Leitura musical para iniciantes: saia do zero com o Método Suzuki

No post de hoje, falaremos sobre leitura musical para iniciantes: um assunto de grande importância na jornada até a maestria musical e que merece a nossa atenção, sabe por quê?

Porque além de embasar o aprendizado de qualquer música, as partituras servem como pilar da teoria musical, possibilitando registrar e transmitir ideias musicais.

Tendo em mente que o domínio da partitura é essencial no sucesso do músico, saiba que a habilidade para tal só virá com exercícios constantes e regulares, dedicação e disciplina. Confira nesse post as melhores dicas de leitura musical para iniciantes!

Leitura musical para iniciantes: como ir do zero ao avançado?

Aprender leitura musical para iniciantes é uma etapa de grande importância na jornada do músico, e que ótima chance de expandir os próprios talentos aprendendo a transformar símbolos em música!!

Dito isso, confira a seguir algumas dicas para facilitar esse processo e maximizar os seus resultados:

• A leitura musical para iniciantes começa na Teoria Musical

Desde as notas até os acidentes, pausas e claves, alguns conceitos da Teoria Musical servirão de base na leitura musical para iniciantes.

Fazendo uma analogia, os símbolos musicais estão para uma partitura como as letras estão para um texto: sem conhecer as letras, não se consegue ler um texto, e sem a compreensão dos símbolos musicais, não se consegue interpretar uma partitura.

Em outras palavras, cada símbolo fornece um comando para o instrumentista, uma instrução para a leitura e a interpretação correta de uma música: como linguagem, possibilita a comunicação entre todos que a conhecem, porque se trata de um código universal.

• Leitura musical para iniciantes: comece do começo com músicas simples

Não basta saber ler partituras sem treinar: a teoria é basilar na leitura musical para iniciantes, mas é na prática que a aprendizagem musical é consolidada, fixada, automatizada e aprimorada.

Então a dica é estudar por partes (podendo iniciar pela parte rítmica antes de partir para a parte melódica) e começar com músicas mais simples antes de se aventurar nas partituras mais complexas.

• Qualidade e persistência é melhor que rapidez na leitura musical para iniciantes

A regularidade é o segredo do sucesso, e com a leitura musical para iniciantes não é diferente: já o excesso de pressa, autocobrança e expectativa pode gerar a sensação de incapacidade e, consequentemente, a desistência.

Assim, recomendamos selecionar músicas mais simples que você já conheça e só aumentar o nível quando atingir um certo progresso: é necessário praticar de forma constante e evoluir a cada dia, mesmo que lentamente.

Além disso, os exercícios devem ser diários para proporcionar resultados significativos, tornando o musicista apto para a leitura de qualquer partitura, independente do instrumento musical: no método Suzuki, isso é estimulado através das aulas coletivas, atividades individuais e práticas em casa.

• Comece treinando sem o instrumento

Partituras registram ideias harmônicas, rítmicas e melódicas que são intuitivamente assimiladas por bebês e crianças de até 3 anos nas aulas de musicalização infantil, onde a percepção dos elementos musicais é exercitada antes mesmo de escolher um instrumento musical.

E o mesmo vale na leitura musical para iniciantes, que pode antes ser exercitada sem o uso do instrumento, começando pelas divisões rítmicas e só depois passando para o solfejo, cantando a melodia, obedecendo as divisões rítmicas e altura das notas.

• Solte sua criatividade

​O estudo da partitura não precisa ser entediante ou monótono, e você pode usar a sua imaginação para um estudo mais dinâmico: essa também é uma proposta da filosofia Suzuki, onde até mesmo as técnicas mais complexas são ensinadas de maneira lúdica e acessível à primeira infância.

Nesse método criado pelo japonês Shinichi Suzuki, as atividades desenvolvidas nas práticas coletivas motivam através do espírito de colaboração, construção conjunta e ajuda mútua.

Chegamos ao final do post e esperamos que tenha compreendido a importância da leitura musical para iniciantes e como sair do zero de uma vez por todas.

Para saber mais sobre o método Suzuki e suas vantagens, acesse a página da Escola de Música Suzuki e descubra como podemos ajudar o seu filho a desenvolver seus talentos musicais!