Se você ainda não sabe qual a importância da música na alfabetização, a hora de conhecer é agora!
E o motivo é simples: quanto mais próximo for o contato da criança com o Universo musical, melhor ela consegue consolidar os aprendizados e a capacidade de articular a linguagem.
Sendo assim, o que não faltam são maneiras de aplicar a música na alfabetização para que o seu filho consiga ler e escrever com mais facilidade. Continue a leitura!
Música na alfabetização: esse combo não poderia ser melhor…
Seja em sala de aula, na escola de música, ou em momentos com a família, a música na alfabetização é amplamente recomendada pelas autoridades em pedagogia e psicologia infantil.
Isso porque para além dos benefícios cognitivos, as dinâmicas musicais trabalham uma gama de habilidades que servem de base para o domínio da leitura e da escrita.
Entre elas, podemos citar:
- Consciência fonológica – quando bem planejado, o exercício da música na alfabetização pode turbinar a capacidade de segmentar, perceber e articular os fonemas, familiarizando a criança com os signos linguísticos
- Aprimoramento da memória – diversas pesquisas já comprovaram que aprender um instrumento ajuda a fortalecer a capacidade de memorização, uma das habilidades mais importantes no domínio da leitura e escrita
- Pensamento abstrato – o hábito de ouvir e, principalmente, fazer música é uma maneira comprovada de exercitar o raciocínio lógico-dedutivo, otimizando processamento da linguagem em nível cerebral
- Aquisição de repertório linguístico – quando as canções fazem parte do dia a dia, as crianças estão a todo tempo internalizando novas palavras, significados e padrões básicos de formação de frases
- Consolidação do imaginário: a influência musical na infância pode ampliar o repertório imaginativo e simbólico, o que é fundamental para a capacidade de expressar, distinguir e formular novos conceitos
Fica claro, assim, porque algumas atividades básicas envolvendo música são muito bem-vindas no ambiente escolar e – por que não? – na companhia dos pais.
Entre elas, podemos citar:
- Canções de roda – cantigas como “a barata diz que tem” e “borboletinha” costumam ser populares entre os pequenos e podem ser usadas em várias dinâmicas diferentes
- “Qual é a música?” – além de trabalhar o raciocínio, a identificação e a articulação verbal, essa brincadeira é garantia de muita diversão e risadas!
A regra é simples: os pais falam uma palavra ou sílaba a partir da qual os pequenos deverão inventar ou cantar uma música que já conhecem.
- Identificando as emoções – a ideia é reproduzir algumas músicas e pedir que a criança identifique como cada uma delas a fez se sentir.
Além de desenvolver a inteligência emocional, essa é uma maneira lúdica de ensinar a associação entre os termos e os seus significados!
- “Tirando as palavras” – aqui você pode começar cantando uma música inteira com o seu filho e repetir a cada partida, mas dessa vez omitindo uma a uma as palavras que vocês escolherem.
- Fazer uma paródia: ideal para os mais grandinhos, essa brincadeira vai render muita risada e pode ser altamente benéfica para o desenvolvimento da escrita, interpretação de texto e oratória
Como uma escola musical pode estimular a música na alfabetização?
A partir do momento em que uma escola especialista em musicalização infantil entra em cena, a música na alfabetização se torna uma ferramenta ainda mais poderosa.
Afinal, explicamos no post “Efeitos da música no cérebro: 5 informações que te deixarão de queixo caído” que dominar a própria voz ou tocar um instrumento possui inúmeras vantagens:
- Melhoria do aprendizado e do rendimento escolar
- Fortalecimento de conexões neurais em diversas áreas do cérebro
- Exercício do foco, presença e memória
- Liberação de neurotransmissores ligados à felicidade, autoestima e bem-estar
Uma vez cultivados pela criança na companhia dos pais e dos professores de música, esses benefícios podem ser decisivos para um processo de alfabetização mais promissor.
Você gostou de entender os benefícios da música na alfabetização e deseja proporcionar o melhor ensino musical para o seu filho?
A Escola de Música Suzuki de São Paulo é especialista no ensino de crianças desde a gestação até a idade adulta através da metodologia de ensino Suzuki.