Transformação das famílias através da música!

Estudos comprovam que aprender música ajuda no desenvolvimento de vários aspectos do ser humano como, físico, intelectual e emocional. E quanto mais cedo o contato com instrumentos e notas melhor. Na infância, as crianças são mais rápidas em aprender, e estabelecem habilidades capazes de melhorar o relacionamento interpessoal. Ao aprender uma música e apresentá-la, seja para a família ou em público, a criança se sente capaz. A música é uma arte sensível que tem a capacidade de unir e reunir as pessoas, é só alguém começar a tocar um violão e outras pessoas já chegam para acompanhar os versos musicais, ou mesmo só apreciar. Pensando nisso, a Escola de Música Suzuki de São Paulo, tem como metodologia primordial a participação da família no aprendizado. Deseja saber mais sobre os métodos da escola? Confira:

Como aprender música pode atuar na transformação das famílias? Os pais são os principais influenciadores e incentivadores dos filhos, também são eles os responsáveis por matricular e acompanhar as crianças nas aulas. Quando os pais participam ativamente desse processo, fica mais difícil o filho desistir de prosseguir ao aprender um instrumento musical. Nesse contexto, listamos alguns pontos que explicam mais sobre a metodologia Suzuki, e como ela pode ser benéfica para a família, através da música. Vejamos:

1. O método Suzuki De acordo com o professor Shinichi Suzuki (1898-1998), criador do método, a linguagem materna ensina com amor e encorajamento no âmbito familiar. Com isso, levando para o ambiente musical, as crianças podem adquirir muito mais que conhecimentos em música. Dessa forma, quanto mais cedo começar aprender um instrumento musical, melhor. Nos pilares da metodologia Suzuki, a referência e participação dos pais sempre se fazem presentes. É uma filosofia de ensino compor o triângulo: professor, aluno, pais.

2. Orientação aos pais Ao matricular os filhos na escola de música, os pais ou responsáveis pela criança, recebem um treinamento. Os professores recomendam que a participação dos responsáveis é fundamental para o sucesso do aprendizado com a aplicação do método Suzuki. Este é o primeiro passo. Assim, os filhos se comprometem e progridem nas habilidades sócio-emocionais, cognitivas e motoras.

3. Técnicas de ensino Para aprender a tocar um instrumento ou uma música, geralmente, existem técnicas específicas. Na Escola de Música Suzuki, a metodologia permite que o professor seja livre para adicionar ao método, seus conhecimentos adquiridos em sua formação e experiência. Além disso, os professores são capacitados e estão sempre renovando os seus conhecimentos em cursos que integram as disciplinas de filosofia, instrumentos e vivencias pedagógicas. Dessa forma, o professor desenvolve senso de observação, de comunicação, e resolução de conflitos. Sempre voltado ao humano e à família. Assim, a transformação das famílias através da música se dá pelo conjunto dos fatores: pais envolvidos, metodologia afetiva, crianças engajadas. Aprender música é mais do que saber tocar um instrumento ou uma melodia, é transformar relações e pessoas em algo muito melhor.