#filosofiasuzuki #metodologiasuzuki #escolademúsicasuzukidesãopaulo

Método Suzuki: entenda por que essa filosofia musical promete – e muito! – para a formação do caráter do seu filho

Em 1948, logo após a Segunda Guerra Mundial, surgia no Japão o Método Suzuki: uma nova maneira de ensinar música que revolucionou para sempre a nossa capacidade de encorajar a resiliência, honestidade e integridade dos nossos filhos!

Cada vez mais aplaudida e replicada em todo o mundo, a proposta do lendário Shinichi Suzuki é conhecida por transformar crianças em músicos de excelência, através de um mecanismo que não só facilita o aprendizado, como também ajuda na formação do caráter.

Quer entender como isso tudo funciona?

Então vem com a gente para descobrir o que é esse tal de Método Suzuki e por que ele fará toda a diferença no desenvolvimento e no amadurecimento do seu filho. Vamos nessa?

Método Suzuki: o que é e como funciona?

Foi através do livro “Educação e Amor” que o idealizador do Método Suzuki revelou ao mundo a resposta para a pergunta que não queria calar: por que seus pequenos pupilos aprendiam a tocar com tamanha facilidade? Qual era o segredo por trás de tanto talento e maestria?

E por incrível que pareça, a resposta é bem mais simples que parece, já que basta a gente se perguntar como as crianças assimilam a sua própria língua materna: não é de tanto ouvir, memorizar e repetir a fala dos adultos que elas mesmas aprendem a falar?

Pois saiba que essa mesma reflexão foi o que deu origem ao Método Suzuki – em outras palavras, um sistema de técnicas que aceleram o domínio de habilidades musicais através do mesmo trio que, quando crianças, nos ensinou a falar: escuta, memorização e repetição.

E o resultado foi tão bem-sucedido que, mais de 70 anos depois, a popularidade do método só vem aumentando, com alguns dos melhores professores de todo o mundo buscando qualificações que lhes permitem espalhar esse incrível modelo de ensino!

Três motivos para uma criança aprender música!

– Concentração, foco, música e esportes

Confira a seguir algumas das características mais marcantes do Método Suzuki:

1. Os resultados do Método Suzuki mostram que todos podem

Contrariando a crença de que talento musical é privilégio de alguns, o Método Suzuki prova que, assim como a habilidade de falar a própria língua, todos podem tocar um instrumento desde que desenvolvam a familiaridade com o Universo da música.

Em outras palavras, a constante observação, memorização e repetição desenvolvem, de modo inconsciente, uma facilidade de manusear instrumentos e perceber sutilezas nos sons, assim como as pessoas que julgamos já “nascerem” talentosas.

1. No Método Suzuki, o ser humano está acima do músico

Aprender música demanda esforço, dedicação e vontade de ser cada vez melhor, valores esses que são reconhecidos e incentivados pelo Método Suzuki, visando a formação de um ser humano que encara os desafios sem perder o seu caráter.

Isso sem falar que as crianças são estimuladas a interagir e colaborar umas com as outras, e muitos são os pais que identificam uma melhora considerável na sociabilidade, na desenvoltura e na própria comunicação dos filhos!

– O (não) jogo Brasil e Argentina e os valores que ensinamos a nossos filh@s

1. O papel de professor no Método Suzuki também pertence aos pais

O surgimento do Método Suzuki marca a primeira vez em que o papel da família para a educação musical da criança foi reconhecido e, inclusive, estimulado!

Transformação das famílias através da música!

Afinal, se a formação de um músico de excelência é também resultado da construção de valores, pais e mestres precisam agir em conjunto na hora de estimular que a criança desenvolva a sua integridade e inteligência emocional.

1. Como dizia o criador do Método Suzuki, “o homem é fruto do seu meio”…

Outro fator que chama atenção para a abordagem do Método Suzuki é o cuidado em criar um ambiente de aprendizado que desperte não só a motivação e a vontade de aprender, como também o respeito, a inclusão e a empatia.

Afinal, um dos elementos-chave do método é inspirar as crianças a confiarem no próprio potencial de fazer a diferença no mundo tornarem cada vez melhores.

Respeito e limites são importantes para uma criança? E para adultos?

– Você sabe reconhecer uma pessoa educada? | Projeto Crianças, Música e Valores

Para concluir, podemos observar que o Método Suzuki não é tão mundialmente respeitado à toa, já que até hoje vem mostrando resultados impressionantes quando o assunto é a desenvolver as inteligências emocional e musical de cada criança.

Ficou interessado? Então não deixe de agendar uma aula experimental para o seu filho na Escola Suzuki de São Paulo clicando aqui. Nos vemos lá! 😉