Como ensinar as regras de educação e boas maneiras sem soar autoritário? | projeto Criança, Música, Valores

Ao pensar nas regras de educação e boas maneiras, o que logo vem à sua mente?

Aposto que tenha se lembrado, por exemplo, daquela vez em que te atenderam tão bem naquele restaurante que ele logo se tornou o seu preferido.

Ou quem sabe você não tenha pensado naquele colega de trabalho que consegue melhorar a manhã de todos ao redor só de aparecer com aquele sorriso contagiante e afável.

Também há quem lembre das vezes em que fez uma boa ação sem esperar nada em troca, gerando aquela sensação de gratidão, abundância e alegria que preenche não só o coração de quem a gente ajuda, mas sobretudo o nosso!

O que há de comum entre isso tudo é nada menos que uma postura educada, empática e dedicada ou outro: um ensinamento que precisamos passar desde cedo aos nossos filhos através das regras de educação e boas maneiras.

Como ensinar as regras de educação e boas maneiras?

No mês de abril de 2021, a Escola de Música Suzuki de São Paulo realizou a 5ª edição do projeto Criança, Música, Valores em uma roda de conversa sobre as regras de educação e boas maneiras.

E com tantos aprendizados nesse ambiente de aconchego, bate-papo e brincadeira, o evento foi um verdadeiro marco para as crianças e pais, que receberam uma série de dicas para agir de uma forma mais educada, acolhedora e genuína!

Dito isso, você vai conhecer a seguir algumas dicas que farão toda a diferença na hora de ensinar as regras de educação e boas maneiras, e o melhor de tudo: sem acabar soando excessivamente rígido ou autoritário!

Confira:

• Para que a criança esteja aberta a aprender as regras de educação e boas maneiras, é fundamental que os pais já estejam aplicando cada uma delas no seu dia a dia:

Afinal, é preciso ter em mente que a criança costuma negligenciar um ensinamento quando os pais não dão o exemplo!

• Um erro muito cometido pelos pais é ensinar as regras de educação e boas maneiras sem qualquer justificativa, já que a criança tende a não colocar em prática aquilo que parece não ter fundamento nem trazer benefícios.
  • Quer uma maneira mais divertida de ensinar as regras de educação e boas maneiras? Então junte o seu filho aos amiguinhos e escolha um prêmio para quem tiver mais acertos no jogo do “pode ou não pode”!

Funciona assim: a cada partida você descreverá uma atitude para que as crianças avaliem como certa ou errada, sendo que cada acerto equivale a um ponto: por essa dica você não esperava, não é mesmo??!

• Faça questão de usar as “palavrinhas mágicas” sempre que for se dirigir à criança, já que isso fará ela aprender de forma automática uma série de regras de educação e boas maneiras.

Assim, é fun-da-men-tal que palavras como o “por favor”, o “desculpa”, o “com licença” e o “obrigado” estejam na ponta da língua!

• Antes de sair com a criança para algum lugar, não esqueça de detalhar para onde vocês estão indo e como a criança deve se comportar nesse contexto para que vocês tenham uma boa experiência:

Se o destino for um restaurante, por exemplo, vale à pena explicar a importância de se manter sentado à mesa e não correr pelos corredores, e você pode reparar que cada tipo de ambiente terá suas regras!

• Nos momentos em que a criança não se comporta bem, evite repreender de forma grosseira e use a empatia para explicar porque determinado comportamento é inadequado e quais os malefícios disso.

Além disso, não esqueça de manter o contato visual quando tiver esse tipo de conversa com a criança: ela automaticamente leva mais a sério o que é dito quando se olha nos seus olhos!

Viu como é simples ensinar as regras de educação e boas maneiras para o seu pequeno?

Sem dúvidas, é fundamental que nossos filhos sejam ensinados desde cedo a respeitarem ao próximo e cultivarem valores que espalhem o bem para as pessoas ao seu redor. Compartilhe esse artigo com os seus amigos!