Poucas experiências são tão valiosas quanto mergulhar no Universo do violino para iniciantes, mas uma coisa é certa: escolher o modelo adequado é o primeiro passo para aprender, de maneira eficaz, a técnica desse instrumento.
Dito isso, a Escola de Música Suzuki preparou esse guia para os iniciantes que ainda não escolheram um exemplar para chamar de seu: desde considerações sobre orçamento até a qualidade do som desejado, abordaremos as 5 dicas essenciais para tomar essa decisão!
Então se o seu objetivo é embarcar na jornada do violino para iniciantes, esse artigo é o seu ponto de partida. Seja bem-vindo!
Violino para iniciantes: como escolher o modelo ideal?
Antes de adentrar em como escolher o modelo ideal de violino para iniciantes, que tal recapitular as características básicas desse instrumento?
O violino, conhecido por sua presença e versatilidade, é um instrumento de quatro cordas cujo som é produzido pela fricção com o arco.
Além de ser o “instrumento rei” da orquestra, ele é utilizado no folclore, no folk e até mesmo no rock.
Escolher um bom modelo de instrumento é crucial para aproveitar plenamente a experiência e as possibilidades que ele oferece.
Dito isso, o que não faltam são motivos para fazer uma boa escolha antes de iniciar o aprendizado do violino:
1- Qualidade sonora: um modelo de qualidade proporciona ao intérprete uma experiência musical elevada, graças a um som robusto, equilibrado e expressivo.
2- Qualidade ergonômica: além das características sonoras, o design e a construção do violino também influenciam o conforto e o desempenho na execução.
3- Durabilidade e resistência: materiais de qualidade prolongam a vida útil do instrumento, evitando desgastes prematuros e aumentando seu tempo de duração.
4- Afinidade com o estilo musical: certos modelos destacam-se em estilos específicos, adaptando-se à preferência do músico, tanto na música clássica quanto nos gêneros populares.
5- Valor de revenda: modelos reconhecidos e bem construídos mantêm ou aumentam seu valor ao longo do tempo, oferecendo um ótimo investimento no longo prazo.
Escolhendo o melhor violino para iniciantes em 5 passos
Agora que você conhece a importância de escolher um bom violino para iniciantes, confira abaixo os 5 passos para realizar uma escolha segura:
1- Avalie a qualidade do violino para iniciantes
Se o seu objetivo é escolher um bom violino para iniciantes, verifique a madeira, a montagem das peças e a presença de emendas, contando sempre com a ajuda de um especialista para atestar a qualidade (os professores de música da sua escola serão de grande ajuda!).
Afinal, uma boa estrutura influencia diretamente na durabilidade, na ressonância e na facilidade de manutenção, e não é à toa que os instrumentos produzidos por luthiers são a maior referência em qualidade para músicos avançados.
2- Avalie a marca do violino para iniciantes
Embora marcas com histórico comprovado muitas vezes garantam a qualidade do instrumento, vale lembrar que existem ótimas opções de fabricantes menos conhecidos. Portanto, um bom professor de música é capaz de identificar marcas respeitáveis que se encaixam no seu orçamento.
3- Considere a sua identidade musical na escolha do violino para iniciantes
Com benefícios que vão desde a formação do intelecto até o desenvolvimento motor, é recomendado começar pela música clássica, principalmente na primeira infância. Não é à toa que esse é o gênero mais trabalhado no método Suzuki.
Por outro lado, músicos que se identificam com a música folclórica, o jazz e o folk podem optar por instrumentos específicos para o gênero musical de interesse. Esse é um critério decisivo na escolha do exemplar.
4- Teste diversos modelos de violino para iniciantes
Quando o intuito é avaliar o som, a resposta do arco e o conforto do instrumento, experimentar uma variedade de modelos pode ajudar na escolha daquele que mais atende à sua necessidade. Para as crianças de até 3 anos, as aulas de musicalização infantil serão úteis nesta etapa.
5- Conheça o seu orçamento
Os modelos de violino variam em preço, e definir uma faixa orçamentária ajuda a direcionar a sua escolha. No entanto, lembre-se de considerar não apenas o gasto inicial, mas também eventuais custos com acessórios e manutenção.
Ao seguir essas dicas, escolher um bom violino para iniciantes está longe de ser uma missão impossível, mas se a dúvida é como escolher um instrumento musical para você ou seu filho, clique no link e acesse já o nosso guia completo!