Qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento? Entenda por que quanto antes, melhor!

Qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento?

Se você tem o desejo de introduzir o seu filho no mundo da música, talvez já tenha se feito essa pergunta: afinal, como saber se já é hora de começar ou se ainda está cedo demais?

Nesse post, vamos explicar por que é tão importante aproveitar algo que é marca registrada da primeira infância: a quase infinita capacidade de aprendizado dos pequenos, que faz toda a diferença na evolução musical.

Dito isso, o que está esperando? Continue com a gente e descubra qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento!

Afinal, qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento?

Se você já está por dentro do que é a Filosofia Suzuki, deve lembrar que segundo o criador Dr. Shinichi Suzuki, “o potencial de cada criança é ilimitado”, mas você sabe de fato como a neurociência está por trás dessa máxima?

Então vamos começar pelo conceito de neuroplasticidade, ou seja, a capacidade que o nosso cérebro possui de se moldar conforme às experiências que acumulamos ao longo do desenvolvimento.

Ficou confuso? Então calma que a gente explica: na prática, ao passo que o seu cérebro realiza e reforça uma atividade através da prática repetitiva, a tendência é ele se adequar para que você se torne cada vez melhor naquilo.

Sabe quando você já praticou tanto aquela partitura que ela começa a fluir automaticamente do seu teclado?

E quando você teve dificuldade em cantar aquela nota, mas depois de tanto praticar ela já ecoa sem esforço algum?

Tudo isso é fruto da neuroplasticidade, mas é na sua primeira infância que a verdadeira mágica acontece: até os 6 anos de idade, a criança está no auge do seu potencial de construção, aquisição e interação de novas competências.

Junte a isso a abertura relativamente maior nessa faixa etária para novas experiências, dada a menor influência de inibições e medos que podem se acumular com o tempo, limitando o nível de entrega ao aprendizado.

Não é à toa, portanto, que a Metodologia Suzuki recomenda iniciar o mais cedo possível.

Um exemplo é o SECE, nosso programa de musicalização infantil que trabalha com bebês, recém nascidos e até mesmo mamães gestantes, sem falar nas aulas de canto e instrumentação para crianças de até 6 anos.

Quais os benefícios de começar a tocar um instrumento desde cedo?

Agora que você já sabe qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento, saiba que a primeira infância apresenta inúmeros benefícios que podem ser aproveitados não na música, como também nas mais diversas áreas da vida:

• Aumento da autoestima e autoconfiança
  • Desenvolvimento da coordenação motora fina
  • Aquisição de habilidades sociais, capacidade de trabalho em equipe e senso de responsabilidade
  • Aprimoramento dos sentidos auditivo e visual
  • Combate e prevenção da ansiedade infantil, estresse e depressão
  • Amadurecimento e desenvolvimento das emoções
  • Melhoria no aprendizado e desempenho escolar
  • Potencialização do raciocínio lógico, memória e inteligência linguística

Como ajudar na escolha do instrumento?

Uma preocupação comum e, é claro, totalmente compreensível é a limitação que a pequena idade pode representar para o seu filho na hora de escolher um instrumento para chamar de “meu”.

Nesse caso, vale a pena buscar a orientação de um professor qualificado para avaliar as particularidades de cada criança buscando sinais de inclinações e preferências!

E por mais que a própria musicalização infantil, além das aulas experimentais, sejam um passo importante no processo de descoberta e manifestação das inclinações pessoais, o estímulo familiar no dia a dia também pode ser bastante útil:

• Apresente repertórios variados para que a criança se familiarize com diversos sons
  • Leve a criança para assistir à orquestra e observar a dinâmica dos diferentes instrumentos que ali marcam presença
  • Sempre que possível, revise junto à criança os instrumentos aprendidos em sala de aula: suas características, timbres e maneira de tocar
  • Tenha paciência com o processo e a certeza de que, no tempo certo, a escolha será feita: enquanto isso não acontece, o exercício de habilidades que são base para todos os instrumentos continuará de forma lúdica a todo vapor

Nesse post, você aprendeu que a melhor idade para tocar o instrumento é nada mais, nada menos que o mais cedo possível.

Afinal, a facilidade de aprendizado na primeira infância, aliada a uma metodologia de ensino realmente eficaz pode acelerar – e muito! – a conquista do talento musical. Compartilhe esse post!