Reconhecida pela Suzuki Association of the Americas.

Tipos de violão para iniciantes: quais são os melhores para adultos e crianças?

Se você decidiu fazer uma pesquisa sobre os principais tipos de violão para iniciantes, está no caminho certo, sabe por quê?

Porque não há dúvidas: a escolha do instrumento que mais atende a sua necessidade é fundamental para quem deseja iniciar os estudos com o pé direito e, é claro, obter ótimos resultados com o tempo!

E aí? Está à procura de um modelo para o seu filho e não faz ideia de como escolher? Você vive indeciso em relação às marcas disponíveis no mercado? Faz meses que você procura o instrumento ideal e ainda não conseguiu encontrar?

Nesse post, explicaremos quais são os tipos de violão para iniciantes que mais recomendamos, e ao final da leitura você finalmente estará pronto para fazer a sua compra sem arrependimentos. Vamos nessa?!

Quais são os tipos de violão para iniciantes? Comece pelo começo…

Antes de chegar aos tipos de violão para iniciantes, vale voltar um passo e definir algumas partes que além de compor a estrutura desse instrumento, serão decisivas na hora de avaliar as melhores opções no mercado:

  • Cabeça: é a parte de cima do violão, onde as cordas ficam presas às tarraxas, ou seja, “chaves” onde é possível afrouxar ou retesar as cordas até ser atingida a afinação
  • Braço: estrutura alongada por onde passam as cordas e onde apoiamos a mão esquerda (ou direita, no caso dos canhotos)
  • Cordas: no violão comum, são 6 cordas tracionadas pelas tarraxas e pela ponte, e sua função é produzir os sons
  • Corpo, peito ou trampo: é o maior “membro” do violão e funciona como uma caixa de ressonância, onde o som emitido pelas cordas é amplificado e ganha volume

A estrutura do corpo define os melhores tipos de violão para iniciantes

Agora que você conhece algumas das estruturas mais elementares, o primeiro critério ao escolher entre os tipos de violão para iniciantes é sem dúvida o CORPO deste instrumento.

Nesse sentido, os 4 estilos a seguir são os mais conhecidos no mercado e muito provavelmente já estiveram no seu radar:

  • Violão clássico: pequeno e leve, possui cordas de nylon e geralmente não acompanha caixa de som. Seu timbre aveludado faz o match perfeito com o MPB, a Bossa Nova e o Samba
  • Violão folk: ideal para música sertaneja, rock, pop e gospel, possui um corpo maior, além do som mais encorpado, metalizado e estridente, com médios e agudos super agradáveis
  • Violão jumbo: se por um lado o corpo é maior que o do clássico e menor que o do folk, o timbre também está na transição entre a suavidade do primeiro e o som mais encorpado do segundo. O destaque vai para os médios e graves
  • Violão flat: mais uma opção muito interessante no MPB, esse modelo é elétrico e possui um corpo mais fino, além de ser uma boa escolha para iniciantes que já desejam tocar com a caixa amplificada

Entre os modelos acima, o CLÁSSICO é sem dúvidas a primeira opção para quem está começando, inclusive para crianças (falaremos mais sobre elas daqui a pouco!).

Isso porque além de ser mais leve, confortável e financeiramente acessível, possui cordas macias que facilitam e muito o posicionamento dos dedos.

Já os demais modelos, por mais excelentes que sejam, são ideais para quem possui experiência com o clássico e domina as técnicas básicas!

Os melhores tipos de violão para iniciantes possuem cordas de nylon

Saber reconhecer os melhores tipos de violão para iniciantes também envolve conhecer 2 variações básicas das cordas: as de AÇO e as de NYLON.

O violão de cordas de nylonpossui 3 cordas de nylon e 3 de aço, geralmente correspondendo ao modelo clássico. Os demais modelos geralmente possuem 6 cordas de aço, ideais para serem trocadas com a palheta.

Mas por que você precisa saber isso?

Simples: para um iniciante, as cordas de nylon facilitam não só o manuseio e a técnica do dedilhado, mas também a prática das posições de acordes!

Não à toa o recém-criado violão clássico, quase sempre de nylon, ser o verdadeiro “queridinho” de quem acabou de iniciar o aprendizado:

Afinal, todos concordamos que começar do caminho mais simples é a melhor e mais confiável estratégia, não é mesmo?

Mas você pode estar se perguntando: “o que me impede de comprar um violão flat ou fold e simplesmente trocar o encordoamento?”

A verdade é que cada modelo possui o formato específico para cada tipo de corda e tensão aplicada pelas tarraxas: cordas de aço exigem por exemplo um braço de violão mais resistente, que pode acabar “pendendo” caso adicionadas cordas de nylon.

