Blog

“Meu filho não sabe perder”. 6 dicas para ajudar o pequeno a lidar com a frustração

“O que fazer quando meu filho não sabe perder?”. Se você já se deparou com esse desafio, é provável que esse seja o motivo de certa preocupação, principalmente quando a criança se vê diante das frustrações típicas do dia a dia.

E apesar de ser natural na infância, a superação do dilema de “meu filho não sabe perder” é uma das mais importantes etapas no amadurecimento infantil: saber lidar, de maneira saudável, com a derrota é uma habilidade emocional importante, e nesse artigo apresentaremos 6 dicas valiosas para auxiliar o seu filho nesse desafio.

“Meu filho não sabe perder”. Como lidar com esse desafio?

“Por que meu filho não sabe perder?”. Essa dificuldade pode estar relacionada à associação entre a perda e o sentimento de inadequação, típica de uma inteligência emocional ainda em desenvolvimento: o desejo de se destacar e ser aceito socialmente também desempenha um papel, amplificando a importância da vitória.

Mas apesar de ser um dilema natural, aprender a aceitar as derrotas como oportunidades de crescimento é uma etapa muito importante na construção da resiliência – que, por sua vez, ajudará a criança a transpor os obstáculos comuns na infância e na vida adulta.

E se a sua dificuldade tem sido ensinar essa importante lição, as dicas abaixo podem ser de grande ajuda:

1. Traga a empatia para a sua comunicação – é fundamental estabelecer um ambiente onde a criança se sinta confortável expressando suas emoções. Por isso, busque não recriminar a sua insatisfação e explique como perder faz parte do jogo da vida: aceitar que todos enfrentam derrotas em algum momento é um dos mais importantes aprendizados na infância.

Além disso, demonstre empatia ao reconhecer e validar os sentimentos do seu filho, utilizando frases como “entendo que você está chateado por não ter vencido”: além de ajudar o pequeno na percepção de que seus sentimentos são normais e aceitáveis, isso pode trazer confiança para o relacionamento entre pais e filhos.

2. Sirva de exemplo – as crianças frequentemente aprendem observando os adultos ao seu redor: ao enfrentar situações onde você não vence, mostre como você lida com isso, destacando a importância de manter a calma e lidar com essas emoções de maneira saudável. 

3. Enfatize o processo, não apenas o resultado – ajude o pequeno a entender que a tentativa é tão valiosa quanto a conquista: independente do resultado, elogie os esforços e destaque histórias de pessoas que, antes de alcançar o sucesso, enfrentaram inúmeros desafios.

4. Incentive a resiliência – a resiliência é a habilidade de lidar com adversidades. Ajude a criança a desenvolver essa virtude, mostrando que as derrotas são oportunidades de crescimento e não definem nossa identidade (uma dica é usar exemplos de suas próprias experiências ou de figuras inspiradoras para ilustrar como superar dificuldades faz parte do processo de aprendizado).

5. Apresente estratégias de autorregulação – ensine o seu filho a identificar sinais de que a frustração irá induzir uma explosão emocional, recorrendo a técnicas de autorregulação como contar até dez ou fazer respirações profundas. Dessa maneira, a criança contará com uma gama de ferramentas para o enfrentamento saudável da perda, evitando reações típicas de uma criança irritada.

6. Foco na diversão e aprendizado – seja em um jogo ou em uma competição, reforce que o aprendizado e a diversão são mais importantes que a vitória: afinal, ainda quando não vencemos, estamos ganhando experiência e conhecimento nos tornarão mais habilidosos e confiantes.


Se o motivo da sua preocupação é o “meu filho não sabe perder”, esperamos que as recomendações acima sejam úteis para que o seu pequeno aprenda a abraçar as derrotas como oportunidades de crescimento, construindo resiliência emocional e aprendendo a lidar com a frustração de maneira saudável. Acesse nosso blog para mais dicas sobre desenvolvimento na infância!

Ative seu desconto! Preencha abaixo para entrar em contato e receber seu desconto da Black Friday!

    Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

      Preencha o formulário para entrar em contato e confirmarmos seu agendamento!

        Ir para o WhasApp
        Escola de Música Suzuki
        Ficamos felizes que esteja aqui!
        Como podemos ajudar?