Violino, viola, violoncelo e contrabaixo: o que saber antes de apresentar o seu filho à família das cordas

Violino, viola, violoncelo e contrabaixo estão entre os instrumentos que mais se destacam na família das cordas, e não é à toa.

Isso porque se por um lado eles marcam presença na música popular, a sua junção na orquestra produz um resultado incrivelmente belo, harmonioso, e irresistível aos nossos ouvidos!

Aliás, na hora de introduzir o seu filho ao Universo do violino, viola, violoncelo e contrabaixo, é preciso ter em mente algumas informações que são a base até mesmo na hora de escolher um instrumento.

A seguir, aprofundaremos um pouco nas características da família de cordas que você precisa conhecer. Vamos nessa?!

Violino, viola, violoncelo e contrabaixo são instrumentos de corda

Também chamados de cordofones, o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo possuem em comum a capacidade de produzir sons a partir de corpos elásticos: as cordas.

Essas cordas, por sua vez, podem ser pinçadas ou “beliscadas” com os dedos: é o que acontece no violão, na guitarra, na viola caipira e no cavaquinho (instrumentos de cordas pinçadas).

Já na viola erudita, no violoncelo e no contrabaixo, o som é produzido a partir da fricção com o arco, apesar de ser comum o uso da técnica pizzicato na música popular.

MPB, jazz e soul, por exemplo, são estilos que empregam o “dedilhado” nesses instrumentos de cordas friccionadas.

E por incrível que pareça, o último grupo da família das cordas inclui nada menos que o piano: por dentro do equipamento, uma corda é percutida a cada tecla que pressionamos (instrumento de cordas percutidas).

Considerada o principal grupo de instrumentos da orquestra, a família de cordas faz toda a diferença quando somada aos demais naipes:

• Percussão: na orquestra, é formado por tambores, címbalos, sinos, tímpano, triângulo e xilofone
  • Madeiras: inclui instrumentos de sopro como a flauta, o clarinete, o fagote e o contrafagote
  • Metais: consiste nos demais instrumentos de sopro, incluindo por exemplo a trompa, a tuba, o trompete e o trombone

Já os cordofones foram originados no século XVI e se destacam pela ampla variação de tons graves e agudos, que transformam a orquestra numa sinfonia verdadeiramente ilustre, capaz de inspirar um misto inexplicável de emoções!

Dito isso, vamos passar agora para o que torna cada membro da família de cordofones tão especial aos nossos ouvidos:

• Violino: além dos benefícios de aprender a tocar violino, o instrumento se destaca não só pela versatilidade, mas também pela proximidade com a voz soprano, um dos motivos que o torna muito agradável.

É o que diz o artigo Acoustic evolution of old Italian violins from Amati to Stradivari, que relata a identificação de similaridades com diferentes tipos de sons vocálicos humanos.

RECITAL DE VIOLINO EM GRUPO – 2022/1 (Escola de Música Suzuki)

David Garret – Viva La Vida

• Viola: consagrada tanto como instrumento da orquestra quanto instrumento solista, surgiu por volta de 1500 na Itália e ficou famosa com as composições de J. S. Bach e G. F. Händel.

Com um som mais grave e encorpado que o violino, a viola erudita se assemelha ao tipo de voz contralto e protagoniza uma série de composições onde a emotividade é o maior destaque!

Canon in D (Pachelbel’s Canon) – Viola Cover

Billie Eilish – Ocean Eyes – Viola de Arco (COVER)

• Violoncelo: é tocado sentado, na posição vertical entre os joelhos e possui a maior extensão tanto em dinâmicas quanto em altura sonora, com timbres que ora o aproximam da viola clássica, ora o aproximam do violino.

2CELLOS – Castle On The Hill [OFFICIAL VIDEO]

Interstellar – Theme by Hans Zimer (Cello Cover)

Dito isso, se a princípio a sua função era acompanhar o violoncelo e “preencher” as camadas mais graves, esse instrumento hoje possui amplo protagonismo, ganhando destaque inclusive na modalidade solo.

Flight of the Bumble-Bee for Two Double Basses

Canon in D (Pachelbel’s Canon) – KONTRAS2 | Doublebass

Violino, viola, violoncelo e contrabaixo: esses instrumentos, sem dúvida, são os maiores destaques entre os cordofones e ganham destaque especialmente na orquestra.

Mais que isso: todos esses instrumentos podem ser aprendidos ainda na infância com a metodologia apropriada (saiba mais em Qual a melhor idade para aprender a tocar um instrumento? Entenda por que quanto antes, melhor!)