Alguma vez você já se perguntou quais são os instrumentos musicais de sopro?
Então prepare o papel e a caneta, pois neste post falaremos sobre esses instrumentos muito antigos que além de ter grande destaque na história da Música, também marcam presença em estilos como o jazz, o blues e o choro.
Ao final da leitura, você terá aprendido quais são os instrumentos musicais de sopro, suas características e classificações para já sair daqui entendendo o básico sobre essa que é – sem dúvida! – uma das mais incríveis invenções da espécie humana.
Quais são os instrumentos musicais de sopro, afinal?
Antes de listar quais são os instrumentos musicais de sopro, é preciso voltar um passo e entender a característica que todos eles compartilham: a capacidade de emitir o som pela vibração do ar através de um ressonador, cujo tamanho possui influência direta na frequência sonora.
Dito isso, aí vai uma observação na hora de escolher um exemplar para chamar de seu: para frequências maiores (sons mais agudos), prefira ressonadores de maior comprimento; para frequências menores (sons mais graves), prefira ressonadores de menor comprimento.
Anotou aí a dica?
Então vamos em frente na caracterização nessa família pioneira de instrumentos, cujos exemplares mais antigos – datados da Pré-história! – eram compostos por materiais como bambu, ossos e chifres de animais. Interessante, não acha?
Pois saiba que hoje os instrumentos de sopro estão divididos em dois grandes grupos: a família dos metais e a das madeiras.
Essa classificação, no entanto, não está necessariamente relacionada ao tipo de material utilizado na fabricação, mas sim à presença de uma palheta flexível nos instrumentos de madeira que, por sua vez, se encontra ausente na família dos metais (na flauta, por exemplo, os lábios entram em contato direto com o bocal).
Quais são os instrumentos de sopro na família das madeiras?
Entendida essa diferença, agora vamos descobrir quais são os instrumentos musicais de sopro pertencentes à família de madeiras:
- Flauta: com uma sonoridade mais aguda e aveludada, trata-se de um dos instrumentos mais versáteis e antigos, produzidos pelos nossos antepassados com ossos de animais.
Entre os seus principais subtipos, a flauta transversal e a flauta doce são os mais conhecidos, sendo esta última uma opção mais simples, bastante comum entre os iniciantes e muito presente nas aulas de instrumentalização e musicalização infantil.
- Fagote: típico de orquestras e com duas palhetas, é o que emite o som mais grave e um dos mais estruturalmente complexos, com uma parte de metal e outras quatro de madeira.
- Clarinete: bastante versátil, o instrumento também conhecido como “clarineta” é capaz de emitir uma ampla variação de sons que vão desde os mais graves até os mais agudos, marcando posição nas orquestras e em estilos musicais como choro, samba e MPB.
- Oboé: este instrumento não é muito fácil de ser tocado, pois além de um excelente domínio dos lábios, ele exige um grande controle da respiração por parte do oboísta.
Seu som é muito harmonioso, o que levou reconhecidos compositores a popularizarem o oboé incorporando-o em suas composições.
Quais são os instrumentos de sopro na família dos metais?
Agora, veremos quais são os instrumentos musicais de sopro pertencentes à família dos metais:
- Trompete: frequentemente utilizado no frevo e no mambo, possui sonoridade aguda e é muito comum em composições solo, com uma presença super marcante que chama a atenção dos ouvintes
- Saxofone: mais conhecido simplesmente como “sax”, é um instrumento que emite sons agudos e médios, bem suaves e envolventes, muito usado em solos e com destaque no jazz
- Trombone: produz diferentes sons através de um pistão que controla a saída do ar, emitindo um timbre mais grave comumente utilizado como base para solos de outros instrumentos.
- Gaita: também chamada de “harmônica” ou “gaita de boca”, é o instrumento de sopro mais fácil de aprender a tocar, além de ser simples de transportar.
Há dois tipos: a diatônica – mais indicada para o gaitista iniciante, equipada com um só tom e escala pronta – e a cromática – que produz qualquer escala.
Agora que você já sabe quais são os instrumentos musicais de sopro, conta para a gente: qual dos exemplos acima mais lhe chamou atenção? Já pensou em se tornar um expert em algum deles? E por que não aproveitar e também introduzir o seu filho a esse aprendizado?
Clique no link e saiba mais sobre as aulas de música infantil e por que aprender música na infância é tão importante. Nos vemos em breve!