Que as birras fazem parte da infância todos nós sabemos, mas você se preocupa com a possibilidade de o seu filho ser uma criança irritada?
Se a resposta for sim, você já tem um motivo para continuar a leitura e conhecer as principais causas da irritabilidade infantil: esse problema que não só afeta muitas crianças, como também pode estar causando no seu filho os sintomas de agitação, sensibilidade e impulsividade!
Dito isso, vamos agora descobrir como lidar com a criança irritada e ajudá-la a administrar suas próprias emoções:
5 dicas para lidar com a criança irritada
Quando o objetivo é lidar com a criança irritada, não dá para negar que as birras, gritos e crises de choro vão render algumas dores de cabeça nos momentos de maior estresse emocional.
Mas para quem vem notando nos filhos uma irritabilidade excessiva, a boa notícia é que, sim: é possível ajudar a criança a administrar as próprias emoções de maneira mais leve e saudável, e a seguir vamos te ensinar como fazer isso.
- Antes de acalmar a criança irritada, comece por você mesmo
Quando a criança se sente irritada, é comum os pais perderem a cabeça e agirem de forma impulsiva, elevando o tom de voz ou ordenando que o filho faça silêncio.
E verdade seja dita: quando os pequenos se sentem reprimidos, a irritabilidade só tende a aumentar, daí a importância de manter a própria calma antes de fazer qualquer tentativa de intervenção.
Lembre-se também que a criança se espelha no exemplo dos pais, de modo que agir com agressividade é uma maneira inconsciente de ensinar os filhos a agir de forma semelhante nos momentos de estresse emocional.
- Ouça a criança irritada e identifique as causas dessa emoção
Uma vez que você respirou fundo e manteve a tranquilidade, é hora de conversar com a criança irritada através da escuta ativa, ouvindo a queixa com atenção e identificando o que motivou a raiva.
Só assim será possível agir no sentido de solucionar o problema ou, quem sabe, ressignificá-lo: quando a reação da criança for desproporcional à gravidade do problema, você pode sempre propor uma nova visão e focar no lado positivo. Percebe como pode ser simples?
- A falta de hábitos saudáveis pode deixar a criança irritada
Apesar de alguns episódios de raiva serem desencadeados por acontecimentos específicos, a produção do hormônio cortisol também deixa a criança irritada com mais facilidade.
E foi de olho nessa tendência que alguns estudos identificaram a relação entre o excesso deste “hormônio do stress” e a manutenção de hábitos como:
- Exposição excessiva às telas (celular, tablet, computador)
- Sedentarismo e falta de exercício físico
- Alimentação desregulada e excesso de calorias
- Coloque limites e ensine a criança irritada a lidar com as frustrações
A criança também tende a se sentir irritada quando as coisas não saem como o planejado, mas a boa notícia é que isso abre espaço para os pais ensinarem a importância de aceitar certas limitações e agir de forma madura.
Com isso em mente, o artigo Como estabelecer limites para a criança (e por que você devia fazer isso) vai te ensinar o passo a passo para definir regras, hábitos e rotinas de maneira eficiente e sem dor de cabeça. Vale à pena conferir!
- Procure ajuda profissional
Se você notou que a irritabilidade da criança está passando muito dos limites, vale a pena procurar ajuda de um profissional que ajude a identificar as causas e propor soluções adequadas.
Em certos casos, a irritabilidade pode estar associada a quadros como o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno de Pânico, Fobia Social e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): nesse caso, o diagnóstico e a intervenção profissional serão decisivos para que a criança lide com os sintomas e viva de maneira saudável!
Nesse artigo, você aprendeu 5 preciosas dicas para lidar com a criança irritada, tendo em vista a importância de estimular uma saúde mental pautada na administração das emoções e no controle do impulso agressivo.
Leia também: Como ensinar as regras reeducação e boas maneiras sem siar autoritário? | Projeto Criança, Música, Valores