Qual a diferença entre violoncelo e contrabaixo acústico? Sabia como decidir qual o melhor para seu filho

Qual a diferença entre violoncelo e contrabaixo?

Se você tem rodado a internet à procura do melhor instrumento musical para o seu filho, é provável que já tenha tido essa dúvida, e não é à toa: para quem não está tão familiarizado com a seção de cordas (violino, viola, baixo e violoncelo), essa é uma dúvida bastante comum.

Sendo assim, esmiuçaremos de um jeito simples qual a diferença entre violoncelo e contrabaixo acústico, e assim vai ficar super fácil escolher um instrumento para acompanhar a evolução musical de seu filho nos próximos anos. Vamos em frente?!

Qual a diferença entre violoncelo e contrabaixo?

No que se refere aos instrumentos de cordas, é comum as pessoas se perguntarem qual a diferença entre violoncelo e contrabaixo, que fazem sucesso não só nos coros e orquestras, mas também entre os solistas.

Para os fãs de música clássica, a boa notícia é que cada um possui belíssimos repertórios eruditos que foram escritos especialmente para eles, podendo performar inclusive as adaptações originalmente feitas para instrumentos como o violino.

Mas não pense que a fama desses instrumentos não extravasa também para a música popular: se por um lado você encontra o violoncelo no mpb e no rock, o baixo é um dos “queridinhos” nos trios de jazz, grupos de blues e bandas de música folk!

Essa popularidade, somada ao seu benefício para o desenvolvimento infantil, faz com que o violoncelo e o contrabaixo estejam entre as opções mais escolhidas para crianças, tendo em vista as principais diferenças entre ambos instrumentos de cordas friccionadas:

• Contrabaixo: popularizado pelo italiano Domenico Dragonetti, o contrabaixo acústico surgiu há mais ou menos 500 anos e possui atualmente 4 cordas afinadas em quartas, podendo ser tocadas com o contrabaixista em pé ou sentado.

O que mais intriga os fãs desse instrumento é o som que é produzido pela fricção com o arco (técnica da pegada francesa ou alemã) ou pelos dedos (técnica pizzicato), produzindo os tons mais graves da orquestra:

• Violoncelo: teve origem na Itália do século XVI com o músico Andrea Amati, sendo o segundo mais grave dos instrumentos de cordas sinfônicas e um dos que mais se assemelham com a voz humana.

Algo que chama atenção no violoncelo é a sua extensão, que o faz atingir notas agudas com tanta facilidade que é impossível não reparar na carga emocional de suas composições:

Entendi qual a diferença entre violoncelo e contrabaixo, mas qual escolher?

Agora que você já está por dentro de qual é a diferença entre violoncelo e contrabaixo, a boa notícia é que ambos são instrumentos apropriados para crianças, mas aí vem a pergunta: como escolher o mais adequado para o seu filho?

Afinal, se um adulto já possui certa experiência e autoconhecimento para fazer a sua própria escolha, não podemos dizer o mesmo no caso dos pequenos, que geralmente precisam de uma “mãozinha” dos pais e professores.

E aqui entra a importância não só de uma boa conversa, mas também dos programas de musicalização infantilvisitas à orquestraaulas experimentais.

Isso sem falar na iniciação aos instrumentos de corda, que ajuda muito na hora de aprender a distinguir o violoncelo e o contrabaixo na prática para o seu filho fazer a própria escolha!

E aí, entendeu qual a diferença entre violoncelo e contrabaixo?

Pois saiba que se você está pensando em apresentar algum desses instrumentos ao seu filho, você pode estar no caminho certo: aqui na Escola de Música Suzuki de São Paulo, nossos cursos de violoncelo e contrabaixo acústico começam a partir dos 3 anos de idade e agregam conhecimentos que nossos alunos levam por toda a vida. Saiba mais!