Aprender violão é uma atividade fantástica para o desenvolvimento das crianças, mas alguma vez você já pensou em ensinar o seu filho a tocar violão de ouvido?
Pois saiba que nada é mais libertador que manejar esse instrumento sem depender de nenhum tipo de notação musical: um talento muito apreciado entre os instrumentistas do jazz, mpb, blues, rock e vários outros estilos.
E uma coisa é fato: as chances de aprender a tocar violão de ouvido são maiores quando se começa cedo, e aqui você vai aprender como ensinar essa habilidade à criança de uma maneira realmente eficaz.
Como ensinar uma criança a tocar violão de ouvido?
Atender a tocar violão de ouvido ainda na infância é excelente para desenvolver a excelência musical, mas verdade seja dita: ensinar esse talento pode ser um desafio e tanto para os pais!
Isso se dá não só por conta da pouca experiência, mas também pela facilidade da criança em se entediar no processo ou acabar dispersando, de modo que é necessário ter não só muita persistência, como também uma estratégia que funcione para essa idade.
Então fique de olho nas dicas a seguir, pois ensinaremos o que você vai precisar para que o seu pequeno tenha sucesso em tocar violão de ouvido:
1- Simplifique ao máximo o processo até a criança tocar violão de ouvido
Lembre que o importante é a criança ir evoluindo aos poucos sem perder o interesse, daí a necessidade de trabalhar com músicas mais fáceis de serem reproduzidas e que “ficam” na cabeça: se a criança já conhece algumas dessas músicas ou gosta do estilo, melhor ainda!
Além disso, vale à pena você simplificar os acordes caso alguma música seja complexa demais, optando por ensinar uma variedade de trechos mais curtos para que o aprendizado se torne mais dinâmico e instigante.
2- A importância da repetição na hora de aprender a tocar violão de ouvido
Outra vantagem dos trechos mais curtos na hora de aprender a tocar violão de ouvido é que eles permitem focar em apenas um problema por vez, sem falar que é feito um maior número de repetições em um curto intervalo de tempo.
Entretanto, o fato de as repetições serem fundamentais não significa que é fácil para a criança repetir um trecho em que ela tem dificuldade, e quem já tentou ensinar violão a uma criança provavelmente já sabe que ela tende a “escapar” dos exercícios que geram certa dificuldade.
E aí que precisa entrar em cena, senhoras e senhores, a criatividade dos pais em transformar o desafio em uma grande brincadeira: aqui vocês podem escolher o número de repetições jogando dados, bolinhas de gude e jogos de tabuleiro – o limite é a sua imaginação!
3- Ensinando uma criança a tocar violão de ouvido: por que você precisa equilibrar teoria e prática…
Em um primeiro momento, o mais importante é deixar a criança reproduzir alguns ritmos e experimentar outros, de modo que ela explore um leque cada vez maior de tempos, dinâmicas e complexidades até aprender a tocar violão de ouvido.
Mas além dessa familiarização com o instrumento, vale a pena ensinar alguns conceitos mais técnicos de acordo com a idade e os aprendizados prévios do seu filho: é o caso dos nomes das notas, escalas, modos e harmonias!
4- Por que o acompanhamento profissional é tão importante no processo de aprender a tocar violão de ouvido
Era uma vez um violinista e educador nascido em 1898 na cidade japonesa de Nagoya, que pouco depois da Segunda Guerra Mundial ficaria conhecido por criar um método até hoje replicado no mundo inteiro.
Trata-se do lendário violinista e educador Shinichi Suzuki, cuja metodologia se inspira no aprendizado da língua materna e é famosa pela rapidez com a qual as crianças desenvolvem a excelência musical e artística.
E o melhor é que tudo isso é feito unindo a criança, os especialistas credenciados e os pais em aulas que ensinam os mais diversos talentos musicais, incluindo a habilidade de tocar instrumentos de ouvido!
Nesse artigo, você conheceu as melhores dicas para ensinar a criança a tocar violão de ouvido e, é claro, levar para a vida esse talento na aquisição de novas habilidades musicais.
E para quem ainda não sente firmeza em relação ao instrumento ideal para o seu filho, não perca tempo e leia nosso artigo Como escolher um instrumento para o seu filho? 5 dicas para tomar a decisão certeira!