Alguma vez você já se perguntou o que é prática deliberada?
Pois saiba que se trata de um tema muito importante para quem deseja aperfeiçoar um determinado talento: através da prática repetitiva e constante, até mesmo aqueles que não nascem com o dom podem aprender qualquer habilidade.
Isso vale até mesmo para a música, e não é à toa que o método Suzuki se destaca ao formar músicos de altíssimo nível ainda na primeira infância: continue a leitura para descobrir o que é prática deliberada e como ela se relaciona com o mais famoso método de ensino musical infantil.
O que é prática deliberada?
Que conceito seria melhor para explicar o que é prática deliberada senão o do próprio criador termo, o pesquisador K. Anders Ericsson?
De acordo com o psicólogo sueco, a prática deliberada consiste em “atividades de treinamento individualizadas, especialmente desenhadas por um técnico ou professor para melhorar aspectos específicos do desempenho individual, através da repetição e refinamento sucessivos”.
Mais que isso: segundo o próprio Ericsson, 10 mil horas de prática deliberada seriam a quantidade ideal para se tornar um expert em qualquer área, como dizia o educador e violinista japonês Shinichi Suzuki: “pratique com a mesma frequência que você toma café da manhã”.
E por falar no método Suzuki, o sistema de ensino musical para crianças também trabalha (e muito!) a repetição das técnicas sem que a dinâmica se torne exaustiva: além da prática em grupo, os pequenos ainda recebem acompanhamento individualizado para aumentar a produtividade nos momentos de prática.
“A capacidade musical não é um talento inato, mas uma habilidade que pode ser desenvolvida. Qualquer criança devidamente treinada pode desenvolver a capacidade musical, assim como todas as crianças desenvolvem a capacidade de falar sua língua materna”
Shinichi Suzuki (1898 – 1998)
Dito isso, é inegável que certas características genéticas podem facilitar, por exemplo, o aprendizado da música: no entanto, esse está longe de ser o principal determinante do talento musical.
Quer uma prova disso?
Observe como inúmeras pesquisas vêm descobrindo cada vez mais a importância da persistência e do esforço em detrimento dos dons naturais, sendo essa a grande beleza da prática deliberada: a capacidade de minimizar as diferenças entre pessoas com habilidades inatas distintas.
Observe também como a metodologia Suzuki é, desde o século XX, conhecida por ensinar instrumentos como o violino, o piano, o violoncelo e o contrabaixo para crianças de 0 a 6 anos, provando que de fato “o potencial de cada criança é ilimitado”.
Entendi o que é prática deliberada, mas como colocá-la em prática no meu dia a dia?
Agora que você já sabe o que é prática deliberada, é hora de entender como usar essa ferramenta para conquistar novas habilidades: o primeiro passo é identificar o talento a ser aprimorado e, sem seguida, delimitar um plano de ação que te leve a esse objetivo.
Assim, algumas orientações podem te ajudar nesse processo:
- Estabeleça um objetivo bem claro e Identifique todas as ações necessárias para que você o alcance: deixe de lado o que for dispensável, cumpra uma tarefa por vez e dê o seu melhor, tentando sempre não perder o foco
- Ouça a opinião de um expert ou alguém mais experiente sobre o seu desempenho: uma boa escola de música pode ser o que seu filho precisa para garantir a persistência e uma boa evolução
- Às vezes precisamos alterar a ordem das etapas para que o objetivo seja mais rapidamente atingido, mas em outros momentos precisamos retroceder um pouco para conseguir avançar: jamais encare um pequeno retrocesso como fracasso
- Otimize o seu tempo, foque nas tarefas que são prioridade e não deixe que outras demandas interfiram a ponto de te fazer abandonar o que estava programado.
Entendido o que é prática deliberada e qual a sua aplicação no método Suzuki, você pode agendar uma aula experimental para o seu filho acessando a página da Escola de Música Suzuki. Confira!