Se você sempre sonhou em ensinar o seu filho a tocar piano, mas se sente frustrado com os métodos tradicionais de aprendizado, o Método Suzuki para piano pode ser a solução.
Desenvolvido pelo violinista e educador Shinichi Suzuki, essa foi a metodologia responsável por transformar a forma como os pequenos aprendem música, através de uma abordagem progressiva, lúdica e gradual que torna o aprendizado leve e intuitivo.
Neste artigo, vamos explorar os princípios do Método Suzuki para piano e – é claro! – como ele pode desenvolver as habilidades do seu filho em um dos mais belos instrumentos da orquestra.
O que propõe o Método Suzuki para piano?
Conforme os pilares da Filosofia Suzuki, o método Suzuki para piano parte da premissa de que toda criança pode desenvolver suas expertise nesse instrumento, uma vez ensinada da maneira correta e com as devidas ferramentas.
Dito isso, o aprendizado do piano através da metodologia Suzuki se baseia fortemente nos princípios do seu criador, o filósofo e violinista japonês Shinichi Suzuki. Entre esses princípios se destacam:
- Método Suzuki para piano: a metodologia da Língua Materna
Aplicar, na construção do talento musical, a maneira como aprendemos a nossa língua materna é uma premissa central no método Suzuki. Sabe o que isso significa?
Significa que, assim como uma criança aprende a falar ouvindo os sons e as palavras ao seu redor, o estudante de música precisa ser imerso em um ambiente musical rico e inspirador.“Qualquer criança devidamente treinada pode desenvolver a capacidade musical, assim como todas as crianças desenvolvem a capacidade de falar sua língua materna. O potencial de cada criança é ilimitado.”
hinichi Suzuki (1898 – 1998)
É por esse motivo que as aulas de música infantil no modelo Suzuki trabalham o aprendizado através da audição, prática e repetição:
De maneira fluida e natural, os pequenos desenvolvem desde cedo as habilidades interpretativas, auditivas e motoras que servirão de base para um aprendizado mais leve, simples e espontâneo.
2. A importância dos pais no método Suzuki para piano
No método Suzuki para piano, os pais assumem um papel de grande relevância como guias e apoiadores emocionais, proporcionando um ambiente acolhedor e amoroso que encoraja o desenvolvimento musical.
“Uma quantidade ilimitada de habilidade pode desenvolver quando pai e filho estão se divertindo juntos.”
Shinichi Suzuki (1898 – 1998)
Constituindo a definição de Triângulo Suzuki, essa parceria entre pais, alunos e professor é conhecida não só pelos maiores rendimentos, mas também pela oportunidade de passar um tempo de qualidade com os filhos.
- O repertório do método Suzuki para piano se baseia na música erudita
O Método Suzuki para piano oferece um repertório cuidadosamente selecionado: desde o início, o aluno tem a oportunidade de tocar melodias conhecidas e apreciadas, o que o motiva e estimula seu interesse pela música.
Além de estimularem a sensibilidade, o autoconhecimento e a inteligência emocional infantil, o repertório é capaz de potencializar os benefícios da música clássica na cognição e no raciocínio, estimulando o desenvolvimento musical através do apreço ao belo.
- Técnica e expressividade: a importância do método Suzuki para piano
No Método Suzuki para piano, a técnica correta e a expressão musical andam de mãos dadas:
Desde o início, a postura adequada, a posição das mãos e os fundamentos técnicos essenciais são ensinados de maneira acessível à compreensão infantil, construindo fundamentos que permitem à criança tocar com facilidade.
As composições, por sua vez, são apresentadas de forma gradativa, sequencial e constante, facilitando um aprendizado mais simples e dinâmico, com ênfase na sonoridade, na musicalidade e na conexão emocional com a música.
- Um ambiente positivo e encorajador é prioridade no método Suzuki para piano
O Método Suzuki para piano valoriza um ambiente de aprendizado positivo, encorajador e sem pressões:
Incentivando os pequenos a superarem desafios e a acreditarem em seu próprio potencial, os professores Suzuki têm como princípio o respeito às particularidades que tornam cada criança única.
Chegamos ao final do texto e esperamos que tenha compreendido os fundamentos e a importância do método Suzuki para piano!
Representando a metodologia do japonês Shinichi Suzuki em terras brasileiras, a Escola de Música Suzuki trabalha há mais de 3 décadas no desenvolvimento musical de crianças de 0 a 6 anos. Clique no link e conheça os nossos cursos!