5 formas de estimular a criatividade infantil (e por que a música será sua aliada!)

Nos dias de hoje, é irrefutável que os holofotes da educação e da psicologia estão se voltando à criatividade infantil, um dos elemento mais importantes no desenvolvimento de ferramentas psíquicas que acompanharão os pequenos por toda a vida.

Em outras palavras, a criança precisa de espaço e estímulo para desenvolver, através do seu potencial criativo, um conjunto de talentos e habilidades que vão além do trabalho artístico e se aplicam em absolutamente todas as áreas da vida.

Então sem mais delongas, você vai conhecer agora que habilidades são essas e como os pais podem ajudar no desenvolvimento da criatividade infantil. Boa leitura!

Criatividade infantil: por que desenvolver?

Já dizia Jean Piaget que “a infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano”, mas você sabia que a criatividade infantil tem um papel ímpar no caminho para um desenvolvimento saudável e uma vida mais plena?

Então dá só uma olhada no tanto de vantagens que o seu filho obtém ao desenvolver desde cedo o seu potencial criativo:

• Construção da própria identidade: a criatividade infantil permite à criança colocar à prova suas abstrações mais íntimas, simbólicas e pessoais, adquirindo novos traços de personalidade a cada momento de experimentação.
  • Ganho de maturidade: uma maneira de extravasar a criatividade infantil é quando a brincadeira simula a vida adulta, e isso mostra que a criança está assimilando conceitos e regras de convivência essenciais para um amadurecimento saudável.
  • Superação das dificuldades: quando os professores e pais estimulam a criatividade infantil, a criança passa a ser capaz de encontrar soluções inteligentes para diversos tipos de problemas e dificuldades.
  • Desenvolvimento artístico e musical: a habilidade de associar e propor novos conceitos é decisiva no domínio não só dos instrumentos, improvisos e composições, mas também de habilidades como a dança, o desenho e o teatro.

Sucesso financeiro e profissional: na era da inovação e start-ups, indivíduos criativos costumam receber as melhores oportunidades de ascender na carreira.

Como os pais podem estimular a criatividade infantil? 5 dicas para não perder de vista!

Acredite se quiser, mas estimular a criatividade infantil através da brincadeira, da curiosidade e do aprendizado é tão importante para o desenvolvimento da criança quanto ensinar as cores, as letras e os números.

Mas não se preocupe se você ainda não sabe por onde começar, já que as dicas a seguir vão te dar todas as ferramentas para desenvolver o potencial criativo do seu filho.

A começar pela educação musical: você sabia que aprender a tocar um instrumento é uma maneira cientificamente comprovada de aumentar a atividade do hemisfério cerebral direito do cérebro?

Pois saiba que um elevado número de conexões nervosas dessa área é uma característica básica das pessoas que se destacam pela sua criatividade, e não é à toa que a metodologia Suzuki para bebês e crianças foca tanto em aliar o pensamento criativo ao aprendizado da música.

—> EFEITOS DA MÚSICA NO CÉREBRO: 5 INFORMAÇÕES QUE TE DEIXARÃO DE QUEIXO CAÍDO

Outras estratégias incluem:

Incentivar a criança a descobrir seus próprios gostos: na hora de escolher uma brincadeira para estimular a criatividade infantil, um hobby ou até mesmo um [instrumento musical], lembre-se que a criança direcionará o esforço criativo para o que lhe despertar mais interesse.

Por isso, esteja atento às preferências do seu filho e leve elas em consideração sempre que possível, ok?

• Saia da rotina de vez em quando: nada como uma viagem no fim de semana ou um passeio diferente para ampliar a percepção de mundo e desenvolver a criatividade infantil. Aliás, você e seu filho nem precisam sair de casa para conhecer as realidades mais inusitadas: nesse artigo, ensinamos como apresentar novos Universos à criança através da leitura!
  • Cuidado com a rigidez: o excesso de regras, rotinas e metas pode inibir o desenvolvimento da criatividade infantil e trazer com que a criança se sinta insegura. Junto com o excesso de críticas, esse é um fator que atrapalha – e muito – a formação de mentes criativas.
  • Estimular a curiosidade: experimente fazer brincadeiras que envolvam perguntas e dê espaço para que a criança chegue à resposta sozinha. Além de estimular a atividade cerebral, ela terá de usar a criatividade para investigar e solucionar esses questionamentos.

Por fim, quem matriculou o seu filho na Escola de Música Suzuki de São Paulo já sabe que se trata de uma oportunidade única para trabalhar a criatividade infantil, contando com a metodologia que começou com o violinista japonês Shinichi Suzuki e vem conquistando o mundo a passos largos. Saiba mais!