Você sabe o que é um bebê high need?
Pois saiba que junto à felicidade que um bebê traz para a família, noites mal dormidas e momentos de muito choro também passam a compor a nova rotina: isso não é novidade para ninguém, correto?
Mas talvez você ainda não saiba que, sim: alguns bebês podem demandar mais carinho, atenção e contato físico, de modo que todo cuidado é importante para atender as necessidades do pequeno sem se esgotar mentalmente.
Você desconfia que o seu filho se encaixa nesse perfil?
Então siga com a gente para descobrir – de fato – o que é um bebê high need, quais as suas principais características e como lidar com esse desafio de maneira equilibrada.
O que é um bebê high need e como reconhecer?
Antes de entender o que é um bebê high need, lembre-se toda criança nasce com alta dependência em relação aos pais, e não há nada de atípico nisso: alguma carga de estresse é inevitável na grande maioria dos casos.
Já o termo “high need” se traduz como “alta necessidade”, e não é à toa:
Com maiores níveis de sensibilidade, apego e inquietude, os bebês high need são os que mais demandam o afeto, a companhia e paciência dos pais, que logo tendem a se sentir exaustos com o nível de esforço.
E se esse relato lhe soa familiar, saiba que essa não se trata de uma síndrome, mas um simples traço de personalidade apresentado por algumas crianças nos primeiros anos de vida.
Mas e aí? Como saber se o meu filho é um bebê high need?
As características a seguir vão te ajudar nessa identificação, mas cuidado: antes de definir o seu bebê como “high need”, é preciso procurar um pediatra e avaliar a existência de algum problema de saúde por trás de cada sintoma, combinado?
Dito isso, fique atento se o seu filho apresenta ao menos 4 dessas características, principalmente após os 5 meses de idade:
- Suas manifestações de choro e gritos são muito intensas e constantes
- Demanda atenção extrema por parte dos pais, muitas vezes levando à exaustão
- Sempre está alerta ao que está em volta e acorda a qualquer ruído. Não gosta de muita agitação no ambiente.
- Necessidade de mamar a todo instante, geralmente demorando mais que o comum (isso acontece porque a criança se sente confortável e protegida na amamentação)
- Apesar de sempre querer colo, o bebê high need apresenta sensibilidade ao toque
- A criança não aceita o berço e precisa ser embrulhada para conseguir pegar no sono
- Extrema inquietação e dificuldade em esperar, necessitando obter de imediato tudo que deseja e raramente se sentindo satisfeita
- Muito apegada aos pais, não aceita ficar com outras pessoas.
- Sono agitado e inconstante, com tendência a acordar várias vezes na mesma noite
Entendi o que é um bebê high need, mas como lidar?
Tendo em vista o que é um bebê high need, é inegável que essas crianças precisam de uma boa dose de cuidado, apoio e direcionamento, mas a boa notícia é que algumas estratégias te ajudarão a lidar com isso sem se sobrecarregar demais:
- Mantenha a calma – falar de forma ríspida com o bebê pode intensificar o comportamento indesejado: lembre-se que a criança precisa se sentir segura e reconfortada, então manter a calma é fundamental
- Evite a sobrecarga materna – tarefas como fazer a manutenção da casa, abastecer a despensa e cuidar da alimentação devem ser divididas entre os moradores da casa: isso ajudará a proteger a mamãe do estresse materno
- Utilize a distração com sabedoria – em momentos de choro, mostrar algo interessante no ambiente pode acalmar a criança, na medida que desvia a sua atenção da fonte de incômodo
- Identifique os gatilhos – observe as situações que disparam o comportamento agitado e procure evitá-las
- Métodos alternativos – massagens, óleos essenciais e música clássica são estímulos que induzem ao relaxamento, e mais: depois de conhecer os efeitos da música no cérebro, você vai descobrir que são infinitas as utilidades desse recurso no desenvolvimento infantil.
- Definir limites – com o tempo, é importante aprender como estabelecer limites para a criança de forma saudável: assim ela entenderá que nem sempre podemos obter o que desejamos na hora que queremos, um dos aprendizados mais importantes para administrar as frustrações e viver com serenidade
Agora que você já sabe o que é um bebê high need e como reconhecer os sinais, conte pra gente: você acredita que o seu filho se encaixa nesse perfil?
Independente desse fator, a musicalização infantil dos 0 a 3 anos de idade pode ser uma excelente ferramenta de gerenciamento emocional, relaxamento e diversão com atividades sistematicamente planejadas no programa Suzuki Early Childhood Education. Acesse nossa página e saiba mais!