A inteligência emocional infantil consiste na capacidade de, desde cedo, identificar e gerir os próprios sentimentos, além de respeitar as emoções alheias e estabelecer relacionamentos saudáveis com o meio social.
E tamanha é a importância dessa habilidade que seus benefícios são inúmeros:
Desde o bom rendimento escolar até a capacidade de lidar com desafios, a inteligência emocional infantil proporciona inúmeras vantagens e é sem dúvidas um fator decisivo no desenvolvimento de qualquer criança.
O que é e por que desenvolver a inteligência emocional infantil?
Quem já conhece a teoria do americano Daniel Goleman sabe que o controle emocional é importante para o sucesso em qualquer esfera: e isso vale até mesmo para a inteligência emocional infantil, sabe por quê?
Porque na infância começamos a desenvolver os 5 pilares que, segundo Goleman, são fundamentais para uma vida satisfatória tanto pessoal quanto profissionalmente. São eles:
- O conhecimento das próprias emoções como o primeiro passo para a inteligência emocional infantil
Também conhecida, entre os 7 tipos de inteligência de Howard Gardner, como a inteligência intrapessoal, trata-se da capacidade de reconhecer os próprios sentimentos de forma rápida e clara, testemunhando a inteligência emocional infantil através do autoconhecimento e do controle da ansiedade.
- O controle dos próprios sentimentos: qual a sua importância na inteligência emocional infantil?
O controle das emoções consiste não na repressão, mas na capacidade de gerir os próprios sentimentos em prol da tomada de decisões mais conscientes e assertivas: uma verdadeira dádiva proporcionada pela inteligência emocional infantil quando estimulada em casa e na escola!
- Automotivação
Outro elemento importante na inteligência emocional infantil, a capacidade de persistir perante os desafios e acreditar na capacidade de atingir os próprios sonhos é um dos valores indispensáveis quando estamos submetidos aos desafios da vida
- Empatia
Já a capacidade de assimilar, compreender e respeitar os sentimentos de outras pessoas recebe o nome de empatia: uma habilidade de grande importância para um coração que se compadece pela vulnerabilidade do outro e não pensa duas vezes antes de fazer o bem.
- Relações interpessoais
A inteligência interpessoal, por fim, consiste no poder de comunicação e na facilidade em estabelecer momentos de troca com amigos, colegas e familiares: sem dúvida, a socialização na infância é uma habilidade que precisa ser incentivada e merece nosso cuidado!
Ensino Suzuki como aliado da inteligência emocional infantil
Criado no século XX pelo filósofo e violinista Shinichi Suzuki, o método de ensino musical Suzuki vai muito além da técnica que desperta o talento artístico dos nossos filhos, trabalhando o ensino da música na construção da inteligência emocional infantil.
Sabe como isso é possível no Método Suzuki?
Então vamos começar pelo trabalho da música como a “linguagem do coração em palavras”, promovendo a sensibilização e o autoconhecimento para compreender até mesmo aquelas emoções que as palavras comuns não alcançam.
Mais que isso: é através das dinâmicas coletivas que o método estimula a habilidade para tocar em conjunto, expressar as próprias ideias com clareza e fazer novas amizades, trabalhando a música também no fortalecimento da consciência social.
“Se as crianças ouvem boa música a partir do dia de nascimento e aprendem a tocar, elas desenvolvem sensibilidade, disciplina e resistência. Elas têm um belo coração.” – Dr. Shinichi Suzuki
Por que é preciso desenvolver a inteligência emocional?
Quanto antes estimulamos a inteligência emocional infantil, maior é a chance de nossos filhos se tornarem adultos mais seguros das próprias decisões e satisfeitos com as próprias realizações, sabe por quê?
Porque a criança que desenvolve a maturidade emocional já adquire, desde cedo, a maioria das habilidades fundamentais para um crescimento saudável:
- Facilidade em superar conflitos e desafios do dia a dia
- Aprimoramento da persistência e do senso de esforço
- Capacidade de autogestão das emoções e controle dos impulsos
- Domínio da comunicação não violenta
- Maior capacidade de autoconhecimento e construção de virtudes
- Melhoria no relacionamento entre pais e filhos
E aí? Gostou de saber mais sobre a inteligência emocional infantil e sua relação com o Método Suzuki?
Para saber mais sobre a Filosofia Suzuki, clique no link e confira nosso post completo respondendo às principais dúvidas sobre o assunto. Um abraço e até logo!