Ajudando o seu filho na lição de casa: 5 erros que você precisa evitar para estimular o aprendizado

Quando o assunto é a forma como ajudamos nossos filhos na lição de casa, nada mais válido que essa frase: “a lentidão de uma criança em qualquer assunto indica uma deficiência em seu ambiente, educacional ou de outra forma”.

Essa máxima do educador japonês Shinichi Suzuki, criador do método de ensino que aplicamos na Escola de Música Suzuki de São Paulo, descreve a importância da postura compreensiva e de uma boa estratégia na hora de educar uma criança.

E se você é um dos inúmeros pais e mães que sofrem com a dificuldade do seu filho com a lição de casa, vai descobrir neste texto que o lendário músico tinha razão, já que basta resolver alguns erros para que o aprendizado se torne mais simples e fluido.

Dito isso, confira a seguir os 5 erros mais cometidos pelos pais no momento de ajudar com a lição de casa:

1º erro: ajudar na lição de casa sem tentar “entrar no clima”

Sim, isso mesmo que você leu: para acompanhar a lição de casa e fazer com que a criança de fato aprenda, é necessário garantir que vocês dois estejam naquele clima de concentração, pensamento e aprendizado, o que envolve foco e organização do espaço de estudo.

Além disso, manter uma rotina com horários fixos é a melhor forma de condicionar o sistema neurofisiológico da criança a se manter a concentração nos momentos específicos em que ela se faz necessária.

Entretanto, de nada adianta querer que seu filho esteja focado se você ainda não se desligou do modo “multitarefa”: quando os pais não dedicam toda a atenção à lição de casa, os filhos acabam tendo muito mais dificuldade.

2º erro: falta de estímulo pode fazer a criança encarar a lição de casa como obstáculo

Por incrível que pareça, crianças têm uma enorme sensibilidade ao que é dito pelos pais, sem falar que podem ler as entrelinhas quando se usam expressões como “temos muito que fazer hoje”, “essa questão é difícil” ou “vamos trabalhar duro para terminar essa lição de casa”.Apesar de não serem usadas com esse objetivo, expressões que denotam dificuldade podem desestimular a criança e fazer com que ela se sinta incapaz: esse bloqueio psicoemocional, por sua vez, é o que torna a lição de casa de fato trabalhosa, demorada e difícil.

3º erro: não saber lidar com a falha na hora da lição de casa

Saber lidar com eventuais falhas da criança vai além de manter a paciência e a calma, já que ajudar na lição de casa é a arte de mostrar empolgação quando os erros aparecem. Sabe o por que disso?

Porque ao enxergar o erro como oportunidade de retomar um conceito, melhorar o raciocínio ou fazer uma pesquisa, você incentiva a curiosidade e o interesse pela descoberta, de modo que a criança se vê estimulada, e não inibida pelo erro.

4º erro: não trazer a teoria da lição de casa para a realidade

É normal que a criança tenha dificuldade e, portanto, desinteresse em lidar com o encadeamento abstrato de ideias, daí a importância de trazer o conhecimento da lição de casa para a prática.

Isso pode envolver os mais diversos artifícios, mas o principal é convidar a criança a uma reflexão baseada no que foi aprendido, buscando sempre entender como aquele conteúdo se relaciona com o seu dia a dia!

5º erro: ajudar na lição de casa sem considerar a particularidade da criança

É importante observar como a mente do seu filho funciona, sempre considerando o que o motiva e quais os métodos de aprendizado que ele aplica com mais naturalidade, tendo em mente que a falta dessa análise pode te levar a escolher métodos pouco eficazes de ensino.

Viu quanta dica legal para você colocar em prática na hora de orientar o seu filho na lição de casa?Então olha que legal: na Escola Suzuki de São Paulo, as aulas contam sempre com a participação dos pais, de modo que você tem a chance de aprender as diferentes maneiras de estimular o desenvolvimento intelectual e emocional da criança. Clique e saiba mais!