Blog

“Aprender a tocar violino é difícil”. Saiba como a metodologia Suzuki prova o contrário!

Se você sonha em sair do zero e se tornar um violinista excepcional, provavelmente já te falaram que aprender a tocar violino é difícil, mas será que isso é verdade?

É isso que vamos discutir nesse artigo, tendo em vista que todos os instrumentos apresentam complexidades que, com uma boa metodologia de estudo, estão longe de tornar o aprendizado cansativo ou enfadonho!

Ao fim da leitura, ficarão claros os motivos para você não desistir do seu sonho na próxima vez que te falarem que aprender a tocar violino é difícil. Então vamos em frente?!

Por que se diz que aprender a tocar a tocar violino é difícil?

Antes de desmistificar alguns pontos, é preciso entender de onde vem a ideia de que aprender a tocar violino é difícil, tendo em vista que muitas habilidades precisam ser conquistadas antes de sairmos arrasando no concerto, entre elas:

  • O correto posicionamento do corpo, joelho, umbigo, cabeça, braços, pulsos, queixo, dedos…
  • Um excelente domínio da coordenação motora
  • A técnica da empunhadura do arco
  • A capacidade de ouvir 
  • O domínio das escalas, reconhecimento de notas e leitura de partituras
  • Capacidade de manter a constância, a persistência e a disciplina

Como você pode ver, alguns passos precisam ser dados antes de conseguir tocar as suas primeiras músicas no violino, o que levará muito mais que apenas alguns meses.

Mas aqui é onde a mágica acontece, já que de um aprendizado enfadonho e difícil para um aprendizado sistemático de longo prazo há uma grande diferença: com uma boa orientação e muita força de vontade, qualquer um pode trilhar esse lindo e enriquecedor caminho até tocar o violino com maestria!

É preciso um dom para aprender a tocar violino?

Assim como no canto, a capacidade de tocar o coração da plateia com o violino é uma habilidade que se conquista com disciplina e estudo: nem mesmo os maiores violonistas da história nasceram tocando, o que mostra o poder de se dedicar, ter paciência e se divertir com o processo.

Além disso, a coisa fica ainda mais legal quando se tem paixão e afinidade pelo violino, e é aí que entra a importância não só do autoconhecimento, mas também de um bom professor que te ajude na escolha do melhor instrumento musical (aulas experimentais podem ser uma ótima opção se você ainda está na dúvida!).

Além disso, a boa notícia para músicos experientes ou até mesmo crianças que já passaram pela musicalização é a maior facilidade em aprender a tocar violino quando você se dispõe a ter dedicação, persistência e usar sua criatividade para desenvolver seu lado artístico, tão importante na formação de um ser humano. 

Método Suzuki para crianças: aprender a tocar violino não precisa ser difícil

“Eu vim para a conclusão definitiva de que a capacidade musical não é um talento inato, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida” – a frase do educador Shinichi Suzuki (1898-1998) já mostra a que veio uma das metodologias mais promissoras da história do ensino musical.

Desde o fim da Segunda Guerra até os dias de hoje, a metodologia Suzuki vem mostrando resultados impressionantes na hora de facilitar o aprendizado do violino por crianças de 0 a 6 anos através da escuta, memorização e repetição, provando que a excelência musical é acima de tudo uma habilidade que se conquista.

E como se não bastasse a aplicação dessa técnica nos cursos de instrumentos e canto por professores credenciados na Associação Suzuki das Américas (SAA), o Suzuki Early Childhood Education desempenha um papel fundamental na musicalização das crianças até 3 anos de idade, começando ainda na gestação!

Dito isso, se você se sente desanimado ao ouvir que aprender a tocar violino de difícil, lembre-se que a paciência, a disciplina e a vontade de evoluir é o verdadeiro segredo para se tornar um violinista.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com os seus amigos e confira o nosso blog para mais dicas!

Ative seu desconto! Preencha abaixo para entrar em contato e receber seu desconto da Black Friday!

    Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

      Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!