Você conhece a metodologia Suzuki? Tire TODAS as suas dúvidas nesse post!

Conhecida por mostrar que toda criança é capaz de desenvolver o seu talento musical, a metodologia Suzuki nunca deixou de ser um sucesso entre os pais que procuram um hobby para os seus filhos.

Afinal, desde o fim do século XX já se conhece os seus benefícios não só na formação de músicos, mas também no desenvolvimento cognitivo, social e emocional na primeira infância.

E tamanha é a importância da metodologia Suzuki que preparamos esse post completíssimo para tirar as suas dúvidas sobre esse assunto: então seja bem-vindo e boa leitura!

Quer receber mais conteúdos sobre a filosofia da Suzuki?

Clique no botão abaixo e se inscreva para receber mais conteúdos sobre a filosofia da Suzuki.

Metodologia Suzuki: o que é?

Para quem nunca ouviu falar na metodologia Suzuki, trata-se do sistema de ensino musical para crianças entre 0 e 6 anos de idade, desenvolvido pelo filósofo e violinista Shinichi Suzuki ao longo de sua vida (1898-1998).

Conhecida também como “método da língua mãe” ou “método da educação do talento”, a Filosofia Suzuki tem como princípio aplicar, no ensino e aprendizado musical, a maneira como aprendemos a nossa própria língua materna.

Afinal, se toda criança pode aprender um idioma ouvindo e reproduzindo, por que não aproveitar esses mecanismos para transformar o seu filho num músico de excelência, certo?

E foi a partir desse questionamento, tendo em vista a similaridade entre os Universos linguístico e musical, que o Dr. Shinichi Suzuki fez o impensável: democratizar o talento musical entre crianças do mundo inteiro!

Isso posto, compilamos as dúvidas mais comuns quando o assunto é o método Suzuki e seus principais fundamentos. Confira:

• Meu filho ainda é novo demais para a metodologia Suzuki? Qual a melhor idade para começar?

A metodologia Suzuki, em geral, trabalha com crianças desde a sua gestação até seu 3º ano de vida através do SECE.

“O destino de uma criança está nas mãos de seus pais.”

Shinichi Suzuki

Mas você pode estar se perguntando: devo esperar meu filho crescer um pouco mais para começar? Qual a melhor idade para aprender um instrumento?

A resposta pode ser resumida pela frase “quanto antes, melhor!”.

É o que diz a prática do Dr. Shinichi Suzuki ao longo de sua experiência com milhares de crianças, assim como as descobertas neurocientíficas que comprovam a maior neuroplasticidade no cérebro em desenvolvimento.

E se a educação do talento entre recém-nascidos já era uma bandeira do lendário educador japonês, não demorou para que a sua experiência com a professora Dorothy Jones provasse os efeitos desse método antes mesmo do nascimento.

• Metodologia Suzuki para recém-nascidos e mamães gestantes? Como isso funciona?

A descoberta citada acima marcou a criação do programa Suzuki Early Childhood Education, visando estimular a modulação cerebral de bebês recém-nascidos ou a partir da 20ª semana de gestação, quando já se pode ouvir e reconhecer os sons.

Partindo da musicalização infantil, os pequenos estão prontos para a próxima etapa com 3 anos de idade, quando escolhem o instrumento que mais se identificam para desenvolver, na prática, a expertise musical!

• A metodologia Suzuki serve apenas para violino?

Apesar de ter sido originada por um violinista, a metodologia Suzuki foi projetada para o aprendizado de todo tipo de instrumento, e não apenas o violino.

Isso inclui, por exemplo, o violão, o violoncelo, o contrabaixo, a flauta, o piano e até mesmo as aulas de canto: o que não faltam são opções para escolher à vontade!!

• Quais os principais benefícios da metodologia Suzuki?

Uma vantagem da metodologia Suzuki é o aprendizado rico e bem estruturado, sem perder de vista a agradabilidade do ambiente: as aulas são flexíveis e respeitam as limitações de cada criança, sem qualquer tipo de pressão.

Com a ajuda de estratégias que embasam e facilitam a escalada do aprendizado para a prática dos instrumentos, o seu filho aprende brincando (e aprende muito!).

Além da habilidade musical, todas as áreas do cérebro são trabalhadas durante as aulas de forma integrada, reverberando em cada um dos sete tipos de inteligência na forma de um raciocínio mais aguçado e maior controle emocional.

E para as mamães grávidas, o programa SECE também pode trazer muitos benefícios, como a conexão emocional com o bebê, o estímulo à criatividade e o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho.

E aí? Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre a metodologia Suzuki?

Disciplina, sociabilidade e perseverança são apenas alguns dos benefícios dessa filosofia de ensino que trabalha não só o músico, mas acima de tudo o ser humano.

Você ainda tem alguma dúvida e precisa de mais esclarecimentos? Converse com a gente e não deixe de marcar a sua aula experimental clicando no link!