Você tem uma criança hiperativa? Saiba como a música pode salvar a capacidade de aprendizado do seu pequeno

Muitos não sabem, mas a música pode ser uma ferramenta poderosíssima quando o assunto é desenvolver o senso de responsabilidade, atenção e aprendizado de uma criança hiperativa em sala de aula, sabe por quê?

Porque o aumento do foco, a redução do stress e desenvolvimento de uma autoestima inabalável são apenas algumas das conquistas que essas crianças experimentam à medida que aprendem a cantar ou a tocar um instrumento!

Por isso, se você é pai ou mãe de uma criança hiperativa e deseja, no fundo do seu coração, levar o rendimento escolar e a qualidade de vida do seu filho para o próximo nível, fique com a gente e descubra como uma boa escola musical pode fazer a diferença.

Entendendo a criança hiperativa: como a música pode ajudar?

Mas antes de nos aprofundarmos nos benefícios que a música pode trazer para o seu pequeno, vale voltar um passo e definir o que caracteriza uma criança hiperativa, geralmente diagnosticada com o famoso Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Assim, o quadro marcado por desatenção e impulsividade costuma ter origem genética e pode se estender até a idade adulta, embora os sintomas na infância sejam mais intensos e alarmantes em muitos dos casos, a saber:

• Constante inquietação: a dificuldade da criança hiperativa em permanecer calma é motivo de constantes queixas dos colegas e professores, uma vez que acabam bagunçando e tumultuando o ambiente a ponto de prejudicar o aprendizado.
  • Dificuldade em seguir rotinas e regras: mais uma consequência do comportamento impulsivo, a intolerância excessiva diante das regras de convívio pode levar à agressividade e conflitos com família, professores e colegas.
  • Baixa sociabilização: além da impulsividade, a tendência ao isolamento e, em alguns casos, o instinto competitivo podem afastar o seu filho das outras crianças e dificultar a tentativa de fazer novos amigos.
  • Falta de foco: é comum que a criança hiperativa tenha dificuldade em concluir tarefas e prestar atenção em explicações longas ou monótonas, o que desfavorece a aquisição de novos saberes.
  • Redução da autoestima: como se não bastassem os altíssimos níveis de ansiedade e stress, o baixo rendimento escolar e a solidão fazem com que a criança se sinta incapaz ou insuficiente, gerando uma necessidade de trabalhar a autoestima.

Mas cá entre nós:

O outro lado que muitos não contam, mas a neurociência também já comprovou, é que uma criança hiperativa pode contar com uma imensa capacidade criativa e intelectual, responsável por potenciais que podem ser simplesmente incríveis quando estimulados!

E é aqui, caro leitor, que a educação musical se torna uma grande aliada, pois ajuda a desenvolver habilidades cognitivas que, complementando o trabalho psiquiátrico, reduzem as dificuldades e bloqueios que impedem a criança de acessar o seu verdadeiro potencial.

O impacto da música no desenvolvimento da criança hiperativa

Com um ensino musical dinâmico, lúdico e interativo, a criança hiperativa ganha um hobbie que desperta motivação, felicidade e interesse, e isso a faz entrar em um estado de atenção total que potencializa o foco.

Mais que isso: uma boa metodologia de ensino faz com que seu filho pratique a percepção de toda a complexidade por trás dos sons, ritmos e melodias, o que cientificamente é uma das melhores maneiras de cultivar um pensamento claro, linear e bem-estruturado.

E além desse amadurecimento intelectual, é incrível a forma como a criança se torna mais motivada à medida em que aprende, o que a faz ganhar a autoconfiança necessária para lidar com a própria limitação, aumentando inclusive o seu rendimento escolar.

– 3 motivos para uma criança aprender música!

O que a música causa no cérebro? | Ted Talks

Neste post, você entendeu o papel da educação musical no desenvolvimento da capacidade da criança hiperativa de manter o foco, a organização e a disciplina em prol do aprendizado!

Dito isso, a Escola Suzuki de São Paulo é uma das grandes referências brasileiras no ensino de música conforme a metodologia Suzuki, modelo mundialmente conhecido por acelerar o desenvolvimento da maestria musical. Saiba mais!