Violão acústico, elétrico ou eletroacústico?

A diferença está na propagação e no mecanismo de amplificação do som:

  • Violão acústico: o som ganha volume e torna-se encorpado naturalmente, ou seja, através da ressonância das ondas sonoras no interior do corpo do instrumento.

É o tipo mais adequado para iniciantes e não surpreende que corresponda à maioria dos violões clássicos.

  • Violão elétrico: aqui a altura do som também é excelente, desde que o instrumento esteja ligado aos cabos e caixas amplificadoras.

Sua vantagem é poder regular a altura conforme a preferência, mas a desvantagem fica por conta do baixo som que é produzido na modalidade acústica (ou seja, sem os amplificadores).

  • Violão eletroacústico: funciona muito bem tanto na modalidade elétrica quanto na modalidade acústica

Quais são as melhores marcas para iniciantes?

Quanto maior o nível de sofisticação da marca, maior o investimento: a boa notícia para quem busca tipos de violão para iniciantes é que vale à pena priorizar o custo-benefício!

Marcas como a Di Giorgio, a Giannini e a Tagima são recomendadas para quem está começando e ainda não tem certeza se deseja continuar praticando violão no longo prazo.

Ao contrário da Fender e da Gibson, as marcas citadas acima não podem ser consideradas premium ou profissionais, mas possuem boa qualidade e poderão atender completamente às suas expectativas como iniciante!

No entanto, outras marcas como a Yamaha, a Epiphone e a Takamini se tornam ideais à medida que o músico aprimora sua técnica e entra no nível avançado.

E para crianças? Quais os melhores tipos de violão para iniciantes?

Se o seu intuito é presentear o pequeno com o modelo ideal para um bom aprendizado, alguns cuidados a mais precisam ser tomados, a começar pelo tamanho ideal para cada estatura:

  • 1 a 1,15 metros: a recomendação é que o instrumento tenha 1/4 do tamanho padrão. Entretanto, alguns profissionais recomendam o tamanho de 1/2, dada a dificuldade em afinar violões muito pequenos
  • 1,15 a 1,5 metros: nesse caso, 3/4 do tamanho tradicional podem atender a necessidade do seu filho, que nessa faixa tende a ter de 5 a 8 anos
  • Acima de 1,5 metros: nesse caso, o tamanho normal já é considerado seguro e totalmente eficaz no aprendizado, além de não apresentar nenhum tipo de dano postural

Por mais que as dicas acima forneçam aos pais uma boa noção, o acompanhamento do professor de música na fase de musicalização infantil ou até mesmo nas aulas experimentais é de grande importância na análise caso a caso.

Ciente dos tamanhos ideais, outras dicas também devem ser levadas em conta na hora de escolher o melhor modelo para crianças:

  • Jamais compre o violão em lojas de brinquedos, e sim nas lojas especializadas em instrumentos musicais
  • Priorize o violão acústico: os modelos elétrico e eletro-acústico não são indicados para crianças que ainda estão iniciando
  • Converse com os professores do seu filho, ouça feedbacks e os mantenha sempre atualizados ao longo do processo de escolha: na Metodologia Suzuki, esse relacionamento entre pais e professores é um dos grandes diferenciais!
  • A qualidade do violão deve ser a sua prioridade: mas sempre que possível, procure por cores e designs atraentes para o seu filho, que tornem a prática ainda mais instigante e divertida
  • Assim como os adultos, seu filho terá um rendimento muito maior com a leveza, a maciez das cordas e facilidade em manusear um violão clássico
  • Por que não aproveitar essa oportunidade de trazer o seu pequeno para perto, envolvendo-o em todas as etapas dessa escolha? Além de estimular o interesse em aprender música, essa pode ser uma ótima estratégia de aproximação entre pais e filhos!

Nesse post, você aprendeu quais os melhores tipos de violão para iniciantes e como fazer a melhor escolha para adultos e crianças.

E aí? Está pronto para sair à procura do modelo que melhor atende às suas necessidades? Marque já uma aula experimental na Escola Suzuki para mais orientações!

Contatos Rápidos

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Agende sua Aula Experimental

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Contatos Rápidos

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Agende sua Aula Experimental

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Contatos Rápidos

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Agende sua Aula Experimental

Inicie sua jornada de descoberta que pode despertar uma paixão duradoura pela música.

Posts Relacionados

Ative seu desconto! Preencha abaixo para entrar em contato e receber seu desconto da Black Friday!

    Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

      Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

        Ir para o WhasApp
        Escola de Música Suzuki
        Ficamos felizes que esteja aqui!
        Como podemos ajudar?