Na busca pelo respeito à individualidade e estímulo à autonomia, a disciplina positiva na sala de aula propõe uma solução para a dicotomia que há anos ainda reinava em muitas escolas:
De um lado, o ensino tradicionalista e punitivo de outrora, onde o professor era a figura central e detentor absoluto do conhecimento.
De outro, uma educação excessivamente permissiva cuja ausência de limites logo se mostrou ineficaz e altamente prejudicial ao desenvolvimento infantil.
E se o seu desejo é saber mais sobre os benefícios da disciplina positiva na sala de aula, você está no lugar certo: seja bem-vindo e boa leitura!
Em que consiste a Disciplina Positiva na sala de aula?
Baseado na cooperação e no respeito mútuo, o papel da Disciplina Positiva na sala de aula é garantir que a criança tenha as suas demandas devidamente acolhidas (sem deixar de estabelecer limites, é claro!).
Dito isso, a ideia é que a criança assuma o papel de protagonista do processo de ensino-aprendizagem, o que só é possível quando garantimos um espaço democraticamente pautado na escuta, na colaboração e no respeito às diferenças.
Mas longe de ser um conceito restrito ao ambiente escolar, a Disciplina Positiva também pode e deve ser aplicada no dia a dia com a família, a começar pela construção de um ambiente colaborativo onde os castigos e punições são evitados ao máximo.
Da mesma forma, a premiação também não é recomendada – por exemplo: recompensar a criança por arrumar a bagunça depois de uma tarde de brincadeiras acabaria atrapalhando a compreensão de que atitudes desse tipo são, acima de tudo, regras de convivência.
Já no que se refere às vantagens da educação positiva, os benefícios não poderiam ser maiores:
- Com a educação positiva na sala de aula e dentro de casa, educadores e pais são capazes de encontrar um meio termo saudável que garante a proteção e, ao mesmo tempo, a autonomia dos pequenos
- A criança não só aprende a tomar decisões, como também passa a se responsabilizar pelas consequências das próprias escolhas, habilidade essa que será fundamental na vida adulta
- Crescer em um ambiente seguro promove um amadurecimento mais sadio, onde as habilidades emocionais e sociais são aprimoradas em favor da socialização na infância.
Como reconhecer uma escola que aplica a Disciplina Positiva na sala de aula?
Uma escola disposta a aplicar a Disciplina Positiva na sala de aula é aquela que estimula a cooperação, o diálogo e a autonomia, criando um ambiente harmônico e acolhedor que não perde de vista a comunicação com a família.
Dito isso, elencamos a seguir algumas características fundamentais em uma escola que adota a disciplina positiva em sala de aula:
- Toda a comunidade escolar deve ser educada e gentil no trato, pois a criança tende a repetir as atitudes que vivencia: um coordenador rude, por exemplo, não reflete um ambiente harmônico, e tende a transmitir essa impaciência para os pequenos
- A prática da disciplina positiva estimula o aluno a pensar sobre situações diárias e sua postura perante elas (na Escola de Música Suzuki, o projeto Criança, Música, Emoções é um de nossos vários exemplos: confira!)
- As normas da escola devem ser estabelecidas de forma clara e sem menosprezar a importância do diálogo: afinal, é importante que as crianças estejam cientes dos motivos pelos quais cada regra deve ser cumprida visando o bom convívio
- E por falar em diálogo, a comunicação com a família também é fundamental para o devido alinhamento dos valores ensinados em casa e na escola, somando forças para desenvolvimento infantil mais completo e saudável
Como os pais podem aplicar a disciplina positiva?
Não basta escolher uma escola que adote a disciplina positiva em sala de aula: é preciso que a família também saiba aplicar os seus preceitos, construindo uma relacionamento entre pais e filhos baseado na empatia e no respeito mútuo.
E se ultimamente essa tem sido a sua dificuldade, as dicas a seguir podem te ajudar:
- Seja um exemplo: não adianta aderir ao “faça o que eu digo e não o que eu faço” – as crianças reproduzem as atitudes e o comportamento dos adultos, de modo que os pais funcionam para os seus filhos como um verdadeiro espelho
- Escuta ativa: ouvir a criança é fundamental para que ela se sinta acolhida, sendo muito importante manter uma postura empática e compreensiva, jamais interrompendo ou banalizando o que o seu filho tem a dizer
- Autoconhecimento e equilíbrio emocional: reconhecer os próprios gatilhos emocionais e controlar os próprios sentimentos é de grande importância na hora de evitar comportamentos impulsivos que, muitas vezes, se expressam na forma de atitudes agressivas e punitivas.
Agora você já conhece a importância da disciplina positiva na sala de aula e como aplicar os seus preceitos dentro de casa, mas e aí? Como tem andado os seus sentimentos, a sua saúde e a sua disposição na hora de assumir as tarefas familiares?
Se a sua resposta for algo relacionado ao estresse, ao esgotamento e à ansiedade, preparamos um artigo completíssimo para tirar as suas dúvidas sobre o estresse materno e como superar essa dificuldade da melhor maneira possível. Confira!
Chegamos ao final do post e esperamos que você tenha entendido como aprender música do zero e o que torna essa meta 100% possível.
E aí? Quer ficar por dentro de mais dicas para músicos iniciantes? Então clique no link e leia o que preparamos para você sobre por onde começar a estudar música. Não perca!