Filosofia Suzuki: conheça os pilares do maior método de educação musical infantil da história

Se você ainda não conhece a Filosofia Suzuki, a hora de conhecer é agora!

Criada pelo icônico violinista Shinichi Suzuki, trata-se do sistema que fundamentou um poderoso método de ensino musical, capaz de transformar crianças de até 6 anos em instrumentistas de altíssimo nível.

Graças a essa metodologia, é impossível não ficar de queixo caído com a transformação dos pequenos, que de forma lúdica e rápida conseguem dominar até mesmo os instrumentos mais complexos.

Tendo em vista que a Filosofia Suzuki foi um verdadeiro marco na história da música, esse artigo vai te ajudar a entender o que é, como funciona e o que torna essa metodologia tão especial.

Filosofia Suzuki: o que é e como surgiu?

Vamos começar a entender a Filosofia Suzuki partindo do princípio, isto é, entendendo como nasceu o sistema que revolucionou o ensino da música no mundo inteiro.

Nascido em 1898 na cidade de Nagoya, Shinichi Suzuki começou a tocar aos 17 anos e teve a fábrica de violinos do seu pai bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial.

E por mais impactante que tenha sido esse evento, tratava-se de algo frequente naquele cenário de crise, onde a pobreza era extrema e crianças perdiam suas famílias para os bombardeios.

Quem diria que nesse contexto, depois de passar pela Escola Imperial de Música e pela Escola de Música Kunitachi em Tóquio, a carreira de Suzuki como educador teria um novo começo? Foi isso que aconteceu!

“Meu sonho é a felicidade de todas as crianças. Sinto respeito e sentimentos amistosos por todos. Em particular, por crianças pequenas. O meu coração transborda com um desejo de ajudar a tornar todas as crianças em seres humanos sensíveis, pessoas felizes, pessoas de capacidade superior.” – Dr. Shinichi Suzuki, (1898-1998).

Visando dar um sentido a mais para a vida dos pequenos órfãos, ele não só começou a ministrar aulas de violino, mas também compilou suas experiências em um sistema de ensino fortemente inspirado na filosofia asiática.

Conhecido como Filosofia Suzuki, o método de popularizaria nos anos seguintes por formar músicos de excelência ainda na infância. Conheça a seguir os seus pilares mais importantes:

“A capacidade musical não é um talento inato, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida”

Assim como aprendemos a língua materna do zero, a capacidade musical também pode ser adquirida desde que a criança seja devidamente treinada: para a Filosofia Suzuki, esse é um fundamento central.

Não é à toa que os repertórios e técnicas são sistematicamente elaborados para desenvolver talentos que servirão de base para o domínio instrumentos complexos ainda na infância. Não é mesmo incrível?

“Todas as crianças podem”

O intuito da Filosofia Suzuki é criar um ambiente livre de pressões e permitir que os pequenos se desenvolvam no seu próprio ritmo.

Em outras palavras, são respeitadas as inteligências múltiplas e as características que tornam cada criança única, mas igualmente capaz de desenvolver a maestria musical.

Quanto antes começar, melhor

A maioria dos instrumentistas e cantores que tanto admiramos não nasceram com um dom mirabolantemente raro, mas com certeza começaram a desenvolver o seu talento ainda na infância.

Dito isso, a Filosofia Suzuki hoje é reforçada por descobertas científicas que atestam uma facilidade de aprendizado muito maior entre crianças pequenas, dada a sua elevada neuroplasticidade.

Não é por acaso que além das aulas de canto, violino e diversos instrumentos dos 3 a 6 anos de idade, contamos com a musicalização infantil para bebês, que inclui bebês, recém nascidos e até mesmo mamães gestantes!

“Uma quantidade ilimitada de habilidade pode se desenvolver quando pai e filho estão se divertindo juntos”

Em casa, o papel dos pais é estimular o estudo e a aplicação do conhecimento, consolidando os aprendizados das aulas de música.

Mas não é só isso: na Filosofia Suzuki, a participação da família nas aulas é considerada um fator de estímulo, encorajamento e aproximação de pais e filhos, sendo portanto fundamental no desenvolvimento infantil. “A música existe para que se desenvolva um coração admirável