Como ser grato por tudo? O manual para desenvolver a gratidão – projeto Criança, Música, Valores

Já dizia o escritor e pesquisador de Harvard Shawn Achor que não é possível encontrar a felicidade sem aprender como ser grato por tudo que temos e por tudo que somos, sabe por quê?

Porque quando sentimos gratidão, nosso corpo libera uma descarga de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, alegria e prazer, o que é muito importante não só para o nosso bom-humor, como também para a saúde mental, a produtividade e o intelecto.

Só que apesar de não termos dúvidas disso, a pergunta que fica martelando na nossa cabeça é: “Como eu posso ser grato por tudo, afinal?”, e nada mais compreensível, já que desenvolver a gratidão realmente não é uma tarefa fácil.Dito isso, leia o texto para descobrir como o sucesso do projeto Criança, Música, Valores, promovido pela Escola Suzuki de São Paulo em 2021, pode nos ajudar a solucionar essa dúvida e, é claro, inspirar nos nossos filhos a capacidade de ser grato por tudo.

Como ser grato por tudo? O que você tem a aprender com o Projeto Criança, Música e Emoções

Com exemplos práticos que definiam e mostravam a importância da gratidão, o segundo encontro virtual do nosso projeto foi uma grande oportunidade para as crianças e pais que aprenderam como ser gratos por tudo de bom que os cerca.

E com base no que conversamos nesse bate-papo, nossa escola reuniu as informações neste manual para que você e seu filho aprendam a cultivar a gratidão e evitem o peso de uma vida no modo “preto e branco”.

Dito isso, siga em frente, pois as dicas a seguir valem ouro:

Para aprender como ser grato por tudo, comece enxergando as razões para sentir gratidão

É muito comum a gente se interessar pelos motivos que fazem o outro ser grato por tudo, quando o mais difícil, na verdade é saber os motivos para nós mesmos sentirmos gratidão.

Sendo assim, o primeiro passo é começar a observar o mundo ao seu redor e perceber o que te torna um privilegiado: é o seu lar? Os filhos que você tanto ama? E por que não aquela linda flor que você encontrou no caminho para o trabalho?

Quando vivemos o tempo todo preocupados com os nossos problemas ou conectados às tecnologias, é comum nos distrairmos dos momentos mais simples da vida: e são esses os motivos que nos tornam gratos por tudo que nos cerca.

Quer ver só? Experimente passar um tempo longe do celular e comece a prestar atenção nos detalhes do seu dia a dia que normalmente passariam despercebidos (aqui a técnica mindfulness pode ser bastante útil!).

Outra dica bastante simples é ter um caderninho para listar, antes de dormir, os motivos que te fazem se sentir grato por tudo: tente enumerar ao menos 5 itens ao dia e tente não os repetir, porque só isso já pode mudar completamente a sua forma de ver o mundo.

Além disso, é interessante sair um pouco da rotina de vez em quando, permitindo-se fazer algo que te dê prazer ou, quem sabe, levar o seu filho para visitar uma comunidade carente e praticar ações solidárias: assim você também inspira a gratidão no coração de outras pessoas!

Outro hábito importante é não se expor demais aos acontecimentos negativos do noticiário, lembrando que isso pode prejudicar quem não tem base emocional para lidar com muita negatividade, o que inclui as crianças.

Quando a maior parte do que a gente consome é conteúdo ligado à violência e perdas, por exemplo, a tendência é projetarmos esses sentimentos à nossa percepção de mundo, o que pode atrapalhar quando o objetivo é educar o seu filho para ser grato por tudo.

Neste artigo, você aprendeu que ser grato por tudo de bom que o cerca é uma habilidade fundamental para adultos e crianças, que deve ser exercitada e melhorada com a prática, sem deixar, é claro, de seguir as dicas acima!