Qual o melhor esporte para criança? Sem dúvidas, essa é uma das perguntas mais feitas pelos pais que se preocupam com a saúde física e mental dos pequenos.
Então se você pensa em colocar o seu filho numa academia de esportes, está no caminho certo: além de manter o condicionamento físico e o desenvolvimento saudável, uma boa atividade física é fundamental no combate à ansiedade e na prevenção de doenças.
Quer saber qual o melhor esporte para criança? Continue a leitura para descobrir!
Qual o melhor esporte para criança? Conheça as melhores modalidades
Uma das principais etapas na hora de definir qual o melhor esporte para criança é entender, de fato, as preferências e inclinações do seu filho: mas não há dúvidas que algumas opções se destacam no público infantil.
A seguir, listamos as 6 opções que vale a pena considerar, tendo em vista a importância de praticar uma atividade genuinamente prazerosa:
1- Qual o melhor esporte para criança? Futebol é uma das grandes opções!
Mas e aí? Qual é o melhor esporte para criança, afinal? Iniciando a nossa lista, nada melhor que começar por uma das modalidades mais queridas por meninos e meninas, muito recomendada a partir dos 5 anos de idade.
Uma vantagem do futebol é que todos podem jogar juntos, incluindo os amigos e até mesmo os pais: uma simples brincadeira vira uma festa, e que ótima chance de passar um tempo de qualidade com seu filho, não acha??
Além de desenvolver o equilíbrio, coordenação motora e noções de espaço, o futebol é uma das melhores brincadeiras para fazer ao ar livre e juntar a criançada!!
2- O vôlei é mais um dos melhores esportes para criança
Pesquisas indicam que 14% do público infantil pratica esse esporte, e não é à toa: super versátil, o vôlei pode ser jogado na quadra, na praia ou até mesmo na piscina, sendo um dos melhores esportes para a criança a partir dos 7 anos de idade.
Além de trabalhar os membros superiores e inferiores, sua prática também estimula circuitos neuronais responsáveis pela proatividade, agilidade e foco, já que muita atenção é exigida para desempenhar jogadas rápidas.
3- Handebol
Mas se você está em busca do melhor esporte para crianças além do vôlei e do futebol, essa aqui é uma modalidade apreciada por quase 7% do público infantil, geralmente a partir dos 6 anos.
Uma partida dura 60 minutos, e o objetivo é fazer o máximo de gols por meio do trabalho em equipe: uma excelente ferramenta de socialização na infância, capaz de formar amizades que muitas vezes levamos por toda a vida!
4- Dança
Praticada por quase 29% dos pequenos de todas as idades, a dança é um dos melhores esportes para crianças e um grande estímulo para a criatividade infantil, capaz de amadurecer a comunicação e ressaltar os benefícios da arte na primeira infância.
E mais: se o seu pequeno gosta de muito de dança, é possível que ele curta bastante as aulas de musicalização infantil, desenvolvendo noções que serão fundamentais para o domínio dos mais diversos instrumentos (incluindo o próprio canto!).
5- Escalada
Se você deseja praticar com o seu filho uma modalidade mais radical, a escalada pode ser um excelente estímulo ao autoconhecimento e à persistência: mas certifique-se de procurar um bom instrutor e jamais subestime os equipamentos de segurança!
Apenas 3% dos pequenos têm experiência com essa atividade, que pode ser praticada a partir dos 7 anos: nessa faixa etária a criança já tem noção do perigo e maior controle do próprio corpo, podendo desempenhar a prática com sucesso.
6- Natação
Praticada em 47% dos casos, a natação é do agrado de inúmeras crianças, que geralmente recebem as primeiras lições dos próprios pais ou com a ajuda de professores de clubes e academias.
E apesar de poder ser praticada individualmente, trata-se de uma boa oportunidade para aproximar pais e filhos, especialmente quanto introduzida na rotina da família (a ideia é praticar, no mínimo, de 2 a 3 vezes na semana!).
Quando a dúvida é qual o melhor esporte para criança, o que não faltam são opções incríveis para estimular o condicionamento físico, o intelecto e a construção da personalidade.
E se a sua preocupação tem sido a recusa em fazer exercícios e o uso dos aparelhos eletrônicos, saiba que você não está sozinho: confira o nosso post sobre uso de telas na infância e descubra o que fazer nesse caso!