Quando o assunto é a socialização na infância, uma coisa é fato: praticamente todos os pais já se perguntaram, em algum momento, como estimular o seu filho a construir vínculos e fazer novas amizades.
E nada mais necessário: afinal, quando a timidez se faz presente, todo esforço é importante para tirar a criança do isolamento e permitir que ela se desenvolva com alegria, leveza e completude.
Então se você ainda não sabe, de fato, como estimular uma boa socialização na infância, esse post vai colocar um ponto final nas suas dúvidas com 6 dicas para lá de úteis: seja bem-vindo e vamos em frente!!
O que torna a socialização infantil tão importante?
É através da socialização infantil que a criança consegue moldar a personalidade e internalizar as normas de convívio, sendo esse um fator de grande importância até mesmo para a vida adulta.
Assim, cabe à família socializar o pequeno desde a mais tenra idade, pois é no relacionamento entre pais e filhos que a criança começa a desenvolver a sua inteligência interpessoal com mais segurança.
Por outro lado, é na escola, nos esportes e aulas de música infantil que os pequenos têm a oportunidade de realmente interagir com outras crianças, aprendendo assim a respeitar os colegas e estabelecer os seus próprios limites.
Como incentivar a criança a socializar
O processo de socialização infantil pode ser um verdadeiro fardo para a criança tímida ou excessivamente apegada aos pais, que costumam sentir medo e desconforto frente a outros adultos e crianças.
Mas se esse tem sido para você um motivo de preocupação, confira a seguir algumas orientações simples para te ajudar a acolher o seu filho nesse processo:
- Fortalecer o vínculo com a criança é o primeiro passo para uma boa socialização infantil
Muitos não sabem, mas a socialização infantil e a interação para com terceiros só são possíveis quando há liberdade para o diálogo no seio familiar, sabe por quê?
Porque além deaproximar pais e filhos, fazer os pequenos se sentirem ouvidos pode dar aquele boost de confiança que muitas vezes falta na hora de aprimorar a expressão corporal e verbal.
Mais que isso: ter uma rotina familiar com direito a passeios em família e brincadeiras ao ar livre também pode ser o que você precisava para se fazer presente e ajudar a criança a se sentir mais segura.
- Incentive a socialização infantil através da interação
Ao observar que o pequeno está com dificuldades em interagir num determinado contexto, estimular uma conversa ou brincadeira coletiva é – via de regra – uma atitude muito bem-vinda!
Porém, esse estímulo deve ser feito da maneira mais natural possível, por meio de uma sugestão: lembrando que é importante não constranger nossos filhos através do excesso de cobranças, certo??
- Estimule a autonomia
Uma criança segura emocionalmente terá mais facilidade em iniciar as interações, escolhendo como e com quem deseja se comunicar.
Portanto, é importante que os adultos não cerceiem a fala da criança e deixem que ela se expresse confortavelmente (sem deixar – é claro! – de estabelecer limites e ensinar as regras de boas maneiras).
- Limite o uso de eletrônicos
A relação entre o excesso detelas na infância e o isolamento social reforça a importância de limitar o uso de eletrônicos e incentivar oportunidades de convívio, seja brincando com os amiguinhos da vizinhança e/ou praticando um novo hobby coletivo.
- Introduza o seu filho à música
Fazer aulas de música infantil pode ser uma excelente maneira de estimular o convívio em grupo, através de uma inteligência social mais aguçada: um dos efeitos da música no cérebro.
Além de ganhar autoconfiança aprendendo a tocar um instrumento, a criança é estimulada a harmonizar com os demais sons da orquestra e, é claro, inspirar as mais diversas emoções ao tocar ou soltar a voz no palco.
Pronto: agora você já sabe como incentivar a socialização infantil e como a música pode ser útil nessa jornada, mas alguém já te contou sobre os motivos para o seu filho aprender a tocar violino? Clique para saber mais!