluem sintomas de ansiedade, tédio, irritabilidade e falta de foco, prejudicando o interesse na escola, na leitura e até mesmo em atividades coletivas.

  • “Só mais um pouquinho…” – ouvir essa frase com frequência pode sinalizar que seu filho sente dificuldade em se desligar da descarga de satisfação promovida pelos eletrônicos.
  • Afastamento das amizades: observe se os momentos na companhia dos amigos têm sido escassos, pois a criança tende a se isolar e ficar menos sociável quando apresenta o vício.
  • “Olhadinhas” além da conta: o hábito de sempre espiar o celular também é sintoma de dependência tecnológica, principalmente quando a necessidade surge logo antes de dormir ou ao acordar.
  • Usar o telefone escondido: é muito comum os pais flagrarem a criança usando o celular escondido ou mentindo sobre o tempo de uso, principalmente em casos mais avançados.

Meu filho está viciado em tecnologia, e agora?

No que diz respeito ao excesso do uso de telas na infância, um dos passos mais importantes é definir de que horas até que horas a criança poderá usar seus aparelhos.

Além disso, o livro Stop Staring at Screens da britânica Tanya Goodin também traz algumas dicas poderosíssimas na hora de curar a dependência tecnológica em crianças:

  • Antes de esperar a colaboração dos pequenos, é importante que os pais limitem o seu próprio tempo de uso, uma vez que nada surtirá efeito se você não der o exemplo.
  • Informar é outro passo fundamental: explique à criança por que o vício em tecnologia pode ser perigoso e como algumas funcionalidades podem induzir a esse estado.

Se a criança está ciente do motivo para as regras de uso, a tendência é que ela esteja mais disposta a colaborar visando o seu próprio bem.

  • Além do “tempo de tela”, é possível restringir o uso do celular a cômodos específicos da casa (deixando de fora por exemplo a cozinha, o banheiro e o quarto da criança).

Você também pode adotar a restrição por faixas de tempo: não permitir o uso após o jantar, antes do café da manhã ou antes de terminar o dever de casa são algumas recomendações.

  • Por fim, um erro comum é focar demais na restrição e deixar de expor a criança a momentos que tornem a vida animada sem precisar de eletrônicos.

A dica é passar um tempo de qualidade na companhia dos filhos, aproveitando para praticar uma atividade, fazer um passeio ou brincar ao ar livre.

Para encontrar ideias do que fazer para se divertir com a criança na praça, na praia ou no parquinho, não deixe de conferir: 13 brincadeiras para fazer ao ar livre (seu filho vai amar a última!!)

Além disso, estimular que a criança pratique um hobby é uma maneira de dar objetivo, prazer e leveza ao cotidiano, seja frequentando aulas de canto ou praticando algum esporte.

Esperamos que agora você esteja por dentro dos riscos envolvidos no uso de telas e, é claro, dos limites a serem estabelecidos pelo bem dos nossos pequenos. Leia também: Como estabelecer limites para a criança (e por que você deveria fazer isso)

Ative seu desconto! Preencha abaixo para entrar em contato e receber seu desconto da Black Friday!

    Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

      Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

        Ir para o WhasApp
        Escola de Música Suzuki
        Ficamos felizes que esteja aqui!
        Como podemos ajudar?