Como escolher um instrumento para o seu filho? 5 dicas para tomar a decisão certeira!

Se você clicou nesse artigo, boa são as chances de estar pensando em matricular o seu filho numa escola de música, mas aí vem a questão: como escolher um instrumento musical que seja adequado e agradável para os pequenos?

Afinal, uma escolha bem feita precisa considerar as inclinações do seu filho, e acredite: com a metodologia de ensino apropriada, até mesmo as crianças de 3 anos podem se interessar por um instrumento e aprender a manuseá-lo!

Então se quer saber como escolher um instrumento para a jornada do seu filho na música, esse artigo é para você…

Como escolher um instrumento musical para a criança?

Se você ainda não sabe como escolher um instrumento para o seu filho, o que não faltam são maneiras de identificar as suas inclinações antes de chegar a uma decisão:

1- Conheça as opções

Antes de adentrar em como escolher um instrumento, o primeiro passo é conhecer cada opção antes de apresentá-las as crianças:

• Piano: formado por cordas percutidas e 88 teclas, é um dos instrumentos mais versáteis e populares do Ocidente, muito reverenciado na música clássica, no jazz, no blues e até mesmo na música pop
  • Violino: originado na Itália entre o fim do século XVI e início do XVII, é normalmente acionado pela fricção do arco com suas 4 cordas (Mi, Lá, Ré, Sol), produzindo um tom mais agudo, equivalente ao tipo de voz soprano
  • Violoncelo: esse aqui também entra na família das cordas, mas se destaca ao cobrir todas as tessituras vocais masculinas mais algumas femininas.

Esse “parentesco” com a voz humana carrega uma forte emotividade e está por trás de algumas das obras solo mais icônicas do século XX

• Contrabaixo acústico: muito característico da discografia bossanovista, ele é o maior instrumento da orquestra e produz um tom mais grave, suave e estável, cheio de poder e presença
  • Violão: com o seu ancestral mais remoto datando de 2000 a.C., foi originalmente criado no século XIX pelo espanhol Antonio de Torres. É até hoje um dos instrumentos mais famosos e transita com muita facilidade entre a música clássica e popular
  • Flauta doce: com um orifício bucal e oito furos tapados com os dedos, é um instrumento de sopro medieval conhecido pela facilidade com que é tocado, produzindo um som incrivelmente melodioso e suave.

2- Introduza o seu filho à música clássica

A segunda dica para quem não sabe como escolher um instrumento musical é deixar a criança conhecer e se familiarizar com os mais diversos instrumentos: boas são as chances de ela acabar escolhendo o seu preferido dessa maneira!!

Além dos benefícios de tocar música clássica para a criança, essa é uma oportunidade de apresentar os diferentes instrumentos e trazê-los para o dia a dia, sem falar que você ainda pode ir com o seu filho assistir a uma orquestra na sua cidade.

3- Esteja aberto à experimentação

Algumas escolas de música permitem começar com uma aula experimental, e a vantagem é que isso permite avaliar o grau de interesse do seu filho conforme o instrumento.

Além disso, vale citar os programas de musicalização infantil, onde a criança não só entra em contato com váarios instrumentos, como também desenvolve o talento musical através das noções de ritmo, coordenação, raciocínio lógico e sequenciamento de sons.

Isso sem falar no acompanhamento de professores especializados durante todo o processo de musicalização, que são capazes de identificar o perfil, as inclinações e a preferência da criança por um instrumento específico, no qual ela tende a se destacar!

Gostou de descobrir como escolher um instrumento musical para o seu filho?

Sem dúvidas, é preciso que os pais estejam abertos à familiarização com o Universo musical se o objetivo é definir o instrumento que acompanhará o caminho dos pequenos rumo à excelência artística. E aí, quais das dicas acima você irá pôr em prática??