Tipos de ouvido

Tipos de ouvido musical: seu filho tem “ouvido relativo” ou “ouvido absoluto”?

Se você tem a vontade de introduzir o seu filho aos instrumentos musicais ou até mesmo ao canto, vale muito a pena entender qual dos tipos de ouvido musical ele possui, sabe por quê?

Porque identificando e apurando desde cedo a capacidade de reproduzir uma canção, a criança terá muito mais facilidade em aprender a linguagem musical e aprimorar os seus próprios talentos.

A seguir, vamos entender um pouco mais a fundo quais são os tipos de ouvido musical e como aprimorar o desempenho do seu filho na hora de perceber as sutilezas das músicas e tocar com maestria. Vamos em frente?!

Tipos de ouvido musical: quais são e por que são tão importantes?

Quando o objetivo é identificar e reproduzir qualquer canção sem precisar de cifras, partituras ou mesmo de qualquer outra referência, o que vem à tona é compreender os 2 tipos de ouvido musical: o absoluto e o relativo.

E é a partir do ouvido bem trabalhado, da escuta direcionada, que a criança bem treinada se torna capaz de reproduzir uma composição com mais autonomia, podendo até mesmo improvisar, compor e aprender a tocar novos instrumentos com muito mais facilidade. A criança pode se tornar independente de seu professor para descobrir as notas por si só!

Dito isso, vamos conhecer a diferença entre ambos os tipos de ouvido musical:

• Ouvido absoluto: entre os dois tipos de ouvido musical, esse não só é o menos comum, como também o mais atrelado a fatores genéticos. É capaz de reconhecer as mais variadas frequências (altura dos sons, como dó, ré, fá sustenido, si bemol) sem qualquer tipo de parâmetro no momento do reconhecimento, nomeando e reproduzindo diversos tons de forma isolada. Ou melhor, os parâmetros existem e já estão na memória da criança. Com efeito, pesquisas recentes indicam que ele não é tão absoluto assim: depende de o ouvinte conhecer previamente o timbre do instrumento ou de uma voz, por exemplo. Ou seja, alguém que já conheça previamente o som de um piano, por exemplo, pode dizer o nome de qualquer nota que ouça ao piano. Mas se ouvir alguém cantando, pode ter alguma dificuldade até formar um repertório das notas em sua memória, através de uma escuta direcionada. Não se preocupe se você não tiver esse tipo de ouvido: muitos músicos não o possuem e são incríveis!
  • Ouvido relativo: o segundo tipo é característico de músicos que conseguem identificar os padrões estruturais dos sons independentes da complexidade, o que é feito a partir de um processamento mais abstrato que busca relacionar diferentes formas e estruturas musicais. Por exemplo, alguém pode cantar uma música completamente bem e de forma afinada, ainda que não esteja no tom que o compositor escreveu. Ou seja, a pessoa consegue reproduzir uma canção lindamente ainda que comece na nota lá e o compositor tenha composto começando pelo ré, por exemplo. Para quem tem esse tipo de ouvido, se alguém tocar uma nota qualquer como referência, essa pessoa encontrará o ré e cantará a nota perfeitamente no mesmo tom que o compositor escreveu. Ter esse ouvido é bem mais importante musicalmente falando. Quem tem apenas o ouvido absoluto precisa treinar muito para desenvolver o relativo.

Por isso, uma forma de identificar o ouvido relativo é observando se o músico precisa de uma referência para identificar esses elementos, elevando e diminuindo os tons a partir de uma nota já dada.

Qual dos tipos de ouvido musical é o melhor?

Um erro muito cometido quando não se adentra muito nos tipos de ouvido musical é achar que o ouvido absoluto consiste em um “ouvido perfeito”, sendo supostamente mais importante e mais especial que o ouvido relativo.

Mas a verdade é que até mesmo o ouvido absoluto tem a sua limitação, não conseguindo – por si só – identificar uma sequência melódica depois que alteramos levemente as notas: daí a importância de desenvolver ambos os tipos de percepção auditiva, desde a infância, para um melhor reconhecimento da linguagem musical.

Entendi os tipos de ouvido musical, mas como desenvolvê-los?

Apesar de ter relação com fatores genéticos, ambos os tipos de ouvido musical podem ser desenvolvidos desde cedo a partir da prática, sendo que a habilidade de usar o ouvido relativo geralmente é adquirida com mais facilidade.

Dito isso, fique de olho nessas dicas para treinar a percepção musical do seu pequeno:

• Estimular a criança a ouvir música de maneira atenta, identificando os instrumentos e os detalhes técnicos por trás de cada som. A dica aqui é escolher músicas mais simples e adaptá-las quando necessário, sempre respeitando o alcance do seu filho
  • Convide o seu filho a memorizar as sequências sonoras e reproduzi-las através do canto: uma vez que ela for capaz de fazer isso, estará pronta para reproduzir essa sequência no instrumento