Efeitos da música no cérebro: 5 informações que te deixarão de queixo caído

Sabemos que tocar um instrumento é uma habilidade que desperta admiração e enche os olhos de lágrimas, mas alguma vez alguém já te falou sobre os efeitos da música no cérebro?

Pois saiba que inúmeras pesquisas já comprovaram a capacidade de ativar, através do aprendizado musical, as mais diversas áreas do nosso córtex:

E é assim que você não só adquire um novo talento artístico, mas também desperta o seu potencial de aprendizagem, raciocínio lógico, resolução de problemas e controle das emoções.

Esse combo não poderia ser melhor, não é mesmo?

Então junte-se a nós nesse artigo para entender quais são os efeitos da música no cérebro e por que a educação musical agrega habilidades que levamos para toda a vida.

Entendendo os efeitos da música no cérebro

Quando o assunto são os efeitos da música no cérebro, diversos estudos já atestaram que a capacidade cognitiva acima da média é uma característica compartilhada por vários músicos, e não é toa:

Afinal, o ato de assimilar o ritmo, a ressonância, o volume e o timbre sonoro envolve sinais eletroquímicos que percorrem quase TODAS as áreas do córtex cerebral, efeito que não foi notado em nenhuma outra atividade artística, esportiva ou intelectual.

E não sei se você sabe, mas graças ao aumento e diversificação das conexões nervosas via neuroplasticidade, cada região do cérebro se fortalece à medida que é exercitada, como se fosse um músculo.

Em outras palavras, ao ensinar habilidades musicais aos participantes de diversos estudos, os cientistas notaram uma grande melhoria na capacidade de processamento em quase todas as atividades cerebrais!

Mas para entender mais a fundo como isso funciona, dá só uma olhada nessa explicação desenvolvida pelo TED Talks, a principal série de conferências e um dos maiores veículos de divulgação cientifica no mundo:

A seguir, vamos nos aprofundar nos 5 efeitos da música no cérebro que ninguém te conta:

1- Melhoria no rendimento escolar infantil é um dos principais efeitos da música no cérebro

Complementando as observações acadêmicas sobre os efeitos da música no cérebro, o projeto Música nas Escolas atende 22 mil crianças na região sul do Rio de Janeiro e registrou uma considerável redução nos índices de reprovação e aumento no rendimento escolar.

E por que não citar a constatação de pesquisadores em todo o mundo sobre os níveis de concentração, leitura e habilidades matemáticas em crianças que passaram pela musicalização infantil? Simplesmente impressionante…

2- Capacidade de memorização

Outra observação dos efeitos da música no cérebro de músicos é que a alta quantidade e diversidade de circuitos neurofisiológicos facilitam a habilidade de memorizar informações no curto e no longo prazo.

Isso porque essas pessoas possuem uma alta capacidade de assimilar detalhes conceituais, emocionais, auditivos e contextuais, associando essas informações na construção de mnemônicos mais avançados.

3- Organização e planejamento

Um dos mais importantes efeitos da música no cérebro é o fortalecimento das circuitarias ligadas à estruturação e organização e execução de ideias: uma habilidade muito requisitada até mesmo no mercado de trabalho!

4- Inteligência emocional

Ao estimular as regiões do sistema límbico e paralímbico, um dos efeitos da música no cérebro é estimular o processamento de emoções: uma oportunidade de melhorar o autoconhecimento, tão indispensável para a saúde física e psicológica.

5- Controle da ansiedade

Estimativas da Universidade de Stanford sugerem que as doenças provocadas pelo stress no trabalho estão por trás da morte de nada menos que 120.000 americanos, o que chama atenção para a importância de prevenir a ansiedade desde a infância.

A boa notícia é que a música tem se provado eficiente quando o objetivo é reduzir os níveis de ansiedade, através da liberação de neurotransmissores como a dopamina, a serotonina e as endorfinas!

E aí, viu como são fantásticos os efeitos da música no cérebro??Aqui na Escola de Música Suzuki de São Paulo, ensinamos adultos e crianças a partir dos 3 anos de idade a desenvolverem habilidades musicais rumo à maestria artística. Conheça os nossos cursos!