Se você é uma mamãe de primeira viagem e deseja aprender os mais importantes cuidados na primeira gravidez, então este artigo é para você!
Afinal, o que não faltam são cuidados a serem tomados nesse período de novos desafios, descobertas e preparativos para a vida que está por vir, pois uma coisa é certa: nada melhor que garantir uma gestação saudável e tranquila para a mamãe e para o bebê.
E não é à toa que esse post abordará os cuidados na primeira gravidez que você precisa ter em mente!
Desde a escolha do profissional de saúde adequado até a nutrição, exercícios e preparação para o parto, as recomendações abaixo te ajudarão a desfrutar de todos os momentos preciosos que a gestação tem a oferecer.
Então vamos nessa?!
Top 7 cuidados na primeira gravidez
Repleta de emoções, desafios e descobertas, a gestação é uma experiência muito especial na vida dos pais de primeira viagem: a seguir, vamos descobrir quais cuidados na primeira gravidez ajudarão a garantir que essa fase seja o mais saudável e tranquila possível.
Confira as dicas:
1- Escolha um bom profissional de saúde
Um dos mais importantes cuidados na primeira gravidez é selecionar o médico obstetra que cuidará da gestação: certifique-se de escolher um profissional com quem se sinta à vontade, pois você precisará compartilhar informações íntimas sobre a sua saúde e bem-estar.
Mais que isso: durante as consultas pré-natais, o seu médico solicitará exames físicos, exames de sangue e ultrassonografias para verificar o desenvolvimento fetal: eles também podem fornecer orientações sobre os próximos passos, como a escolha de um hospital e a discussão de opções de parto.
2 – Adote uma nutrição balanceada
Durante a gestação, seu corpo requer nutrientes adicionais para sustentar o crescimento do feto e atender às necessidades maternas: por isso, um dos cuidados na primeira gravidez é consumir alimentos ricos em ácido fólico, ferro, cálcio e proteínas (vegetais de folhas verdes, feijões, carne magra, laticínios e grãos integrais são ótimas opções!).
Além de uma dieta saudável, o seu médico pode recomendar a suplementação de vitaminas e minerais, como ácido fólico, ferro e cálcio: certifique-se de seguir rigorosamente as recomendações do especialista, pois o excesso de certas vitaminas e minerais pode ser prejudicial.
3- Pratique exercícios moderados
A prática de exercícios físicos também é um dos cuidados na primeira gravidez, já que ajuda a manter um peso saudável, reduz o risco de diabetes gestacional e melhora o condicionamento cardiovascular: no entanto, é importante praticar exercícios moderados e seguros, sempre sob orientação médica.
Dito isso, atividades como caminhadas, natação, ioga pré-natal e hidroginástica costumam ser seguras e eficazes durante a gravidez. Evite exercícios de alto impacto ou que possam causar lesões. Ouça o seu corpo e pare se sentir desconforto ou dor.
4- Busque apoio emocional
A gravidez pode ser uma montanha-russa emocional, e é importante compartilhar não só as experiências boas, mas também os momentos naturais de estresse: conversar com outros pais, participar de grupos de apoio à gravidez ou recorrer a um psicólogo especializado em saúde materna pode ser muito reconfortante!
Além disso, vale ressaltar a importância de envolver o parceiro nesse processo: ele pode oferecer apoio emocional, participar das consultas médicas, ajudar nas atividades em casa e aprender como prestar suporte na hora do parto.
Já quando o assunto é gerenciar o estresse materno, os exercícios de respiração e a música na gestação podem fazer toda a diferença – além de proporcionar um momento de lazer, as aulas de musicalização infantil para gestantes podem fazer toda a diferença no talento musical ao longo da infância!
Chegamos ao final do post e esperamos que tenha compreendido os mais importantes cuidados na primeira gravidez: eles te ajudarão a criar um ambiente propício para a gestação e uma transição suave para a maternidade.
Deseja ler sobre mais assuntos como esse? Então confira o nosso blog e saiba mais!