Projeto Crianças, música e valores

Propósito do projeto

O projeto Crianças, música e valores tem por finalidade conscientizar e mobilizar crianças para a prática de valores humanos por intermédio da música.

Esta iniciativa irá levar, por meio de uma experiência musical online, um valor diferente a cada mês do ano, proporcionando às crianças uma compreensão lúdica dos conceitos de paz mundial, ética, tolerância, gratidão, cultura, solidariedade, educação, família, liberdade, igualdade, inclusão, honestidade, tolerância.

A ideia se baseia na filosofia Suzuki de educação musical, criado pelo pedagogo Shinichi Suzuki, para quem o objetivo de se aprender um instrumento é tornar-se uma pessoa melhor. Para ele e para todos nós, “as crianças são a base de uma era”.

Nesse evento, as crianças irão praticar música e expressar como podemos tornar o mundo um lugar melhor para nossas famílias, que atitudes tomar, quais são nossos direitos e deveres como cidadãos e a responsabilidade de assegurar um futuro melhor para as gerações presentes e futuras.

Por meio da música, as crianças levam para suas famílias além de suas habilidades artísticas, os valores que aprendeu, por meio de habilidades extra musicais, tais como concentração, disciplina, persistência, atitude de aprender, lidar com frustrações, autoconfiança, busca do belo, coragem para inovar.

Esperamos demonstrar como a música contribui para que as crianças se tornem grandes propagadoras da evolução constante e positiva de um mundo melhor, de paz, união, empatia, respeito, honestidade, igualdade, justiça, tolerância, solidariedade e cultura.

O apoio será livre de custos e a participação das famílias será totalmente gratuita.

Descrição do evento

O projeto Crianças, música e valores, destinado a crianças e pais, será online e consistirá num sarau que conterá experiência musical e declamação de uma mensagem apresentando um desenho previamente elaborado pelas famílias.

Acontecerá toda segunda terça-feira de cada mês, conforme calendário, exceto em janeiro que será no final do mês.

De início, faremos um momento de descontração com os integrantes, uma espécie de quebra-gelo, seguido de uma reflexão sobre o tema do evento. O sarau prosseguirá com alguns alunos da escola tocando seus instrumentos e despertando a imaginação dos demais participantes. Em seguida, todos serão convidados a experimentar tocar um instrumento imaginariamente: uma experiência visual, auditiva e sinestésica.

Por fim, será solicitado às crianças participantes, que façam um desenho que represente o tema do evento. Esse desenho será apresentado no final do sarau, juntamente com uma mensagem falada de cada participante.

O dress-code será opcional, podendo os participantes do evento utilizarem roupas ou acessórios que simbolizam o tema proposto no mês em questão.

Acesso ao evento

O evento será online por intermédio da plataforma Zoom, conforme link que será disponibilizado previamente para os inscritos.

A inscrição dos participantes no evento, inclusive para cessão de direitos de imagem, será feita por intermédio do seguinte link:

Os inscritos neste link poderão participar dos futuros eventos do projeto e irão receber informações sobre nossos eventos por e-mail.

Calendário do projeto

Os temas poderão ser alterados conforme fatos noticiados no decorrer do ano no Brasil e no mundo.

A Escola

​Somos uma escola especializada na educação musical pela metodologia Suzuki.

Gostamos de cuidar com atenção na formação musical de crianças de 0 a 6 anos de idade, acompanhando-as até a idade universitária. Temos alunos adultos e da terceira idade.

​Também oferecemos cursos para professores que queiram se capacitar para dar aula pelo método Suzuki, com professores capacitadores reconhecidos internacionalmente.

Nossa escola existe desde 1987, isto é, há mais de 30 anos, aplicando o método Suzuki e influenciando a vida de muitos alunos e famílias.

Nossa missão

A missão da Escola de Música Suzuki de São Paulo tem como base a educação por intermédio da música. Desenvolvendo habilidades artísticas musicais com o apoio de pais que estejam preparados para educar os filhos, em parceria com a escola, para que alcancem a maestria artística.

Nós nos inspiramos nos princípios do pensamento de Shinichi Suzuki, para quem toda criança é capaz de aprender música da mesma forma que aprende a falar a língua materna.

É necessário mais que habilidades em instrumentos: caráter e valores são fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças.

A dedicação e a competência de nossos professores que são apaixonados pela educação musical de crianças, adolescentes e adultos, é peça chave para conseguirmos evoluirmos cada dia mais.

Alguns vídeos de nosso trabalho

Você pode assistir uma audição online neste link:

Neste outro link você irá ouvir um tema de Paganini:

No canal do Youtube da escola você encontrará outros vídeos:

Apoio e Patrocínio

Você poderá apoiar ou patrocinar o projeto, entrando em contato conosco pelo Whatsapp (11) 98548-6143.