Qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento?
Se você tem o desejo de introduzir o seu filho no mundo da música, talvez já tenha se feito essa pergunta: afinal, como saber se já é hora de começar ou se ainda está cedo demais?
Nesse post, vamos explicar por que é tão importante aproveitar algo que é marca registrada da primeira infância: a quase infinita capacidade de aprendizado dos pequenos, que faz toda a diferença na evolução musical.
Dito isso, o que está esperando? Continue com a gente e descubra qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento!
Afinal, qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento?
Se você já está por dentro do que é a Filosofia Suzuki, deve lembrar que segundo o criador Dr. Shinichi Suzuki, “o potencial de cada criança é ilimitado”, mas você sabe de fato como a neurociência está por trás dessa máxima?
Então vamos começar pelo conceito de neuroplasticidade, ou seja, a capacidade que o nosso cérebro possui de se moldar conforme às experiências que acumulamos ao longo do desenvolvimento.
Ficou confuso? Então calma que a gente explica: na prática, ao passo que o seu cérebro realiza e reforça uma atividade através da prática repetitiva, a tendência é ele se adequar para que você se torne cada vez melhor naquilo.
Sabe quando você já praticou tanto aquela partitura que ela começa a fluir automaticamente do seu teclado?
E quando você teve dificuldade em cantar aquela nota, mas depois de tanto praticar ela já ecoa sem esforço algum?
Tudo isso é fruto da neuroplasticidade, mas é na sua primeira infância que a verdadeira mágica acontece: até os 6 anos de idade, a criança está no auge do seu potencial de construção, aquisição e interação de novas competências.
Junte a isso a abertura relativamente maior nessa faixa etária para novas experiências, dada a menor influência de inibições e medos que podem se acumular com o tempo, limitando o nível de entrega ao aprendizado.
Não é à toa, portanto, que a Metodologia Suzuki recomenda iniciar o mais cedo possível.
Um exemplo é o SECE, nosso programa de musicalização infantil que trabalha com bebês, recém nascidos e até mesmo mamães gestantes, sem falar nas aulas de canto e instrumentação para crianças de até 6 anos.
Quais os benefícios de começar a tocar um instrumento desde cedo?
Agora que você já sabe qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento, saiba que a primeira infância apresenta inúmeros benefícios que podem ser aproveitados não na música, como também nas mais diversas áreas da vida:
- Aumento da autoestima e autoconfiança
- Desenvolvimento da coordenação motora fina
- Aquisição de habilidades sociais, capacidade de trabalho em equipe e senso de responsabilidade
- Aprimoramento dos sentidos auditivo e visual
- Combate e prevenção da ansiedade infantil, estresse e depressão
- Amadurecimento e desenvolvimento das emoções
- Melhoria no aprendizado e desempenho escolar
- Potencialização do raciocínio lógico, memória e inteligência linguística
Como ajudar na escolha do instrumento?
Uma preocupação comum e, é claro, totalmente compreensível é a limitação que a pequena idade pode representar para o seu filho na hora de escolher um instrumento para chamar de “meu”.
Nesse caso, vale a pena buscar a orientação de um professor qualificado para avaliar as particularidades de cada criança buscando sinais de inclinações e preferências!
E por mais que a própria musicalização infantil, além das aulas experimentais, sejam um passo importante no processo de descoberta e manifestação das inclinações pessoais, o estímulo familiar no dia a dia também pode ser bastante útil:
- Apresente repertórios variados para que a criança se familiarize com diversos sons
- Leve a criança para assistir à orquestra e observar a dinâmica dos diferentes instrumentos que ali marcam presença
- Sempre que possível, revise junto à criança os instrumentos aprendidos em sala de aula: suas características, timbres e maneira de tocar
- Tenha paciência com o processo e a certeza de que, no tempo certo, a escolha será feita: enquanto isso não acontece, o exercício de habilidades que são base para todos os instrumentos continuará de forma lúdica a todo vapor
Nesse post, você aprendeu que a melhor idade para tocar o instrumento é nada mais, nada menos que o mais cedo possível.
Afinal, a facilidade de aprendizado na primeira infância, aliada a uma metodologia de ensino realmente eficaz pode acelerar – e muito! – a conquista do talento musical. Compartilhe esse post!