O que a Empatia representa para nós? | Projeto Crianças, Música e Valores

O evento de ontem (09/06) sobre Empatia foi mais um momento muito especial do projeto Crianças, Música e Valores, onde pais, professores e alunos puderam contemplar mais um valor importantíssimo para a evolução das novas gerações, a empatia.

No primeiro momento, compartilhamos um vídeo onde o aluno Malkin tem um gesto de empatia com a professora Rafaela em uma das aulas online, onde ele percebe o sentimento da professora a tenta reverter a situação para ela ficar feliz.

Além disso, abordamos a compreensão dos nossos sentimentos para a partir daí, entendermos os sentimentos das outras pessoas e como nos colocar no lugar de cada uma delas. Chegamos a conclusão que não podemos sentir 100% do que o outro sente, porém, o esforço e o entendimento das emoções dos outros, já é um exercício de empatia com quem está próximo de nós.

Para dar um exemplo de compreensão das emoções, foi citado o filme Divertidamente (Disney Pixar), onde a protagonista Railey tem uma “sala de comando” dentro de sua mente, que mora a alegria, tristeza, raiva, nojinho e o medo, e todos eles trabalham juntos para o crescimento e aprendizado da garotinha.

Para entender melhor, acompanhe o vídeo abaixo:

A interação dos alunos foi fundamental para que o evento se tornasse ainda mais especial, pois, contamos com a apresentação da Ana Luiza (piano), Franco (violino) e do Prof. Thiago (flauta doce), além disso, nossos alunos deram um show de opinião sobre a empatia, e como eles percebem esse valor no entorno de seu dia-a-dia.

Acompanhem mais do nosso projeto em nosso Instagram:

@escolademusicasuzukisp