Você já ouviu falar que cada criança tem seu tempo? E o que dizer sobre a importância de expressar as nossas emoções de maneira saudável?
O que não faltam são lições que podemos aprender com a série Wandinha: a adaptação spin-off de A Família Adams que chegou com tudo na Netflix e logo se tornou um fenômeno de audiência.
Dirigida por Tim Burton e estrelada pela atriz Jenna Ortega, a série é focada na primogênita do casal Addams: uma protagonista que enfrenta não só os desafios típicos da adolescência, mas também a dificuldade em socializar e expressar emoções.
E é em meio a essas adversidades que Wandinha nos revela 6 valiosas lições sobre o desenvolvimento infantil, a começar pelo fato de que cada criança tem seu tempo.
1- Cada criança tem seu tempo e comparações podem ser perigosas…
Cada nova etapa do desenvolvimento humano possui marcos importantes que devem seguir, para os pais, como guia: mas a não ser em casos extremos, tenha em mente que cada criança tem seu tempo e seu ritmo natural!
E provando o quão nociva pode ser a comparação com outras crianças, a personagem Enid foi alvo de muita pressão da sua família de lobos por não conseguir se transformar, podendo inclusive ter sido expulsa: uma fonte de muita ansiedade para a colega de Wandinha.
2- Todos nós precisamos de ajuda
Além do fato de que cada criança tem seu tempo, outra lição é que não se deve ter medo de pedir ajuda quando necessário: apesar da tentativa de ser 100% autossuficiente, em vários momentos a protagonista Wandinha precisa e recebe o auxílio das pessoas ao seu redor.
Isso vale especialmente para crianças, cuja necessidade de se sentirem seguras e acolhidas torna indispensável o carinho, a proteção e a escuta: assim nossos filhos desenvolvem confiança nas pessoas de sua convivência e não hesitarão em pedir ajuda quando precisarem.
3- Dar voz aos próprios sentimentos é muito importante
Uma vez que Enid era o oposto de Wandinha, a divisão do quarto sempre foi um tanto conflituosa: a protagonista tenta se manter afastada da colega por conta do seu jeito animado, inclusive evitando o contato físico.
Mas quem assistiu a série deve lembrar o que aconteceu quando ela foi embora: é nesse momento que Wandinha sente falta da amiga e descobre não haver problema em compartilharmos nossas vulnerabilidades com quem deseja o nosso bem.
Aliás, uma criança que identifica e expressa suas emoções consegue, quando adulta, enfrentar os desafios com mais maturidade:
daí a importância de um relacionamento entre pais e filhos onde não falta diálogo e acolhimento.
5- A importância do senso de identidade
Ao ser encaminhada para a escola onde os pais estudaram, Wandinha logo sente a pressão de satisfazer a expectativa de todos através do seu desempenho: isso (é claro!) até perceber que poderia ser ela mesma e não precisava seguir os passos do casal Addams.
Trazendo para a nossa realidade, os pais que tratam os filhos como um reflexo do que são (ou do que gostariam de ter sido!) tendem a atrapalhar a capacidade de autopercepção da criança como um ser único, com suas próprias necessidades e desejos.
6- A música como aliada
A importância da música nas nossas vidas é inquestionável: ela tem o poder de equilibrar nosso estado de ânimo nos momentos mais difíceis, seja nos animando ou acalmando.
E ajudando a exemplificar esse fato cientificamente comprovado, temos o violoncelo como o hobbie favorito de Wandinha: é por meio dele que ela externa suas emoções e alivia toda a tensão, principalmente nos momentos mais conflituosos!
Os efeitos da música no cérebro são impressionantes, e não é à toa que aprender um instrumento ou fazer aulas de canto desde cedo contribuem – e muito! – para a socialização, a memória, o raciocínio e o foco.
Aprendemos com a série Wandinha que cada criança tem seu tempo, que todos precisamos de ajuda e qual a importância da música como estímulo ao desenvolvimento infantil.
Você é fã da Família Addams e deseja ler mais artigos como esse? Então clique e confira nosso post completo sobre os [instrumentos musicais que mais combinariam com cada personagem da série]. Até logo!