Você já se perguntou como estabelecer limites para a criança de uma maneira realmente eficaz?
Pois saiba que essa é uma dúvida comum naquelas fases em que a criança desobedece ou tenta dar ordens aos pais, deixando clara a importância de educar os pequenos para um senso de respeito, responsabilidade e autogerenciamento das emoções.
Mas e aí? Como estabelecer limites para a criança de modo a garantir que ela alcance esse nível de maturidade?
É sobre isso que discutiremos a seguir!
Como estabelecer limites para a criança da maneira correta?
Uma dificuldade na hora de estabelecer limites para a criança é a ideia de que os pais precisam estar sempre fazendo as suas vontades para serem amados, mesmo que abrindo mão do seu maior propósito: educar os filhos para a autonomia, os valores humanos e o respeito.
Além disso, a vontade de ver os filhos sempre contentes é outro fator decisivo, já que pode resultar num excesso de mimos que não dá espaço para eles aprenderem a lidar com o sofrimento, aceitar limitações e gerenciar os seus impulsos.
Por outro lado, famílias que impõem limites em excesso também podem acabar sofrendo com a irritabilidade da criança, segundo especialistas na área de pedagogia e psicologia infantil.
E o motivo é mais simples que parece: não vale à pena exigir do pequeno uma postura incoerente, incompatível com a sua idade ou que não lhe terá benefício algum, quer ver um exemplo?
Imagine que você decide trazer o seu bebê de um ano e meio para uma festa que vai até a madrugada com direito a caixas de som e karaokê:
Esse é o tipo de ambiente que trará irritabilidade e fará a criança perder uma noite de sono, sendo impossível e injusto tentar exigir que ela se comporte nesse caso.
Em outras palavras, estabelecer limites para a criança envolve entender que o objetivo não é impor regras arbitrárias nem recorrer aos mimos, mas sim proporcionar aquilo que for necessário para a construção do caráter!
Aprenda como estabelecer limites para a criança, mas não perca a coerência de vista
Para entender como estabelecer limites para a criança da maneira adequada, é preciso ter em mente a importância de dar o exemplo antes de esperar que os pequenos se comportem bem!
Afinal, lembre-se que a criança não só tende a se espelhar no comportamento dos pais, como também perceber incoerências com muita facilidade:
Logo, elevar o tom de voz para que o pequeno pare de gritar, por exemplo, pode fazer com que ele ignore, questione, ou se irrite com o pedido.
Seja constante ao estabelecer limites para a criança
Se você já começou a estabelecer limites para a criança, como sobremesa só depois do almoço e dormir às nove horas da noite, parabéns: agora é hora de cumprir as suas promessas e evitar ao máximo abrir exceções!
Quando mais CONSTÂNCIA você tiver nessas obrigações, mais elas serão respeitadas e incorporadas à rotina do pequeno, e é apenas uma questão de tempo até que ele deixe de insistir em comer a sobremesa antes do almoço ou ficar acordado até tarde, por exemplo.
Seja constante ao estabelecer limites para a criança
Se você já começou a estabelecer limites para a criança, como sobremesa só depois do almoço e dormir às nove horas da noite, parabéns: agora é hora de cumprir as suas promessas e evitar ao máximo abrir exceções!
Quanto mais CONSTÂNCIA você tiver nessas obrigações, mais elas serão respeitadas e incorporadas à rotina do pequeno, e é apenas uma questão de tempo até que ele deixe de insistir em comer a sobremesa antes do almoço ou ficar acordado até tarde, por exemplo.
Estabeleça limites para a criança, mas incentive também a reflexão!
Sempre que a criança se comportar de maneira desrespeitosa, tente deixar claro o que há de errado naquele comportamento, mostrando como você se sentiu triste por conta daquela atitude:
É comum a criança ainda não ter consciência dos sentimentos dos outros, e assim você estará estimulando a construção de um senso de empatia que ela levará para toda a vida!
Para concluir, esperamos que com essas dicas você tenha aprendido como estabelecer limites para a criança e esteja pronto para dar ao seu filho a melhor educação possível.
E se você está à procura de uma atividade que estimule a construção dos valores éticos e do caráter na criança, não deixe de ler o artigo Método Suzuki: entenda por que essa filosofia musical promete – e muito! – para a formação do caráter do seu filho